DEV Community

loading...
Cover image for ReactJS: Formulários

ReactJS: Formulários

jucian0 profile image Jucian0 Updated on ・6 min read

Você precisa de uma biblioteca de formulários para trabalhar com react?

Minha relação com o react quando se trata de formulários era de amor e ódio, e muito disso vinha do fato de que o react não opina muito sobre como as coisas devem ser feitas, outro ponto é que no Angular (eu usava Angular) a forma de criar formulários é incrível, e não encontrei nada parecido para react, formulários reativos é fantástico.

Bem as coisas melhoraram com a API de hooks do react, criar formulários se tornou bem mais simples e me faz pensar se realmente é necessária uma biblioteca de formulários. No decorrer dessa serie vou mostrar duas formas de criar formulários sem precisar de uma biblioteca, e no final decida se é ou não necessário uma biblioteca, porem independente de qual seja sua opinião no final dessa postagem espero que os exemplos mostrados aqui sirva para algo.

Este é o primeiro exemplo de formulários sem bibliotecas nesta postagem vou explorar uma maneira eficiente de criar componentes de formulários avançados sem precisar de bibliotecas. E no final um bônus…

Requisitos básicos

Para pôr em prática os passos dessa postagem é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Conhecimento básico de Javascript.

  • Conhecimento básico de react.

  • NodeJs instalado no ambiente.

Nesta postagem irei usar o yarn , sinta se a vontade para usar npm, e apesar de em produção escrever em typescript vou postar em javascript para abranger mais pessoas.

Primeiros passos

Para iniciar precisamos criar uma aplicação reactjs e para isso rodamos o comando:

npx create-react-app react-form
cd react-form
yarn
yarn start
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Estamos criando uma aplicação, navegando até o diretório dela, instalando as dependências e iniciando a aplicação.

Bibliotecas de formulários podem ser opcionais, bibliotecas de validação de formulários na minha opinião não, e para essa tarefa uso o Yup, e melhorar a aparência vou utilizar o Bootstrap.

yarn add bootstrap
yarn add yup
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O create-react-app cria alguns arquivos que não serão necessários para o proposito deste tutorial, por isso exclui alguns arquivos, veja como ficou os arquivos restantes:

index.css

App.js

index.js

Formulário com input controlado

Formulário com componentes controlados são o exemplo mais comum inclusive em bibliotecas. Nessa abordagem a cada mudança no valor do input uma função é chamada para atualizar o valor que é salvo no estado do componente:

Vou criar uma pasta para cada componente, sendo assim os arquivos devem ter o node index.jsx ou index.js.

Para criar um formulário seguindo essa abordagem vou primeiro criar um componente em Components/FormControlled/Input, este componente vai ser responsável por exibir uma label, um input e em caso de erro um spam, contendo a mensagem de erro. Notem que esse componente também esta validando se o input já foi tocado, isso é útil para exibir eventuais erros.

O anfitrião desse componente esta em Components/FormControlled, bem nesse componente é onde de fato vou criar o formulário, inicio criando o estado inicial do formulário e setamos esse valor inicial em um hook useState, depois criamos uma função para facilitar a mudanças que ocorrem em cada input.

Finalmente no template tenho os inputs e em cada input declaramos um nome, a função **setInput **que é disparada a cada mudança e uma label.

Ps* faltou adicionar as propriedades values dos Inputs no exemplo, cada propriedade recebe seu valor correspondente do objeto form.

Para ter o aplicativo funcionando preciso voltar para o App.jsx e fazer algumas alterações.

Agora o aplicativo de formulários já esta funcionando, rode o comando:

yarn start
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode




Adicionando validações nos campos

Como mencionado no início vou usar o Yup para criar as validações, creio que é a melhor opção para validação, pois esse pacote traz uma grande quantidade de recursos que se fossem escritos na mão levaria um certo tempo, neste cenário estou criando um objeto com a mesma estrutura do objeto gerado no formulário e estou atribuindo a cada propriedade certas regras que devem ser cumpridas pelos valores digitados no formulário, nesse momento também aproveito para cadastrar as mensagens que serão exibidas.

Vou voltar para o Components/FormControlled e adicionar esse recurso ao formulário.

Analisando as mudanças:

1 — Adicionado um novo estado para erros — linha 16.

2 — Adicionada função validate, esta função deve tentar passar os valores do form pelo crivo das validações que foram escritas na etapa anterior, se ela obtiver sucesso eu seto o estado de erros com um objeto vazio, mas se houver um erro de validação o fluxo entra no bloco catch, esse bloco não pega apenas erros oriundos da promise de validação por isso faço uma validação se o erro é uma instância de ValidationError caso seja afirmativo atualizo o estado de errors com os valores recebidos . É importante notar que o processo de validação é assíncrono por isso uso um **async await **nessa função — linha 16 a 31.

3 — hook useEffect recebendo form como dependência e executando a validação a cada mudança em *form *— linha 37.

4 — Estou utilizando a propriedade error no componente de input e passando o objeto; erros.[“nome do input”] como valor — diversas linas no template.

Rode novamente o aplicativo e veja que agora o formulário esta funcionando perfeitamente e com validação.

Bônus

Acredito que a função validade e o hook useEffect poderiam ser abstraídos em um hook personalizado para organizar melhor o código e deixar o componente mais enxuto, então vou fazer essas mudanças.

Criar seus próprios Hooks permite que você extraia a lógica de um componente em funções reutilizáveis.

Mais em https://pt-br.reactjs.org/docs/hooks-custom.html

Criando o hook useValidations

Primeiro crio na raiz do projeto o diretório hooks/useValidations, e dentro dele crio um arquivo index.js, dentro desse arquivo basicamente eu coloco a lógica de validação, isso é a função validade, o useState de erros e o useEffect que invoca a função **validade, **o hook já esta escrito no componente, estou apenas separando ele para um novo arquivo, veja:

E como fica o componente de formulário?

Apenas removo o código que foi transportado para o hook, note que o código do componente ficou bem mais limpo, importar o hook passar os valores do formulário e o schema de validação é tudo que eu preciso fazer, e o hook já devolve os erros:

Pontos Positivos dessa abordagem

  • Simplicidade no código — é um código bem simples e de fácil manutenção.

  • Fácil de aplicar em formulários de vários steps, o elemento **form **em torno dos inputs é opcional, não preciso dele para submeter o formulário.

  • Validação a cada mudança, torna a experiência do usuário bem mais atraente.

Pontos Negativos dessa abordagem

  • Esse não é o melhor exemplo em termo desempenho.

  • O componente é reescrito a cada mudança no seu estado, isso significa que a cada digito no teclado o componente é rescrito(obvio que isso não inviabiliza o uso dessa abordagem, mas pesa negativamente.)

Veja o código completo no meu github :https://github.com/Jucian0/react-form-controlled

E funcionando no Codesandbox

Se você tem mais algum ponto positivo ou negativo dessa abordagem, ou se tem algum ponto de melhoria no código não deixe de escrever nos comentários.

Segunda parte: https://dev.to/jucian0/react-formularios-parte-2-3gid

Uma Alternativa

Se você acredita que ainda precisa de uma biblioteca de formulários não deixem de conferir um projeto que estou desenvolvendo:

Github do projeto https://github.com/Jucian0/react-data-forms

Docs: https://www.react-data-forms.org/

Discussion (0)

pic
Editor guide