DEV Community

Cover image for Explore agora 10 APIs gratuitas para dar vida às suas ideias geek
Hebert Montarroyos
Hebert Montarroyos

Posted on

Explore agora 10 APIs gratuitas para dar vida às suas ideias geek

Dê um Upgrade nos Seus Projetos Geek com Essas 10 APIs Gratuitas!

O mundo Geek é uma verdadeira galáxia repleta de paixões e interesses, compartilhados por milhões de entusiastas em todo o mundo. Dos amantes de jogos e animes aos aficionados por RPGs e board games, essa comunidade fervorosa busca constantemente novas formas de aprofundar suas experiências nesses universos fantásticos. É justamente para satisfazer essa sede de conhecimento e criatividade que neste artigo eu trago uma seleção especial de 10 APIs gratuitas, capazes de proporcionar aos desenvolvedores e fãs da cultura Geek uma imersão ainda mais profunda em seus temas favoritos.

Eu mesmo já fiz uso, de quase todas as APIs listadas aqui em meu projeto, e as que ainda não fiz eu já testei aqui no meu cliente, fazendo uma chamada, só para ver seu retorno e futuramente pretendo implementar em um projeto real.

Lembrando a todos que essa lista, até o atual momento da publicação desse artigo, está funcionando, porém, não me responsabilizo caso algum dos links para alguma das APIs listadas pare de funcionar, pois cada uma é mantida por uma equipe independente, dito isto vamos a nossa lista.

1. Marvel API

Web Site API Marvel

Vamos abrir a lista com essa maravilhosa API da Marvel, o qual já utilizei em alguns de meus projetos, a utilização da Marvel API é gratuita, porém, é necessário obter uma chave de acesso (API key) para poder fazer as requisições e ter acesso aos dados. Ao oferecer esses recursos valiosos, a Marvel API se torna uma ferramenta essencial para desenvolvedores criarem aplicativos, sites ou projetos relacionados ao vasto universo da Marvel, proporcionando uma experiência imersiva e enriquecedora para os fãs de todas as idades.

Essa API de todas as listadas é a única que é oficial dos próprios criadores sendo mantida pela própria Disney, ela foi desenvolvida para fornecer aos desenvolvedores e fãs acesso a uma vasta gama de recursos relacionados ao universo da Marvel. Através dela, é possível obter informações detalhadas sobre personagens, quadrinhos, séries, imagens e capas, eventos e criadores associados à Marvel, é o principal disso é que ela e atualizada constantemente com as últimas hqs ou series lançadas do universo Marvel, vale muito a pena testar.

2. Kitsu API

Web Site API Kitsu

Essa outra API não menos importante, é a Kitsu API, criada para fornecer acesso a uma ampla gama de informações relacionadas a animes e mangás. Ela é oferecida pela plataforma Kitsu, que é uma comunidade online dedicada aos fãs de animações japonesas e quadrinhos.

Essa API oferece uma série de recursos valiosos que permitem aos desenvolvedores e fãs obterem detalhes sobre animes, mangás, personagens, entre outros. Utilizando o formato JSON:API, a Kitsu API segue um padrão bem estruturado que facilita a integração com outros aplicativos e sistemas.

A utilização da Kitsu API é gratuita, porém também requer uma chave de acesso (API key) para efetuar as requisições e acessar os dados. Com a Kitsu API, desenvolvedores podem criar aplicativos, websites e ferramentas que ampliam a experiência dos fãs de animes e mangás, proporcionando uma plataforma dinâmica e interativa para explorar, compartilhar e descobrir novos conteúdos relacionados a todo esse universo dos animes.

3. Poké API

Web Site API Poké

Essa API é outra que já utilizei bastante também, a PokeAPI, foi desenvolvida para fornecer informações abrangentes sobre o mundo dos Pokémons.

Essa API oferece acesso a dados detalhados sobre os Pokémon, suas habilidades, tipos, movimentos, imagens de cada pokémon, jogos e muito mais.

Utilizando a PokeAPI, desenvolvedores e fãs podem explorar os diversos aspectos desse universo e criar aplicativos, como a maravilhosa pokédex marca icônica do anime, manga e jogos que lista cada pokémon existente nesse mundo.

