DEV Community

Jhony Walker
Jhony Walker

Posted on

Metaverso - 9 empregos que existirão até 2030

Lembra de 2016 ? O Pokémon GO estava passando pelo redor do mundo, e muitos sentiram que estávamos à beira de uma revolução de Realidade Aumentada, mas isso acabou não se materializando. Após anuncio do Facebook (quer dizer Meta), estamos novamente tendo uma conversa muito semelhante, ela investindo como uma louca para criar um Metaverso - um mundo digital totalmente imersivo para todos nós vivermos.

Este tipo de investimento de tantos players tende a criar uma profecia autorrealizável: gostemos ou não, há uma grande chance de acabarmos com um Metaverso funcionando, simplesmente porque as grandes empresas de tecnologia o desejam.

E porque estou no negócio de planejar (não prever) o futuro do trabalho? Olhei para essa possibilidade e me perguntei o seguinte: "que tipo de empregos o Metaverso pode criar?" e logo abaixo estão alguns que vieram na minha mente....

Definições Rápidas

  • Metaverso - é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si a partir de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc. Nele, as pessoas usam o metaverso para escaparem de uma realidade distópica.

  • Virtual Reality (VR) - Ambiente totalmente artificial, uma imersão total em um ambiente virtual.

  • Realidade aumentada (AR) - Objetos virtuais sobrepostos no ambiente do mundo real, o mundo real é aprimorado com objetos digitais.

  • Realidade mista (RM) - Ambiente virtual combinado com o mundo real, interagir com o mundo real e um ambiente virtual.

  • Extended Reality (XR) / Metaverso - Uma mistura de todos os itens acima.

Vamos aos Cargos

1º) Cientista de Pesquisa do Metaverso (Metaverse Research Scientist) - Cientistas de pesquisa de AR e VR já são uma referência nas principais universidades e grandes empresas de tecnologia. Mas à medida que o Metaverso (ou o que você quiser chamar de entrelaçamento perfeito do mundo físico e digital) lentamente se torna uma ideia amplamente aceita, vamos precisar de muito mais capacidade intelectual.

O trabalho do Metaverse Research Scientist não envolve simplesmente o desenvolvimento de alguns modelos digitais básicos do mundo real dentro dos quais as corporações serão capazes de trazer clientes e parceiros. Isso já existe. O que o futuro reserva é maior. Muito maior. Os cientistas da pesquisa do metaverso precisarão construir algo semelhante à teoria de tudo, em que o mundo inteiro seja visível e acionável digitalmente (pense no Ready Player One sem a diversão). Essa arquitetura será a base sobre a qual todos os outros casos de uso serão construídos; jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde conectada, DeFi ... a lista é longa.

Este é um empreendimento extremamente complexo. Os candidatos precisarão ser capazes de construir e, em seguida, escalar protótipos usando tecnologia na confluência de algoritmos de visão computacional para fotografia computacional 3D, renderização neural, reconstrução de cena, imagem computacional, odometria visual inercial, estimativa de estado, fusão de sensores, mapeamento e localização. .. e esses protótipos precisariam ficar maiores com o tempo.

⚠ Como se tornar um Cientista Pesquisador do Metaverso: Obtenha um PhD em aprendizado profundo, visão computacional, computação gráfica ou imagem computacional. Você também precisa saber C ++. Boa sorte com isso.

2º) Planejador de Metaverso (Metaverse Planner) - As ideias são baratas. A execução é cara. Assim que tivermos um metaverso funcionando, a capacidade de planejar e implementar todas as questões de funcionalidades em um mundo totalmente virtual será absolutamente fundamental para a maioria das empresas. Assim como selecionar as coisas certas para fazer com (dentro) deste mundo digital em expansão.

É aqui que entra o Metaverso Planner. Conforme os CEOs definem uma visão e estratégia para a criação e o crescimento das receitas do metaverso de seus negócios, o Planner precisará conduzir um portfólio estratégico de oportunidades, desde a prova de conceito até o piloto e a implantação. Isso significa identificar oportunidades de mercado, construir casos de negócios, influenciar roteiros de engenharia, desenvolver métricas-chave ...

Você sabe ... a diversão.

Pode não parecer atraente, mas como você decidiria se uma montadora deveria se concentrar na criação de testes de direção virtuais ou na implementação de um negócio duplo digital para prever panes? Eu não sei, mas tenho certeza que um planejador poderia descobrir isso.

⚠ Como se tornar um planejador de metaverso: Ter anos de experiência em gerenciamento, conhecimento de modelos de negócios e marketing de HW / SW / SaaS / PaaS e uma ótima mentalidade empreendedora.

