DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Leandro Torres
Leandro Torres

Posted on • Updated on

A base vem forte... Ou pelo menos deveria.

Olá Devs! 👩‍💻👨‍💻

Quando escrevi minha primeira linha de código em 1995, eu não tinha muitas opções disponíveis e tudo se resumia em: Console (Pascal, Clipper ou C/C++) ou Desktop (VB ou Delphi) e a obrigatoriedade de conhecer SQL ANSI.

Esses eram os caminhos apresentados na escola técnica que eu cursava na época, qualquer coisa além disso não fazia muito sentido para um jovem aspirante, pelo menos era o que nós aprendíamos. Saber essas tecnologias era a "garantia" de um futuro promissor.

Lembro também que um dos meus professores falava que o principal era saber lógica de programação e algoritmos, só saber as tecnologias não era um bom caminho. Ele sempre reforçava: "Com uma base forte você consegue programar em qualquer linguagem.".

Percebi que aquilo era uma grande verdade e investia meu tempo transcrevendo os algoritmos de pseudocódigo em código. Normalmente nas linguagens que eu comentei: Pascal, C++ e Clipper. Essa era minha forma de exercitar e colocar em prática.

No mundo atual, com uma infinidade de possibilidades e com o mercado requisitando cada vez mais especialistas, vejo que uma boa parcela dos novos Devs focam muito nas tecnologias e esquecem do resto. Normalmente é assim: Escolho FrontEnd ou BackEnd e depois me especializo em alguma plataforma, framework ou lib. No geral é isso.

Aprender tecnologias é importante, isso é fato, mas tenha em mente que ter uma base forte vai te transformar em um profissional melhor. Se amanhã aquela tecnologia que você utiliza cair em desuso, com uma base forte você vai estar melhor preparado para as novas tecnologias que surgirem.

Eu defendo até hoje o que aprendi lá nos anos 90, só que com o tempo, fui aprimorando meu conceito de base forte que hoje segue assim:
👉 Lógica de programação
👉 Algoritmos e estrutura de dados
👉 Orientação a objetos
👉 SOLID Principles
👉 Clean Code
👉 Design patterns
👉 Linguagens de programação com Filosofias e Paradigmas diferentes

A lista aumentou, mas o objetivo continua sendo o mesmo. Isso vai facilitar o bom entendimento do que existe hoje e deixar você preparado para o futuro. Pode ser até que seja um diferencial em uma disputa de vaga.

"Quando as raízes são profundas, não há razão para temer o vento."
Provérbio chinês

Até a próxima!👊

Top comments (1)

Collapse
 
danielaugusto profile image
daniel-augusto

Opa Leandro,

concordo com tudo isso que você escreveu. E só conseguimos nos tornar profissionais melhores se suarmos bastante para aprender e exercitar os temas que você abordou.

De fato não adianta conhecer apenas a tecnologia por que ela será substituída por outra e corre-se o risco de não acompanhar se não tiver uma base sólida para entender as mudanças e fazer a adapção necessária.

Seu post me fez relembrar que também já usei essas mesmas linguagens: Clipper, Pascal, VB e Delphi.

Bons tempos.

Ótimo post. Ótimas lembranças.

Fun with console.log()

>> Check out this classic DEV post <<