O que e o git e para que ele serve ?
Git é um Sistema de controle de versão distribuído Open Source. Isto são muitas palavras pra definir o Git.
Vamos por partes pra entender bem isto:
Sistema de Controle: Isto basicamente significa que o Git e um rastreador de conteúdo. Ou seja, o Git pode ser usado para armazenar conteúdo, geralmente código já que foi criado para isto, mas pode ser qualquer tipo de conteúdo.
Sistema de Controle de Versão: O código armazenado no Git continua sendo alterado conforme mais código e adicionado. Acontece que vários desenvolvedores podem adicionar código em paralelo. Então o Sistema de Controle de Versão ajuda a lidar com isso mantendo um histórico de todas as alterações que aconteceram. O Git também prove algumas funcionalidades como branches e merges, sobre os quais vamos falar mais a frente.
Sistema de controle de versão distribuído: O Git possui um repositório remoto que é armazenado em um servidor e um repositório local que é armazenado no computador de cada um dos desenvolvedores. Isto significa que o código não esta armazenado apenas em um servidor central, mas uma copia completa do código está também salva nos computadores de todos os programadores.
Iniciando um repositorio git
Primeiramente precisamos abrir o git bash para iniciar um repositorio dentro do diretório origem com o comando -git init, esse comando criara um repositorio local através de um arquivo .git. Por boas praticas todo repositorio devera conter um arquivo Readme.md explicando para que serve o seu repositorio.
Como funciona o ciclo de vida no git
Durante o ciclo de um arquivo em seu repositorio git local, ele transita entre 4 estágios. Untracked, unmodified, modified e staged.
Quando seu arquivo ainda nao e visto pelo repositorio git ele se encontra no estagio untracked, ou seja ainda nao foi rastreado ou marcado para envio. A partir desse estagio ele passa a nao modificado (unmodified), assim que alterado passa a modificado(modified). Para marcamos o arquivo como marcado para envio(Staged) precisamos usar o comando -git add*.
Depois disso seu arquivo estará pronto para ser commitado através do comando -git commit -m “descrição do commit”.
Comandos do git
Git config - global user.name “Jonh Wick” → Configura o username
git config - global user.email “user@email.com” → Configura o email
git init → Inicia o repositorio local
git add * → adiciona os arquivos para staged
git status → mostra o status do arquivo
ls → lista os arquivos da pasta
git clone → clona o repositorio desejado
git pull → baixa as alterações que estão no repositório remoto para o seu repositório local (origin)
git push origin → sobe os arquivos em staged para o repositorio remoto (github)
cd .. → retrocede um diretório
cd → acessa um diretório
mkdir → cria um diretório
echo nome do arquiv*o > *nome do arquivo.extensao → cria um arquivo dentro do diretório
Entendendo as branches
Uma branche é uma copia criada a partir de um ponto especifico do código, utilizada para isolar o desenvolvimento de uma nova funcionalidade, afim de evitar conflitos no desenvolvimento de outras funcionalidades. As branches são um recurso muito utilizado no git e mais explorados em outros fluxos de trabalho mais complexos que são utilizados juntos com o Git.
Top comments (0)