Atualmente está na sua versão V2, a qual em sua versão beta até o momento já, tem suporte para GraphQL, e conta com atualizações constantes sempre que lança uma nova geração de pokémons. Segundo os próprios desenvolvedores dessa API em seu github oficial eles relataram que recebem mais de 330 milhões de solicitações por mês, bastante coisa hein, por isso vou deixar o link aqui caso vocês queiram, para ajudar como colaborador o projeto fazendo uma pequena doação.

4. The Rick and Morty API

Web Site API Rick and Morty

Outra API de fácil uso, com um retorno muito legal para os fãs, a Rick and Morty API foi desenvolvida para proporcionar uma imersão no incrível universo da famosa série de animação “Rick and Morty”. Essa API oferece acesso a uma variedade de informações detalhadas sobre os episódios, personagens, locais, status, imagens e muito mais, presentes nesse universo.

Utilizando essa API , desenvolvedores e fãs têm a oportunidade de explorar a riqueza desse universo animado e criar aplicativos, sites e projetos que enriquecem a experiência dos espectadores e aficionados de “Rick and Morty”.

Atualmente ela já conta com suporte a GraphQL, além de ser bem performática, toda paginada, costuma trazer até 20 itens por página. Até o momento essa API tem cadastrado 826 personagens em sua base, um número bem grande, contando desde personagens e lugares bem conhecidos até, personagens que apareceram somente uma vez na série.

Para quem utiliza o Insomnia ou o Postman como seus clientes vou deixar as coleções respectivas para eles, dessas chamadas, para começar a usar a API com esta coleção Postman criada por loopDelicious . E caso opte pelo Insomnia, você pode usar esta coleção Insomnia criada por filfreire, respectivos créditos aos autores.

5. Chuck Norris.io

Web Site API Chuck Norris.io

Outra API bem famosa no mundo Dev é essa, a Chuck Norris.IO criada para proporcionar acesso a uma das figuras mais icônicas e lendárias da cultura pop: o lendário Chuck Norris. Essa API é dedicada a fornecer fatos e piadas humorísticas sobre Chuck Norris, explorando as lendas e mitos que cercam esse famoso artista marcial e ator.

Ao utilizar a Chuck Norris.IO API, desenvolvedores e fãs podem desfrutar de uma série de curiosidades engraçadas sobre Chuck Norris, que se tornou uma sensação na internet devido aos chamados “Chuck Norris Facts”. Essas piadas, frequentemente exageradas e absurdas, retratam Chuck Norris como uma figura invencível e superpoderosa.

A utilização dessa API é gratuita e não requer autenticação ou chave de acesso, tornando-a acessível para todos os desenvolvedores e fãs de Chuck Norris.

Com essa API é possível fazer aquele app para zoar a galera legal, como, por exemplo, uma das chamadas dessa API traz algum fato aleatório sobre Chuck Norris como esse: “Chuck Norris não tem latência de disco porque o disco rígido sabe se apressar.”, lembrando que todos os “Chuck Norris Facts” estão em inglês, vale a pena conferir, certamente irá proporcionar momentos de diversão e descontração para todos que a utilizarem.

6. Deck of Cards An API

Web Site API Deck of Card

Essa API é maravilhosa para quem quer aprender conceitos bem importantes sobre programação como conceitos de filas, pilhas, etc. Através dela você pode criar qualquer variação de jogos de cartas de baralho, como buraco, poker, paciência entre outros.

A Deck of Cards API fornecer acesso a um baralho de cartas virtual e todas as suas funcionalidades. Essa API permite que desenvolvedores criem aplicativos, jogos e projetos interativos que envolvam a manipulação e exibição de cartas de baralho.

Com ela, é possível simular um baralho completo de cartas, embaralhar, distribuir e realizar diversas operações relacionadas ao mundo dos jogos de cartas de forma programática.

A utilização da Deck of Cards API é gratuita e não requer autenticação ou chave de acesso.

