DEV Community

Leticia 'levxyca'
Leticia 'levxyca'

Posted on

[PT-BR] Github para leigos

O intuito desse texto é ajudar quem, por algum motivo, não tenha tempo ou não queira usar linhas de comando. Também é válido caso você queira contribuir com projetos de código aberto que utilizam o Github mas não faça parte da área de tecnologia.

Primeiramente, uma breve introdução. O que é git? Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo.

O github consegue armazenar códigos-fonte utilizando o controle de versão do git e isso permite que qualquer pessoa contribua com projetos, sejam eles privados ou de código aberto.

Nesse artigo, irei demonstrar como utilizar o github desktop, mas caso você queira se aprofundar e entender mais como usá-lo via linha de comando eu tenho esse repositório que contém meus resumos de git e github, que inclusive, é um dos lugares que estou me baseando para escrever isso.

Para poder acompanhar esse tutorial, você vai precisar baixar o git e instalar ele na sua máquina, caso tenha alguma dificuldade em fazer isso você pode tirar sua dúvida comigo ou pesquisar algum tutorial na internet ensinando a como fazer, o que é bem tranquilo. Depois, você vai acessar o site do github e criar uma conta, após criar sua conta você vai baixar o github desktop e instalar ele também. Por fim, você irá abrir o Github Desktop e logar na sua conta.

Como criar um repositório?

Com o Github Desktop aberto, você irá clicar em File e depois em New repository...

Uma janela irá se abrir, em name você irá colocar o nome do seu repositório, em description você pode adicionar uma pequena descrição sobre o que é esse repositório que esta sendo criado, em local path você pode alterar onde vai ficar salva a pasta local do seu repositório, como esse é um tutorial para quem tem pressa, ignoraremos a parte de criar um README, adicionar um gitignore e adicionar um licença, entretanto, caso queira saber mais sobre o que são essas coisas, você pode acessar aqui. Por fim, é só clicar em Create repository...

Fazendo alterações no seu repositório

Tadaaa 🥳, agora você tem um repositório local criado através do Github desktop. Agora você pode adicionar qualquer coisa no seu repositório. Vamos usar de exemplo um arquivo .txt que criei no bloco de notas do Windows para guardar links que eu acho importantes. Mas, poderiam ser imagens, códigos e etc. A intenção é apenas mostrar que você pode adicionar e remover coisas no seu repositório.

Na imagem acima, vocês podem ver que adicionei um arquivo .txt na pasta que criamos para o nosso repositório. Agora, se você for olhar no Github Desktop, irá perceber que as coisas adicionadas irão aparecer lá, no entanto, ela não ficam salvas automaticamente, para você salvar essas alterações, você precisa dar um commit. Commit é você salvar uma nova versão do seu banco de dados local no seu git. Para isso, basta digitar um nome curto que descreva o que você fez na primeira caixa e em seguida clicar em commit to main.

Seguindo esse ciclo, você consegue fazer alterações no seu repositório, adicionar ou remover coisas e deixar tudo salvo localmente com o git. Ok, mas e se eu quiser salvar isso remotamente, como fazer?

Deixando o seu repositório salvo de forma remota com o Github

Para publicar o seu repositório no github, basta clicar em Publish repository...

Você pode marcar a caixa "Keep this code private" caso queira deixar o seu repositório privado, eu vou deixar desmarcado pois quero que o repositório fique público.

Pronto, agora o seu repositório está salvo remotamente, você pode acessá-lo no site do github e caso tenha deixado ele público, outras pessoas também poderão acessá-lo. Você pode clicar aqui para acessar o repositório criado de exemplo para esse artigo.

Ok, mas eu quero contribuir com um projeto de código aberto que já existe, como faço isso?

Para fazer isso, você vai acessar o link do repositório que você quer contribuir e irá clicar no botão "Fork". O fork pega o repositório completo e faz uma copia para sua conta.

Após terminar o fork, você vai abrir o Github Desktop, clicar em Files e depois em Clone repository...

Ali na primeira caixa você consegue pesquisar pelo nome do repositório que você deu fork, esses repositórios tem o símbolo que está destacado em vermelho. Após achar o repositório que você criou o fork e selecionar ele, você irá clicar em clone para baixar ele na sua máquina.

Criando o meu primeiro PR

Depois de ter feito clone, você precisar criar um nova branch para fazer alterações no projeto. Branch é uma ramificação no projeto que permite que funcionalidades sejam desenvolvidas separadamente sem impactar funcionalidades estáveis no projeto.

Para criar a nova branch, basta clicar em branch e depois em new branch. Irá surgir uma janela onde você irá colocar o nome da nova branch e logo em seguida é só clicar em create branch.

Após isso, você pode fazer as alterações normalmente no repositório. Após finalizar as alterações que você queria, você precisa dar o commit e publicar a branch como já foi ensinado.

Depois de ter feito esses passos, vai aparecer para você a opção de criar um pull request que é uma requisição de mudança que você cria, ou seja, você pede para que essas mudanças sejam integradas a branch master daquele projeto, no caso, alguém irá revisar, autorizar antes de mergiar, assim evitando erros. Merge é você colocar uma branch no branch master, ou seja, implementar pro usuário final.

Para dar o seu PR, basta clicar em Create Pull Request...

Pronto! Você criou o seu primeiro PR, agora basta aguardar o dono do repositório aceitar ele.

Eu espero que esse artigo tenha ajudado você de alguma forma, muito obrigado por ler até o fim. Caso encontre algum erro ou tenha alguma sugestão de melhoria, fique a vontade para me passar o seu feedback.

Discussion (7)

Collapse
oesron profile image
Esron Silva

Isso aqui é muito show!

Collapse
thiagovieiradasilva profile image
Thiagovieiradasilva

Opa vou criar coragem e enfrentar o Github hahaha

Collapse
levxyca profile image
Leticia 'levxyca' Author

Qualquer dificuldade pode me chamar viu!

Collapse
fabriciadiniz profile image
Fabrícia Diniz

Adorei! Eu nunca tinha usado o Github desktop por estar acostumada demais com a linha de comando, mas acho que seria interessante dar uma testada.

Collapse
levxyca profile image
Leticia 'levxyca' Author

Obrigada <3 Eu quis fazer isso justamente porque quando comecei não conseguia usar linha de comando por medo e eu nunca achava nada sobre o github desktop. É muito interessante para quem tá começando ou não é da área de dev mas é de TI e acaba precisando usar. Hoje em dia eu sei usar linha de comando, mas quando tenho alguma coisa que preciso fazer na pressa eu acabo correndo pro github desktop haha

Collapse
paulohgs profile image
Paulo Henrique

Gostei muito do conteúdo, ajudou demais a clarear mais acerca da ferramenta. Estava com um pouco de medo sobre a questão de PR's, mas devo dizer que estou mais encorajado agora :)

Collapse
levxyca profile image
Leticia 'levxyca' Author

Fico muito feliz que o conteúdo tenha te encorajado!