Desde crianças só conseguimos estudar quando existe uma sala de aula e a figura de um professor. Entretanto, cada vez mais, é exigido de nós (como profissionais), conhecimentos que, muitas vezes, não são ensinados em salas de aula tradicionais.
Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas, que costumo seguir e que me ajudam bastante a estudar sozinho. As dicas que mostrarei aqui, podem ser aplicadas à estudos nas mais diversas áreas do conhecimento.
🫣 Não tenha vergonha de suas dúvidas
Antes de iniciar os seus estudos, é comum ficar em dúvida por onde começar. Jamais se envergonhe por isto. Pergunte sempre! Pergunte à um amigo, assista um vídeo, comente uma postagem, deixe um tópico em um fórum, mas jamais sinta vergonha.
Conforme você avança nos estudos, as dúvidas se tornam cada vez mais fáceis de serem resolvidas. Logo, com o tempo, você vai saber quais livros ler, quais sub-conteúdos buscar, quais relações fazer. Entretanto, até chegar lá, não se poupe de perguntar pra tudo e todos.
🤓 Entenda como você aprende
Lembre-se sempre: não existe apenas uma forma de estudar. Há pessoas que são mais visuais, outras são mais objetivas, outras precisam escrever mais, e por aí vai. Teste vários métodos e veja em qual deles você obtém os melhores resultados.
Algumas formas de estudo mais comuns:
- mapa mental;
- videoaulas;
- resenha de livros;
- resolver exercícios;
- desenvolver projetos práticos;
- ensinar outras pessoas.
Neste processo, jamais se compare com outras pessoas. Não é porque você aprende mais lentamente ou com o auxílio de alguma técnica específica, que deve se sentir menor que alguém. Todos temos nossos ritmos. Apenas cuide para respeitar o seu.
🧐 Aceitar faz parte
No processo de estudo, é comum que mais e mais dúvidas surjam conforme você vai avançando. Se você parar pra tirar todas as dúvidas no momento em que elas surgem, certamente o seu ritmo de estudos vai ser impactado.
Aceite algumas coisas no início! Elas vão começar a fazer sentido conforme você for criando maturidade.
Você precisa dominar os fundamentos, mas as vezes, compreender o fundamental é mais difícil quando não se entende o porquê disto. Sempre que se deparar com esse tipo de dificuldade, apenas aceite e continue. Depois de algum tempo, você vai voltar à este tópico e ele vai fazer sentido, como nunca.
😵💫 Leia textos técnicos
Force-se a ler textos mais técnicos sobre o assunto que você está estudando. Não se preocupe, aceite verdades conforme for necessário. Mas nunca deixe de fazer leituras técnicas, pois elas sempre lhe darão a profundidade que um curso de 20 horas dificilmente lhe proporcionará.
🤗 Tente ensinar
Pra mim, de longe, isto sempre foi o que mais me ajudou a aprender algo. Há um ditado que diz "quem ensina, aprende duas vezes". Eu provo e aprovo esta fala. A grande maioria dos tópicos que aprendi na minha vida, foram me preparando para ensinar outras pessoas.
Ensine os seus amigos, eles talvez sejam as pessoas mais imediatas para treinar o seu aprendizado. Ajude um colega que teve a mesma dúvida que você. Grave vídeos online. Acredite, isto vai fazer toda a diferença.
😮💨 Você nunca saberá de tudo
Aceite que você não sabe e nunca saberá tudo sobre qualquer assunto. Ser autodidata significa que você está disposto a adquirir novos conhecimentos a todo momento, e mais do que isto, significa estar apaixonado pelo conhecimento, mas jamais significará que você sabe de tudo.
Faça sempre o exercício de entender que o que você sabe é apenas uma pequeno pedaço de todo um universo de conhecimento. Nunca tenha vergonha de dizer que não sabe. Isto tornará mais fácil o processo.
🤔 Uma pergunta pode ter mais de uma resposta
Uma coisa é certa: quase nunca você irá se deparar com uma pergunta que só possui uma resposta, um caminho ou uma justificativa. Aceitar isto faz parte do processo de maturidade como estudante.
Aproveite este fato e tente entender as outras respostas. Isso vai lhe dar um maior domínio do que você está estudando.
Espero que as dicas compartilhadas aqui te ajudem nesta busca por conhecimento, assim como me ajudam. Boa sorte na sua jornada!
Tem mais alguma dica? Compartilha ai nos comentários! 😉
Top comments (0)