3º) Desenvolvedor de ecossistema (Ecosystem Developer) - O Metaverso não surgirá por conta própria, por pura vontade de Zuck. Todo um ecossistema precisará ser construído em torno dele. Sensores, CPUs, GPUs, processos KYC, data-lagos, produção de eletricidade verde, computação de ponta, leis, regulamentos ... o mundo é complexo e digitalizá-lo ainda mais (mais do que já é) não será uma tarefa fácil. Podemos comparar essa dificuldade com a atualmente enfrentada pela indústria automobilística em transição para os veículos elétricos. Os produtos estão lá, mas o maior obstáculo para sua adoção é a falta de estações de recarga generalizadas ao longo de ruas e estradas e a constante evolução das capacidades das baterias. Da mesma forma, poderíamos ter o software e o hardware para ter um Metaverso, e ainda faltar ... todo o resto.

O Desenvolvedor de Ecossistemas ficaria encarregado de coordenar parceiros e governos para garantir que as várias funcionalidades criadas sejam possíveis em grande escala. Eles vão pressionar por investimentos governamentais em infraestrutura e animar grandes comunidades de atores.

Uma coisa importante em que eles precisarão se concentrar é a interoperabilidade, para garantir que um cliente do Metaverso seja capaz de usar seus itens virtuais em diferentes experiências. Afinal, de que adianta ter uma pele legal em um minijogo se você também não pode usar no shopping? Outros esforços de lobby serão direcionados às instituições financeiras, que precisarão apoiar tecnologias de razão distribuída e contratos inteligentes para bens e serviços a serem trocados na plataforma.

⚠ Como se tornar um Desenvolvedor de Ecossistemas: Ter anos de experiência em lobby e governo além de um grande entendimento da florescente indústria de XR.

4º) Gerente de Segurança do Metaverso (Metaverse Safety Manager) - Você sabe que a internet é um lugar perigoso (não em seus 100%) e qualquer um que afirme que o Metaverso será melhor está se enganando. Claro, existem muitas oportunidades para que seja um lugar seguro e inclusivo, mas isso não acontecerá por si só.

Privacidade. Verificação de identidade interna. Proteção para a cabeça. Sensores adequados ... Precisamos de pessoas que possam fornecer orientação e supervisão para tudo isso durante os estágios de projeto, validação e produção em massa, garantindo que nosso mundo digital seja seguro e atenda ou exceda os requisitos regulamentares de segurança aplicáveis. Tudo isso sem sacrificar a funcionalidade ou o design de ponta - ou reduzir as receitas - obviamente. Essa pessoa será o Gerente de Segurança do Metaverso.

Não será um trabalho fácil. Eles precisarão prever com precisão como as funcionalidades do Metaverso serão usadas e podem ser mal utilizadas, e identificar componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação associadas a essas previsões. A complexidade absoluta e o número de peças móveis em um novo mundo digital são suficientes para fazer minha cabeça girar só de pensar nisso.

⚠ Como se tornar um Gerente de Segurança do Metaverso: Ter um diploma de Engenharia e experiência em eletrônicos de consumo / manufatura.

5º) Construtor de Hardware Metaverso (Metaverse Hardware Builder) - O Metaverso não será (apenas) construído em código. Será (também) construído em sensores, câmeras e fones de ouvido. Sensores que fazem você se sentir tocado se alguém apertar seu ... braço. Câmeras que verificam se você está de péssimo humor para que a IA não o incomode muito. Fones de ouvido que sentem o sol ao seu redor e projetam um dia de verão no mundo digital para maior realismo. E isso não é nem mesmo entrar nas coisas chatas, como unidades de medição inercial, câmeras de luz visual, câmeras de profundidade para ajudar com rastreamento, mapeamento e localização ...

Todo esse hardware, necessário para criar um mundo totalmente digital que se entrelaça com o mundo físico, é caro. E complexo. E um Construtor de Hardware do Metaverso precisará montá-lo e adaptá-lo conforme o Metaverso se torna mais complexo.

Atualmente, os melhores sensores são criados para operações industriais e indústria automotiva. Essas são indústrias com grandes quantidades de capital. Então, como um desafio adicional, quem quer que construa o hardware do Metaverso precisará ter certeza de que eles podem ser construídos de forma barata e segura para que o metaverso não se torne o único para pessoas com maior poder aquisitivo (ricos).

⚠ Como se tornar um Construtor de Hardware Metaverso: tenha uma fábrica capaz de criar eletrônicos complexos.

6º) Contador de Histórias do Metaverso (Metaverse Storyteller) - À medida que a economia da experiência e o conceito de gamificação continuam a ganhar força, é lógico que pedimos à nossa experiência de realidade estendida que tenha grandes histórias com as quais se possa aprender grandes lições. Queremos rir. Queremos chorar. Queremos aprender. Queremos ver coisas um pouco excêntricas no mundo digital. É aqui que entra o contador de histórias do Metaverso.

