Um Pouco Sobre Mim
Me chamo Hudson, sou um frontend developer e tenho uma grande curiosidade por soluções Linux e DevOps. Estou aqui para compartilhar uma saga de artigos baseada no livro "A Arte de Fazer Acontecer" de David Allen, onde vou relatar minha jornada ao tentar aplicar os princípios do livro no mundo da programação. Este conteúdo servirá como um aprendizado conjunto. Vamos nessa?
O livro de David Allen começa com uma analogia fascinante inspirada nas artes marciais: "Mente calma como a água". Devemos ser como a água, tranquilos e límpidos, reagindo apenas o necessário às perturbações, sempre em direção à calmaria. Essa analogia aborda a tendência constante que temos de manter pendências em nossas mentes.
De acordo com o livro, estudos comprovam que manter pendências, mesmo que inconscientemente, nos torna menos produtivos, pois consumimos parte dos recursos de nosso cérebro. O autor faz uma interessante comparação com o funcionamento de um computador e a memória RAM, que possui capacidade limitada de armazenamento e é volátil.
Você já se sentiu perdido e fez uma lista para tentar organizar seus pensamentos? Ou elaborou uma lista de compras? É exatamente sobre isso que o autor fala. Para David, não devemos esperar o caos se instaurar para criar uma lista. Todo pensamento solto que dependa de alguma ação deve ser anotado, classificado e armazenado em um local seguro e de fácil visualização.
Mas como fazer isso na prática?
Comece definindo um nome para a atividade, o que a consideraria concluída e os passos necessários para finalizá-la. Caso seja algo dependente de outra pessoa ou tenha uma data específica, defina alarmes que o lembrem da atividade apenas quando for relevante. Neste momento, não é necessário pensar em como executar ou concluir a tarefa; o foco está em capturar os pensamentos soltos em sua mente, deixando-os em um local seguro para liberar sua mente e se concentrar no problema à sua frente.
Estou utilizando um modelo fornecido pelo Trello, que segue uma dinâmica interessante e familiar aos métodos ágeis, caso você já tenha tido contato. Ainda não explorei todas as funcionalidades, mas planejo implementá-las conforme avanço na leitura do livro. Posso garantir que ao utilizar o "inbox", você já deixa sua mente mais clara para um trabalho mais eficiente.
Espero que essa jornada de aprendizado conjunto seja proveitosa para todos nós.
Top comments (0)