DEV Community

itsfantoni
itsfantoni

Posted on

Testes de Software

“Teste de Software é o processo de avaliar e verificar se um produto software ou aplicação faz/está fazendo o que deve fazer. Os benefícios incluem prevenir bugs, reduzir custos de desenvolvimento e melhorar a performance.” - IBM

Testes podem evitar problemas arquitetônicos, vulnerabilidades de segurança, entre outros.

Tipos de Teste

Testes de Caixa Branca: Testam a parte de “dentro”, visto que possui acesso ao código fonte. Estes testes checam a estrutura do software e seu funcionamento interno.

Testes de Caixa Preta: Ao contrário do item anterior, os testes de caixa preta testam a parte de “fora”. Estes testes não possuem acesso ao código fonte, então o foco fica nas funcionalidades do software: se ele faz o que se pede, focando nos testes de entrada e saída.

Testes

Testes Funcionais: Teste do tipo caixa preta. Focam nas saídas/outputs do software. Verifica se o software realiza e entrega o que foi pedido, ou seja, suas funcionalidades.

Testes de Unidade: Testam partes únicas do software, como funções de classes. Muito importante para a qualidade do software. Têm um custo mais baixo de automatização.

Testes de Integração: Pode ser de caixa branca ou de caixa preta. Testam as unidades citadas anteriormente juntas. Têm um custo maior de automatização, por ser mais complexo e mais demorado.

Teste de Regressão: Pode ser de caixa branca ou de caixa preta. Consiste em testar novamente tudo que já foi testado, evitando que bugs e má-funcionalidades no geral, que já apareceram em versões anteriores voltem a aparecer em novas versões ou até mesmo que novos problemas surjam.

Teste de Carga e teste de Stress: Valida a performance do sistema em relação a uma condição extrema.

Teste de Usabilidade: Geralmente aplicado entrevistando usuários para verificar as dificuldades dos usuários e possíveis má-funcionalidades.


Fontes:

Tipos de testes - Canal QAlizando

Software Testing - IBM

Types of Software Testing - Atlassian

Testes - Monitoratec

Top comments (0)