DEV Community

loading...

Porquê programar?

hilam profile image Hildeberto ・2 min read

Meu desafio pessoal na área de desenvolvimento de sistemas iniciou em 1986, e consistiu, na época, aprender Clipper; para mudar um sistema "corporativo", que emitia folha de pagamento, controlava estoque, imprimia pedidos e notas fiscais, entre outras funcionalidades, com o qual eu já trabalhava como usuário.

Lembro que desejava fortemente alterar coisas do programa. Sequências de menus, disposição de telas, fluxo de certas rotinas, etc. Essas mudanças facilitariam o meu trabalho e o de outros funcionários do escritório. Incentivado pelo próprio desenvolvedor daquele sistema, que me deu acesso ao código, parti para o desafio adolescente que me faria tomar um "rumo" na vida.

Porquê programar?

Mitchel Resnick, diretor do grupo Lifelong Kindergarten, do MIT Media Lab, afirma que a programação é uma das habilidades do século 21, e deveria ser tão importante quanto ler ou escrever. Segundo ele, em um mundo repleto de tecnologia, quem não aprender a programar será programado. Software está cada vez mais em tudo, e a "Internet das coisas" é um próximo passo no caminho da nossa sociedade tecnológica. A importância de aprender a codificar vai além das oportunidades de emprego. Uma das possibilidades desse aprendizado é ver o mundo de outras maneiras.

Outra possibilidade importante, que gosto de ressaltar, é que quem aprende a programar aprimora sua proteção digital, seja individual ou corporativa. Utilizar programas dos quais você pode acessar o código fonte, é uma das formas de garantir melhor sua segurança. Ter certeza que aquele aplicativo que você usa, na empresa ou no seu celular, não está roubando dados sem que ninguém perceba.

Codificar permite, ainda, que se possa contribuir na construção do mundo tecnológico, através da participação em projetos de código aberto, principalmente. E mesmo que não seja um projeto "open source", é possível influenciar a sociedade, a cultura e a economia, entre outras áreas, através da programação de sistemas e aplicativos. Mesmo que não seja sua preocupação "melhorar o mundo", vocẽ vai poder melhorar sua própria vida, criando automatização para tarefas chatas, demoradas e/ou repetitivas, o que vai te possibilitar mais tempo para outras coisas, quiçá mais importantes.

Por último, mas não menos importante, programar pode (e deve) ser divertido!

Aprenda programação online

Discussion (0)

pic
Editor guide