Nos últimos anos estou percebendo uma tendência nas vagas de emprego na área de tecnologia. A maioria promete benefícios como um local de trabalho amigável, salários competitivos, mesas de ping-pong, vale-refeição, plano de saúde, mas nenhuma dessas promessas é detalhada, não falam qual o valor do salário final, qual é o plano de saúde, ou qual é a bandeira do vale-refeição. Essa falta de especificidade e foco geram um desgaste para os dois lados, empresa e pessoa.
Vamos pegar a parte de benefícios de um texto de divulgação comum e vamos dissecar ele:
Remuneração competitiva.
VR + VT.
Assistência Médica e Odontológica.
PLR semestral.
Ambiente (e Dress Code) descontraído.
Uma sala para necessários momentos de descanso, cheia de snacks, frutas e bebidas
Vamos começar pela "Remuneração competitiva". Ocultar o salário final é uma estratégia da empresa que fere seus empregados de diversas formas. Durante a negociação inicial, dificulta a obtenção de um salário alto, pois não há base da qual partir. Para os empregados, que estão há muito tempo na empresa, não tomarem ciência do que está sendo pago para os contratados atualmente, então podem continuar recebendo somente os reajustes obrigatórios por lei. Também facilita esconder a diferença salarial entre pessoas que praticam a mesma atividade dentro da empresa.
Para "VR + VT" e "Assistência Médica & Odontológica", o problema é menor, porém ainda persiste. O entrevistador esconde essas informações do entrevistado, para este não desistir da entrevista antes de chegar lá, pois o plano de saúde pode não dos melhores ou o vale-refeição ser de uma bandeira que é aceita em poucos lugares. As empresas fazem isso, porque o entrevistado tende a aceitar esses benefícios, mesmo sendo piores, uma vez que já está inserido no processo seletivo.
O quarto ponto, "PLR semestral", é o ponto menos específico de todos, porque não fala como a porcentagem de participação no lucros que cada indivíduo recebe é determinada, não comunica qual o mínimo ou o máximo que pode ser compartilhado, se há restrições ou não para a participação. O entrevistado pode chegar na última entrevista e descobrir que a participação só é possível participar dos lucros após anos na empresa, fazendo-o desistir do processo e ambos perderem tempo.
Os últimos dois pontos, dress code relaxado e ambiente para relaxar com lanches rápidos, não representam benefícios muito relevantes para os funcionários. Dentro das empresas de tecnologia, salvo algumas raríssimas exceções, dress code relaxado é a norma. Em relação ao ambiente de descanso com lanches, é um benefício muito pequeno, pois se o empregado passar muito tempo nesse lugar será mal visto, podendo estar nele somente por curtos períodos de tempo, não relaxando de verdade.
Agora vamos olhar em como seria essa lista de benefícios, se ela fosse escrita afim de passar o máximo de informações para o entrevistado:
Salário competitivo a partir de R$ 5000,00
Vale-refeição Sodexo, R$ 22,00 diários
Vale-transporte, duas conduções por dia
Plano de Saúde Unimed Apartamento + RaioX
Plano dentário Interodonto Premium
Participação nos lucros e resultados semestral, a partir de um ano na empresa e de acordo com o desempenho
Veja como a pessoa que pretende fazer o processo seletivo pode fazer uma decisão muito mais informada sobre a vaga de emprego, e só foram deixadas as informações que realmente pesariam na decisão de se candidatar.
Divulgar os benefícios da sua vaga de empregado detalhadamente e focando nos benefícios que realmente importam é mais eficiente para todos os envolvidos. O candidato possui certeza de quais são seus benefícios. Os empregados atuais não terão a sensação de estarem sendo menos favorecidos que os empregados recém contratados. A empresa não terá tantos candidatos desistindo no meio do processo por surpresas desagradáveis.
Top comments (0)