Olá, mundo!
Dizem que para começar uma nova linguagem de programação você sempre precisa imprimir o "olá, mundo!" para ser bom nessa linguagem. Então, esse é o meu olá mundo de posts aqui na plataforma e na comunidade de iOS como um todo.
O foco dos meus posts vai ser em português para difundir ainda mais o assunto aqui no Brasil.
Essa semana eu fiz uma apresentação onde trabalho sobre as diferentes formas que temos para criar layouts em iOS. Podemos fazer através de:
- Storyboards
- XIBs
- ViewCode
- SwiftUI
Vale notar que Storyboards, XIBs e ViewCode utilizam AutoLayout para construir as telas (fazem uso de constraints para tal) e SwiftUI é uma outra forma diferente construir telas.
Storyboards
Aqui tem um exemplo de como é a Storyboard no Xcode
XIBs
Aqui tem um exemplo de como é a XIB no Xcode, note que é bem semelhante ao Storyboard
ViewCode
As Storyboards e XIBs são, na verdade, arquivos XML gigantes com várias definições e atributos, mas que quando abertos no Xcode são "convertidos" para uma interface amigável.
Diferente desses dois tipos de criação de tela, o outro que temos é o ViewCode, ele recebe esse nome pois não precisamos utilizar nenhuma referência visual da tela. Os desenvolvedores devem escrever todo o código da tela em Swift, tal qual como o exemplo abaixo.
SwiftUI
Para o SwiftUI acrescentei um ponto negativo temporário que que se dá por conta da tecnologia ser nova e ainda existir diversos iPhones antigos sem suporte ao iOS 13 ou um mais recente. Como a tendência desse cenário é cada vez menor, eu considero esse um ponto negativo temporário.
SwiftUI possui uma sintaxe bem mais simples na hora da criação das telas além de contar com um recurso de Preview que renderiza a tela em "tempo real".
Por hoje é isso pessoal, mas aproveito e deixo aqui um link para um guia bem introdutório ao mundo iOS com alguns recursos que acho interessante para quem está começando.
Top comments (0)