Através dela é possível criar uma ampla variedade de jogos de cartas, soluções para cassinos online, ferramentas de treinamento de poker e muito mais, tudo de forma programática e interativa. A Deck of Cards API permite trazer a diversão dos jogos de cartas para a era digital, proporcionando aos desenvolvedores uma ferramenta poderosa e versátil para criar experiências únicas e envolventes para os jogadores, eu que cresci com meu tio jogando o famoso paciência spider que vinha no windows, depois vou fazer uma aplicação para ele,espero que ele curta ;) .

7. SWAPI — The Star Wars API

Web Site API Star Wars

Essa API é bem famosa no mundo Dev, ainda, mas na comunidade fã de Star War, a Star Wars API (SWAPI) oferece acesso a uma ampla coleção de dados relacionados ao universo de Star Wars. Desenvolvida por fãs e entusiastas da franquia, a SWAPI disponibiliza informações detalhadas sobre filmes, personagens, planetas, naves, espécies e muito mais.

Com a SWAPI, os desenvolvedores e fãs de Star Wars têm a oportunidade de explorar e interagir com dados relevantes das séries de filmes e do universo expandido de Star Wars, que cativam a imaginação de milhões de pessoas ao redor do mundo. Também não necessita de chave de autenticação ou chave de acesso para usar.

Um problema que acabei encontrando ao utilizá-la, é sobre a demora dos dados, visto que é uma API gratuita, tem muita gente utilizando, então seus end points costumam demorar um pouco.

Uma solução para isso através do React é utilizar do Context API, visto que os dados dos filmes são fixos e não serão alterados com os lançamentos de novos, você pode chamar uma vez essa API e já deixar salvo através do Context em uma espécie de cache em sua aplicação.

Vou deixar o link do meu repositório no github em que fiz uma aplicação para trazer as famosas intros dos textos, logo no começo de cada filme da saga Star Wars, marca registrada da franquia.

Outro ponto é que até o momento desse artigo e quando eu fiz a minha aplicação os últimos filmes lançados não estavam ainda no banco dessa API, então tive que fazer uma espécie de mock na minha aplicação para trazer os intro text desses filmes, também outro ponto a salientar é que essa API até o momento só traz informações sobre os personagens, filmes etc.

E não traz nenhuma especie de imagem tendo que ou buscar na internet, ou usar alguma outra API, para isso a qual eu indico a IMDb API, porém, como no meu caso tinha que ter uma chave de acesso e outros fatores, para minha aplicação, por ser apenas dos pôsteres eu resolvi utilizar de outro meio, mas vale a pena dá uma olhada nessa API, que também é bem interessante, deixo essa menção a ela aqui.

8. D&D 5e API

Web Site API D&D 5e

Como amante de RPG e mestre há anos, não poderia deixar de fora dessa lista essa API, que descobri recentemente, maravilhosa para quem curte RPG adepto do sistema Dungeons & Dragon 5° edição.

A D&D 5e API, foi criada para fornecer acesso a informações detalhadas sobre o mundo do jogo de RPG (Role-Playing Game) Dungeons & Dragons 5ª Edição (D&D 5e). Com ela você consegue buscar dados sobre as mecânicas do jogo, incluindo informações sobre classes, raças, magias, habilidades, equipamentos e muito mais.

Só Recapitulando, Dungeons & Dragons 5ª Edição é um dos jogos de RPG mais populares e conhecidos do mundo, onde os jogadores assumem o papel de personagens em um universo de fantasia e colaboram para viverem emocionantes aventuras. A D&D 5e API oferece um vasto conjunto de informações, para facilitar a criação de ferramentas, aplicativos e projetos relacionados ao jogo.

Para aquele mestre dev assim como eu, que curte criar projetos, é um prato cheio para desenvolver uma aplicação para sua mesa de RPG, garanto que seus jogadores vão amar.

Com suporte a GraphQL, a lista das coisas que você pode fazer com essa API é enorme, desde geração aleatória de nomes, até um app que gera itens mágicos aleatórios por dungeons, etc. Só tirar suas ideias do papel agora mesmo, assim como algumas citadas anteriormente, ela não necessita de chave de autenticação ou chave de acesso.

