DEV Community

Cover image for Agente do GitHub Actions
Julio Arruda, MVP, GitHub Star
Julio Arruda, MVP, GitHub Star

Posted on

Agente do GitHub Actions

Já faz algum tempo que a Microsoft comprou o GitHub, e ao contrário do que muitos pensavam, muitas melhorias surgiram. Entre elas, a principal acho que é o GitHub Actions.

Oque é

O GitHub Actions é a plataforma do GitHub para automações principalmente de CI/CD.
A Microsoft já possui a um bom tempo uma plataforma de CI/CD, chamada Azure Pipelines, que faz parte da Stack do Azure DevOps. O Actions, basicamente é um fork do Azure Pipelines, e a partir daí conta com suas particularidades. Você pode notar por exemplo, que a estrutura dos Scripts são diferentes.

O Agente

Para a execução de seu pipeline, se faz necessária a utilização de um agente. Por padrão, o GitHub fornece para nós, agentes hosted, que podemos utilizar em nosso processo, e os agentes são disponibilizados nas seguintes plataformas:

  • Windows
  • Linux
  • Mac

O único "problema" de utilizar o agente fornecido, é que se você precisar de algo muito especifico, pode ser que você não consiga utilizá-los, por exemplo, você quer compilar uma aplicação VB6, é muito pouco provável que você tenha essa opção nos agentes do GitHub.
Por isso, você pode precisar de um agente "auto hospedado" ou "self-hosted".

Agente Self-Hosted

Este é um modelo, onde você instala o agente no seu próprio ambiente, permitindo a execução de cenários específicos, ou mesmo a realização de deploys em ambiente On Premisses.
A configuração desses agentes, é bem simples, para isso, ao acessar o seu repositório no GitHub, deve seguir os seguintes passos:

  1. Clicar em Settings
  2. Clicar no menu Actions
  3. Clicar em Add Runner

Alt Text

Após essas opções, será exibida uma tela, onde você recebe informações sobre qual a plataforma que deseja instalar, e como deseja fazer.
Alt Text

Após a instalação, será exibido o agente e o seu status na tela, e já poderá utilizar em seus pipelines.

Alt Text

Quer acompanhar essa instalação no detalhe? Assista meu vídeo sobre o tema logo abaixo

Top comments (0)