Essa pessoa será responsável por projetar missões imersivas para os usuários explorarem o Metaverso, cenários de treinamento para militares, oportunidades de marketing difíceis de localizar na forma de narrativas para empresas, sessões de psicologia (por que matar demônios internos quando você pode fingir matá-los no mundo digital?)… a lista continua.

Eles não serão bem pagos, a menos que você conte a exposição como pagamento, o que não é verdade. Mas pelo menos eles estarão vendendo arcos narrativos que milhões de pessoas seguirão para escapar da vida cotidiana.

⚠ Como se tornar um Contador de Histórias do Metaverso: Gradue-se em Literatura com um ênfase em Marketing, comece sua carreira em uma empresa de jogos e mude para Tecnologia.

7º) Construtor de Mundos (World Builder) - Uma vez que construímos nossa arquitetura, nosso hardware e nossos enredos, ainda precisamos criar mundos inteiros. E não me refiro a codificá-los, quero dizer imaginando-os.

Essa função exigirá muitas das mesmas habilidades exigidas dos designers de videogame, embora com um conjunto de regras potencialmente e totalmente diferente. Os Construtores de mundos precisarão ter visão de futuro e estar voltados para o futuro, pois muito do que eles sonharão ainda não existirá na forma de uma tecnologia ou solução de produto.

Eles também precisam considerar as regras e a ética. Quando o mundo digital parece real, é correto matar alguém nele? Cometer crimes de guerra?

⚠ Como se tornar um Construtor de Mundos: seja meio poeta-guerreiro, meio designer gráfico. Ser bom no Minecraft também não faria mal.

8º) Especialista em bloqueio de anúncios (Ad-Blocking Expert) - Você sabe como o Facebook ... quer dizer Meta, ganha dinheiro? Simples eles vendem anúncios. E deixe-me dizer a você, o Metaverso provavelmente será executado de uma maneira muito, muito semelhante, chame isso de DNA (eu acho). Você acha que os anúncios do Instagram são bem direcionados e irritantes? Espere até ver o que eles podem fazer com um conjunto de dados inteiro e, LITERALMENTE, SEGUIR VOCÊ PELO MUNDO.

Imagine que você está andando em um espaço digital e está com fome no mundo real. Sem saber, você fica olhando um pouco mais de tempo para os cafés e restaurantes digitais ao longo do caminho. E o que você sabe, um minuto depois, você começa a receber anúncios de alimentos. Parece divertido no início, mas intrusivo no longo prazo. Então, assim que nos cansarmos da novidade, vamos querer bloqueadores de anúncios que terão que ser avançados o suficiente para localizar anúncios embutidos na própria realidade. É aqui que entram os especialistas em bloqueio de anúncios.

Muito parecido com o modelo AdBlock Plus, acho que eles desenvolverão plug-ins que podem impedir o aparecimento de anúncios. Eles não receberão muito dinheiro, mas por meio de doações e acesso a uma grande quantidade de dados, eles podem simplesmente conseguir ganhar a vida.

⚠ Como se tornar um especialista em bloqueio de anúncios: tenha algum conhecimento básico de codificação ... e acesso ao código-fonte do Metaverso.

9º) Segurança Cibernética do Metaverso (Metaverse Cyber-Security) - O metaverso é o alvo perfeito para ataques cibernéticos e fraudes: avatares hackeados, roubo de NFT, vazamentos de dados biométricos / fisiológicos (padrões de ondas cerebrais), Fones de ouvido hackeados ... as possibilidades de coisas darem errado são quase incontáveis.

É por isso que precisamos dos especialistas em segurança cibernética do Metaverso. Pessoas que irão bloquear ataques em tempo real e garantir que as leis e protocolos sejam reconsiderados e corrigidos, e talvez até inventados, para incluir todos os riscos do Metaverso.

⚠ Como se tornar um especialista em Segurança Cibernética do Metaverso: Ter experiência em segurança cibernética regular e / ou um diploma de direito com inclinações técnicas.

Segurança, conforto, um arco narrativo envolvente, penteados personalizáveis, controles dos pais, quebra-cabeças, complementos, widgets, notificações, otimizações, coerência ideológica, portais de prazer e punição e sensores de ruído (beta) ... TEREMOS TUDO NO METAVORSO!

Mas não vai acontecer de uma vez. O Metaverso exigirá inúmeras novas tecnologias, protocolos, empresas, inovações e descobertas para funcionar. E, por definição, vai exigir que inúmeras pessoas trabalhem em inúmeros empregos para chegar perto de suas grandes ambições. Não escrevi esses artigo para criar teorias de conspiração nem fazer lavagem cerebral , foi apenas para expor meu pensamento sobre os cargos que podem surgir nesse futuro que está chegando... Fato é o Metaverso vai ser a grande aposta das empresas daqui pra frente!

Fontes onde pesquisei esse conteúdo:

Discussion (0)