9. Magic: The Gathering — Developers

Web Site API Magic: The Gathering

Após ter falado sobre RPG, não podia deixar de fora o bom e velho Magic. Acho meio difícil alguém do meio geek, não conhecer Magic, mas lá vai um breve resumo, Magic: the Gathering ou simplesmente Magic, é um jogo de cartas colecionáveis, no qual os jogadores utilizam de um baralho de cartas construído conforme o seu modo individual de jogo para tentar derrotar o baralho adversário, existem vários tipos de deck, cada qual para seu tipo de jogador, podendo ter várias combinações possíveis.

A Magic: The Gathering API traz consigo uma série de informações detalhadas sobre o mundo de Magic, como os dados sobre as cartas, conjuntos, tipos, cores, artistas e muito mais.

Sua documentação é extramente detalhada assim como a D&D 5e API, trazendo vários detalhes de cada carta de seu respectivo deck, a API é totalmente paginada retornando um máximo de 100 cards por chamada.

A API também suporta buscas e filtragens, permitindo que os usuários encontrem facilmente as informações específicas que desejam, como tipo de deck, ano lançado, etc.

Ainda conta com uma vasta comunidade de devs, pelo Discord segue o link caso interessa em fazer parte e contribuir com essa maravilhosa comunidade.

10. Valorant-API

Web Site API Valorant

E para fechar com chave de Ouro, não podia deixar de fora essa API, que mesmo não sendo oficial está de parabéns, a comunidade caprichou demais nela.

Para quem não conhece ou nunca jogou, Valorant é um jogo competitivo FPS, distribuído pela RIOT Games, em que os jogadores assumem o papel de agentes com habilidades únicas, participando de partidas em equipes, abre aspa, no momento desse artigo eu dei uma pausa para jogar uma partida, fecha aspas ;).

A Valorant API, traz consigo dados detalhados de todo o universo do jogo, a comunidade se empenhou nisso, tendo atualizações constante como, por exemplo, quando lança algum agente novo no jogo pela Riot, logo em seguida a API já está atualizada.

Essa API traz consigo informações detalhadas sobre agentes, armas, mapas, partidas, além de várias imagens de ótima qualidade de cada item, agente e muito mais, o que facilita em muito na hora de desenvolver um aplicativo agradável visualmente, só usando essa API para se comunicar.

Alguns pontos fortes de API e que ela permite trazer estatísticas de partidas, incluindo placares, histórico de partidas e informações sobre vitórias e derrotas, além de ranking e classificação, permitindo acompanhar o desempenho em partidas competitivas.

A API permite também suporta recursos de busca e filtragem, facilitando a localização de informações específicas.

Também não necessita de chave de autenticação ou chave de acesso, deixando mais rápido ainda, na hora de implementar.

A Valorant API é uma ótima oportunidade para a comunidade de jogadores e desenvolvedores explorarem ainda mais o emocionante mundo do jogo Valorant, aprofundando-se nas táticas e nas mecânicas desse jogo competitivo e repleto de ação.

Resumo

Existem outras, milhares de APIs assim como essas que eu trouxe aqui, que facilitam ainda, mas o desenvolvimento da galera geek, e outras que continuam sendo desenvolvidas até o momento desse artigo.

Vale lembrar que todos os links e descrições como modo de uso, funcionalidades e afins que informei nesse artigo, estava funcionando e testado enquanto eu publiquei ele, não me responsabilizo caso alguma API se torne paga, mude suas funcionalidades ou até precise de chave de autenticação agora, etc.

No mais é isso, aproveitem e já comece a tirar aquela ideia do papel, com toda certeza irá gerar projetos maravilhosos com cada uma daqui.

Top comments (2)

Collapse
 
busyboy11 profile image
Deanna C. Darling

Olá, amigos do fórum!

Quero compartilhar minha paixão por jogos online, especialmente jogos de azar. Meu cassino online favorito é definitivamente casino online. Este é o lugar onde encontro tudo que preciso para umas férias emocionantes.

leon não oferece apenas jogos variados e emocionantes, mas também as melhores condições de jogo. Eles têm excelente segurança, uma interface amigável e uma ampla variedade de entretenimento de jogos - desde caça-níqueis emocionantes até jogos de mesa emocionantes.