O NVDA é o leitor de tela mais utilizado em desktops atualmente e muitas vezes precisamos utilizar uma ferramenta desse tipo para testar a acessibilidade de nossos sites, então com base na minha experiência utilizando o NVDA no dia a dia de trabalho, trouxe as seguintes dicas:
Dica 1: Ativar visualizador de fala
O visualizador de fala pode nos ajudar a ter um histórico do que foi dito pelo leitor e é muito útil para mostrar para terceiros o que está ocorrendo em seu leitor.
Como ativar: Ferramentas > Visualizador de fala
Aqui está um exemplo de como é o visualizador de fala:
OBS: Durante o uso, pode ser percebido que no visualizador de fala algumas coisas são lidas mais de uma vez, enquanto na própria fala do leitor isso não ocorre, então nesses casos se baseie apenas no que está sendo dito, ao invés do que está escrito.
Dica 2: Desativar o som do leitor de tela
As vezes estamos alterando algum código e o leitor continua a falar enquanto estamos focados em outra coisa, o que pode ser bem irritante. Já pensou se tivéssemos uma forma rápida de fazer essa voz se calar? Então, para fazer isso você só precisa saber qual tecla modificadora o NVDA está utilizando.
Como descobrir qual a tecla modificadora: Preferências > Configurações > Teclado > Verificar quais teclas estão selecionadas em "Selecionar as Teclas Modificadoras para o NVDA"
Pronto, agora que você sabe qual a tecla modificadora ativa, também conhecida como "tecla NVDA"!
Para desativar: Aperte Tecla NVDA + S até que seja dito "Modo de fala: desligado"
OBS: Caso precise ativar novamente, basta repetir o processo anterior, até entrar no modo de fala desejado.
Essa dica em junção com a primeira, possibilita que você teste a acessibilidade de seus sistemas de forma mais amigável.
Dica 3: Ativar realce de objeto
Para identificar melhor o que está em foco no leitor de tela, usuários videntes podem ativar uma opção onde visualmente é indicado esse foco, por meio de uma borda vermelha.
Como ativar: Preferências > Configurações > Visão > Realce visual > Marcar a opção "Realçar objeto de navegação"
Dica 4: Desabilitar rastreamento do mouse
Embora a princípio possa parecer prático passar o mouse por cima de um elemento e o leitor já indicar o que é, na prática pode ser bem estressante utilizar o computador assim, além de dessa forma a navegação por teclado não ser priorizada (o ideal é navegar por tudo utilizando apenas o teclado, para simular o uso real de uma pessoa com baixa visão).
Para desativar: Preferências > Configurações > Geral > Desmarcar a opção "Habilitar rastreamento de mouse"
Dica 5: Desativar o leitor de tela ao fazer login no Windows
Caso as pessoas com acesso a seu computador não precisem do NVDA para navegar pelo sistema operacional no dia a dia, pode ser uma boa desativar essa configuração que vem ativada por padrão e pode até nos confundir no início, até compreender o que está acontecendo.
Para desativar: Preferências > Configurações > Mouse > Desmarcar a opção "Usar o NVDA nas credenciais do Windows"
Dica extra: Explore as configurações e documentação por conta própria!
Assim você será capaz de dominar melhor essa tecnologia e personaliza-la para melhor atender sua dinâmica de trabalho, tornando a experiência mais proveitosa e produtiva.
A documentação do NVDA pode ser encontrada neste link (em inglês).
Top comments (0)