DEV Community

loading...

Porque Javascript vale (muito) a pena.

lalvesoliveira profile image Lucas Oliveira ・2 min read

Este post é para você que está chegando agora no desenvolvimento de software e se pergunta se vale a pena investir seu precioso tempo aprendendo Javascript.

1. É versátil

A versatilidade de uma linguagem é crucial para quem está iniciando porque nessa fase o estudante não está maduro o suficiente para saber se a sua praia será front-end ou back-end, mesmo tendo uma certa idéia de onde quer chegar.

A presença do Javascript é muito marcante tanto no back-end quanto no front-end e todo conhecimento adquirido a respeito da linguagem é totalmente aproveitado em ambos os times.
Isso significa que você pode se jogar nos estudos e se preocupar com o seu foco mais pra frente, mudar de foco no meio da carreira e até ser um profissional tão versátil quanto a linguagem.

Em um outro post posso te explicar o porque ser versátil vai te deixar uma caminhada a frente de seus concorrentes.

I love JS

2. É fácil

O Javascript é realmente fácil e isso se deve a duas características: tipagem fraca e multi-paradigma.

A fraca tipagem alivia e muito o processo de aprendizado. Ao contrário de Java, por exemplo, vários conceitos complexos para quem nunca teve contato com o mundo do desenvolvimento podem sim ser deixados para depois (um depois próximo, por favor!) fazendo com que os resultados apareçam rapidamente.

Se você tem pressa em entrar no mercado de trabalho, Javascript pode ser uma ótima opção para você! Mas não se esqueça do seguinte: Javascript é fácil, e é muito mais fácil fazer coisas ruins com javascript.

3. A comunidade é incrível

A comunidade Javascript é gigante e receptiva. Existem vários e vários tutoriais e cursos (bons e ruins) a respeito da linguagem e qualquer dúvida é rapidamente respondida.

Além disso, existe muita coisa de ótima qualidade e pronta para uso que a comunidade disponibiliza gratuitamente para quem queira usar.

-
Não perca mais tempo e comece a aprender Javascript hoje mesmo!

Discussion (1)

pic
Editor guide
Collapse
1chris_alex profile image
Christian Alexsander

Uma das coisas que eu mais gosto em JS/TS, é de como a linguagem sempre esteve presente ao lado de varias outras linguagens, assim conseguiu herdar varios pontos de outras linguagens existentes. Com isso, a linguagem evolui ao pegando o melhor de cada uma.

Por isso, pelo menos eu considero que o desenvolvedor Js tem uma curva de aprendizagem relativamente menor quando em contato com outras linguagens, ja que é bem facil identificar padrões e semelhanças.