DEV Community

Cover image for Do 0 ao Junior em Backend
Igor Giamoniano
Igor Giamoniano

Posted on

Do 0 ao Junior em Backend

Criei esse pequeno guia pensando em ajudar quem esta começando e não sabe como dar os primeiros passos no desenvolvimento backend, lembrando que estes são os conceitos iniciais para conseguir entrar como dev junior no mercado os estudos nunca acabam...

Lets go

Start 🏁

Não tem como fugir de HTML, CSS e JavaScript no início, mesmo sendo dev backend você precisara saber o básico de frontend por vários motivos, então aproveite esse início para estudar e fazer algumas páginas estáticas, o bom e que com isso, além de aprender você já estará montando um portfólio visual que vai ajudar muito nas suas primeiras entrevistas.

Escolha uma linguagem 👅

Finalmente chegou a hora de escolher uma linguagem e cabe aqui dizer que não existe uma linguagem melhor que a outra, porém é importante você pesquisar e ver qual faz mais sentido pra você.

Minha recomendação pessoal e começar por JS ou Python, primeiro porque são fáceis de aprender, possuem uma comunidade ativa e atualização constante além de muitas vagas de emprego que vão facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

Com o tempo se necessário você pode passar para linguagens com curva de aprendizado um pouco maior como Java e C# e cabe aqui uma dica: Não fique aprendendo um monte de linguagens desnecessariamente!

Escolha uma e siga com ela, te garanto que nenhuma sera tão simples que você não vá precisar dedicar horas e horas de estudo para se especializar.

Controle de versionamento 🎮

Independente da linguagem que você escolher você vai fazer vários exercícios e pequenos projetos para fixar seu conhecimento, que tal pegar os melhores e guardar no Github?

Com isso você vai aprender o Git flow, algo que você vai utilizar a sua vida inteira como dev.

Crie e clone repositórios, crie branch's a partir da Main, crie novas branch's, commite suas alterações com commit semântico, faça merges, visando sempre aprender o fluxo básico de trabalho com Git.

Com isso você gradualmente estará montando um portfólio forte para suas primeiras entrevistas.

Vale aqui um bônus, se você tiver tempo e curiosidade que tal aprender o básico de Docker e levantar alguns containers?
Será um conhecimento que trará um grande diferencial pro seu currículo no futuro.

Aproveite para pesquisar sobre CI/CD, Github Actions e Deploy.

Escolha seu framework 🖼️

Ufa, cansou? Respira toma um café que sua jornada ainda está no início!

Após aprender muito bem o básico da linguagem que você escolheu é hora de escolher um framework, no caso de JS você provavelmente se aproveitará do poder do Node.js para rodar o Express.js um framework web muito popular.

Aqui já fica a dica para seguir o @erickwendel_ um baita especialista Node.js focado no avançado.

No caso do Python o mais popular e o Django ou sua solução mais simples, o Flask.
Na comunidade Real Python, você vai encontrar várias dicas e tutoriais de como começar com esses framework's ou você pode dar uma olhada no meu passo-a- passo aqui!

Banco de dados 🎲

Chegou a hora de passar de nível e começar a persistir seus dados, aprenda banco de dados!

E importante ter um bom conhecimento de MySQL e como funciona um banco relacional, aqui já recomendo o Hacker Rank onde você aprende realizando desafios e ainda ganha medalhas ao longo da sua evolução que você pode ir compartilhando no LinkedIn.

Além disso e importante saber lidar com um banco não relacional, sem dúvida o mais popular é o MongoDB e você pode aprender de forma extremamente didática na Mongo University que é de graça e com certificado reconhecido internacionalmente além de te preparar para certificações mais complexas caso você tenha interesse no futuro.

Caso você pense em algo mais prático e mais rápido, o Freecodecamp tem uma certificação em backend focada em Node.js, Express e MongoDB onde você ainda sai com 3 projetos para usar no seu portfólio.

Já acabou Jéssica? Take a Rest...

Não isso não e um convite pro descanso, mas sim para mais estudos!

tired

Mas calma, dessa vez estamos acabando mesmo! 😊

É de suma importância que você saiba o conceito de Rest e API Rest, é basicamente o que vai fazer de você um dev backend, apesar de estar no final do nosso guia não significa que deve ser a última coisa a aprender, você será exposto a estes conceitos ao longo da sua jornada, aqui é o momento de se especializar e aprender de fato esses conceitos.

Para isso basta dar uma pesquisada no Google e ler vários artigos, tomando muito café! ☕

coffe

Projetos finais. 🔚

Hora de pôr em prática seu aprendizado!
Provavelmente você fez alguns projetos enquanto aprendia sua framework preferida, independente a isso minhas sugestões são de fazer projetos alinhados com o que o mercado espera de um dev junior, se você já fez beleza, da uma descansada, se não, bora lá!

code

Blog API

Hora de criar uma APi, se for fazer uma API de blog faça:

  • Uma rota para o usuário criar um post e guardar em uma tabela no banco de dados.

  • Uma rota para acessar todos os posts de um usuário pelo seu ID

  • Uma rota para acessar todos os posts do blog.

  • Uma rota para atualizar e outra para deletar os posts.

E-commerce API

Se for fazer uma API de e-commerce crie:

  • Uma rota para cadastrar um produto e guarde os dados no banco (por ex. Id, nome, descrição, preço, categoria) e todas as outras rotas do nosso CRUD.

O legal desse projeto e que você pode criar regras de negócio bem complexas.

Autenticação JWT

Para finalizar aplique autenticação JWT nas suas APIs que tal um middleware onde somente um usuário logado pode ter acesso aos seus posts?

Que tal criar uma role de admin para criar e deletar produtos e uma role de usuários para comprar?

the end

The End(?)

Está na hora do seu merecido descanso!
Tudo que você leu aqui vai levar minimamente de 3 a 6 meses para você passar, isso se você tiver um fluxo constante de estudos, porém é o suficiente para você entrar em uma empresa como dev backend júnior 🎉.

Mas se você gostou desse negócio de estudar aproveite para se aprimorar em conceitos básicos que deixamos às vezes de lado, como conceitos de Sistema Operacional.

Aproveite para se aprimorar nos comandos do terminal, gerenciamento de memória, paralelismo x concorrência, I/O, etc.
Para isso um curso básico de Linux já basta, recomendo fortemente o canal Diolinux.

Conclusão

Ei, parece difícil, mas você precisa ter muita calma e disciplina nos estudos, divirta-se na jornada, celebre suas pequenas conquistas, intercale seus estudos com seus hobbys, não tem um? É um bom momento para começar!

Eu, por exemplo, escrevo, me divirto e ainda ajudo você que está lendo, mas também coleciono tampinhas, brinco com minhas filhas, etc.

No final das contas equilíbrio é a chave! ❤️

Top comments (3)

Collapse
 
eduardo_teixeira profile image
Eduardo Teixeira

Muito bom! Eu recentemente comecei aprendendo Java, sinceramente é um "amonteiro" de informações, a forma como iniciei é bem parecida com o que você destacou, com o tempo espero de fato que fique bom.

Collapse
 
igorgbr profile image
Igor Giamoniano

Obrigado pelo comentário!
Com certeza Eduardo a jornada é longa, mas sem dúvida a gente se diverte no caminho!

Collapse
 
lucifbs profile image
Lucia Fernanda

Nossa...front de boa... comecei back com Java tô na fase spring framework... Boot.. mave e turma... É muito estudo . muito conteúdo...mas é muito legal