DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Leandro Torres
Leandro Torres

Posted on

Júnior, Pleno e Sênior

Olá Devs! 👩‍💻👨‍💻

Independente de como as instituições trabalham, é importante entender um pouco sobre o assunto, quero compartilhar o meu entendimento com vocês. Entendimento que fui "montando" com o tempo, baseado em observações, na minha própria experiência profissional, processos seletivos e os papos com a galera de RH. Meu objetivo não é falar sobre trilha de carreira, tempo de profissão ou formação acadêmica, o foco não é esse, é só um pequeno norte sobre o tema.

Muitas empresas adotam mais níveis de classificação, vou focar nos comuns. Vamos lá...

JÚNIOR
Recebe instruções e é supervisionado por outros membros do time na realização do trabalho, que é feito de forma bem estruturada através de tarefas com menor complexidade. Normalmente precisa seguir procedimentos estabelecidos e tem pouca ou nenhuma autonomia nas tomadas de decisão. É interessante que tenha algum conhecimento nas tecnologias que deseja atuar, mas tem pouca ou nenhuma experiência profissional.

PLENO
Recebe nível moderado de instruções e supervisão, atua em tarefas com um nível intermediário de complexidade. Normalmente precisa seguir procedimentos estabelecidos e possui autonomia limitada nas tomadas de decisão. É importante que tenha conhecimento e experiência profissional nas tecnologias que deseja atuar ou tecnologias afins.

SÊNIOR
Possui um alto nível de responsabilidade, trabalha de forma mais independente e recebe poucas orientações. Atua em tarefas de todos os níveis, de preferência as de maior complexidade. Possui conhecimento para transformar tarefas maiores em desafios menores. Normalmente apoia os membros que possuem menor experiência. É obrigatório que tenha conhecimento profundo e experiência profissional nas tecnologias que deseja atuar ou tecnologias afins. É esperado que tenha maturidade profissional e seja capaz de tomar decisões.

OBSERVAÇÕES
🎯 É de extrema importância que uma Pessoa Desenvolvedora de Software saiba se "classificar". Assim fica mais fácil de valorizar o seu próprio trabalho.

🎯 Considerar o nível técnico é relevante e importante, mas não deveria ser o único ponto de observação. O comportamental, a maturidade profissional e a experiência, podem ser pontos determinantes, procure o equilíbrio. Lembre-se, todos tem condições de aprender novas tecnologias.

🎯 Pense no próximo passo. Faça a pergunta: "O que eu preciso para virar Pleno (ou SÊNIOR)" ? Às vezes você já tem condições, pense nisso.

🎯 SÊNIOR, não adianta ter muito tempo de estrada e não se atualizar. Faça valer a sua posição e entenda que na nossa profissão, manter-se atualizado não é opção, é uma obrigação.

🎯 Soft Skills, entenda que a parte comportamental é muito importante. Sendo repetitivo, todos tem condições de aprender novas tecnologias, mas a mudança de determinados comportamentos pode ser bem mais difícil.

Espero que esse pequeno post seja útil de alguma forma.

Trilha de carreira? Segue post bem legal da Loggi

👉 Conheça a trilha de carreira em Engenharia na Loggi

Até a próxima!👊

Top comments (0)

All DEV content is created by the community!

Hey, if you're landing here for the first time, you should know that this website is a global community of folks who blog about their experiences to help folks like you out.

Sign up now if you're curious. It's free!