DEV Community

Cover image for Fazendo um curso na EduTools
Ederson Ferreira for Kotlinautas

Posted on

Fazendo um curso na EduTools

Kotlinautas

Esse conteúdo é oferecido e distribuído pela comunidade Kotlinautas, uma comunidade brasileira que busca oferecer conteúdo gratuito sobre a linguagem Kotlin em um espaço plural.

capa Kotlinautas

O quê é EduTools?

EduTools é um recurso de diversas IDE's da Jetbrains onde pessoas que buscam aprender diferentes linguagens podem fazer um curso, ou resolver uma série de exercícios sobre um conceito ou uma linguagem.

A EduTools também serve como plataforma para pessoas educadoras que querem criar exercícios ou cursos sobre uma linguagem ou conceito específico, disponibilizando esse curso tanto de maneira privada quanto pública.

Materiais

Será necessário ter o IntelliJ instalado na máquina.

Instalando plugin da EduTools

Precisaremos instalar o plugin da EduTools para IntelliJ para podermos criar e fazer um curso com EduTools. Primeiro vá ás configurações do IntelliJ em File > Settings:

Localização do menu settings do IntelliJ

Agora vá á seção Plugins, pesquise por EduTools na parte de Marketplace e instale o plugin:

edutools no marketplace do IntelliJ

Começando um curso na EduTools

Para começar um novo curso na EduTools, vá á opção My Courses na tela inicial do IntelliJ, e clique no botão Start New Course

botão start new course intellij

Com isso, irá aparecer uma lista de cursos que podem ser feitos na EduTools. O primeiro é um curso feito pela própria JetBrains chamado Kotlin Koans. Vamos usar esse curso como exemplo neste artigo.

Para começar esse curso, clique no botão Start

botão start no curso kotlin koans

Quando a tela carregar, a interface será mostrada com três partes, uma referente ao seu progresso no curso, com todas as lições e atividades que podem ser feitas, uma com o editor de código, e outra com o texto da lição atual, junto com um botão de Check para testar a resposta atual.

interface kotlin koans na edutools

Fazendo um exercício

Para fazer um exercício na EduTools, você precisa ler a descrição o exercício, e fazer a tarefa que está sendo proposta. No caso, para o primeiro exercício, devemos retornar uma string OK da função start (Veja na seção 3 da captura acima)

Logo, para resolver o exercício, use o editor de texto no meio da tela para mudar o TODO da função, retornando a string OK.

Antes:

fun start(): String = TODO()
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Depois:

fun start(): String = "OK"
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Depois disso, clique no botão Check para rodar os testes unitários e ver se a sua reposta foi correta ou não.

Caso você tenha seguido os passos corretamente, a EduTools informará que todos os testes passaram corretamente:

Testes do primeiro exercício com saída verdadeira

Após isso, você pode clicar em Next para ir á proxima lição, e poder ir concluindo as atividades do Koans. Todas seguiram exatamente o mesmo esquema, um enunciado dando enredo e explicando o quê deve ser feito na atividade, e um editor de texto para você codar a solução, sempre buscando passar dos testes unitários.

Finalização

Nesse artigo, você aprendeu como abrir um curso no EduTools, e como fazer um exercício nessa plataforma.

Obrigado por ler 💙

Discussion (0)