Sabe aquela primeira calculadora que criamos quando estamos aprendendo a programar? Esse é um método muito comum, que é utilizado didaticamente para te ensinar como uma linguagem pode funcionar, indo além do clássico Hello Word. É como um pequeno desafio para a criação de um pequeno programinha.
É aí que você tem toda a liberdade para se inventar e colocar a mão na massa, usando toda a bagagem introdutória, explorar e criar a calculadora do seu jeitinho, seja usando só as quatro operações matemáticas ou adicionando frases para interagir com o usuário, aplicando estilos ou deixando ela super eficiente em seus resultados convertendo os valores. E agora que você aprendeu, criou, funcionou, ficou super legal, você vai deixar a calculadora mofando ali na pasta de exercícios? Afinal, você já aprendeu a fazer mesmo né?
Sem medo de se expor
Quando aprendemos a fazer alguma coisa, mesmo que pareça muito simples, foi um processo que envolveu nossa dedicação, força de vontade e mesmo com perrengues, no fim nos traz satisfação. Quando divulgamos o que fazemos, principalmente códigos, estamos mostrando o que sabemos tanto para aqueles que estão nesse processo de aprendizado, como para recrutadores que vão enxergar seu potencial. "Nossa, mas só publicando uma simples calculadora?".
Sim e não. Uma coisa que aprendi com dicas de amigas e amigos devs, é que quanto mais códigos (mesmo com errinhos) a gente publicar, mais a chance da comunidade te ajudar ou até descobrir novas soluções. Você vai estar criando conteúdos de tecnologia,ajudando e aprendendo. Isso não é incrível?
Recentemente eu percebi que só publicava os códigos ou snippets de assuntos/linguagens que eu domino. Então usando o Codepen, publicava soluções frameworks, CSS ou JS.
| snippets: termo para se referir a blocos de código
O Codepen é perfeito pra isso
O Codepen é uma comunidade online e gratuita para publicar snippets e funciona também como editor de código e acredite, para quem é de front-end, esse lugar ajuda muito não só para demonstrar o que você sabe, como se testar e descobrir projetos incríveis. Você cria trechos de códigos (pens) e testa! Mas infelizmente, a plataforma se limita apenas a HTML, CSS e JavaScript (e seus consagrados).
Para usar a plataforma é simples: você cria uma conta (pode ser logando com o Twitter ou o GitHub) e pronto. Você pode pesquisar por "carousel", "buttons" ou "animations", por exemplo, que vários projetos vão abrir.
Escolhendo qualquer um, é possível abrir, ver como funciona, mexer no código (sem problemas com autoria, pois quando mexe no código não muda a original). Você pode também criar um projeto só seu clicando no seu perfil e indo em New Pen. Existem inúmeros recursos no CodePen como a possibilidade de criar posts, projetos, seguir Devs, etc. Tudo é questão de explorar o site para aprender.
Mas e quanto as outras linguagens? Onde eu publico códigos em Java, PHP ou sei lá, em Ruby? Faz uns dois anos que eu tinha a vontade de aprender Python. Daí, entre o fim de 2019 pro começo de 2020, resolvi pegar firme. Quando chegou na parte de criar uma calculadora e eu finalmente consegui criar, quis mostrar o que aprendi. Foi aí que criei coragem e procurei aprender a usar Git.
Aguardem o próximo post onde vou explicar direitinho como começar a usar o Git e o GitHub.
Até a próxima!
Top comments (2)
obrigada por esse post! estou aprendendo e muito orgulhosa dos meus programinhas, mas não pretendo calcular as raízes de bhaskara de novo, então eles ficam quietos lá na pasta... seu post me inspirou, vou me dedicar essa semana a aprender a usar o github pra postar meus programinhas de aprendiz 💜
Que legal! Fico muito feliz que o texto tenha te ajudado! 😍 Vai sair outro sobre como postar no GitHub, mas posso te adiantar que não é muito difícil. Só é um pouco chatinho se você for usar com o Git para versionamento de código, etc. Mas para colocar programinhas por lá, eu to fazendo tudo manual mesmo. Criei um repositório, umas pastinhas, clico e arrasto pro upload. Muito obrigada pelo feedback e vida longa como programadora! 💜 Ah e uma dica é esse texto: medium.com/reprogramabr/github-des...