DEV Community

Henrique Simões
Henrique Simões

Posted on • Originally published at Medium on

Montando um ambiente de desenvolvimento JavaScript no Windows com WSL.

Montando um ambiente de desenvolvimento JavaScript no Windows com WSL — parte 01

Instalando, configurando e personalizando o WSL — Windows Subsystem for Linux — usando o Ubuntu, Visual Studio Code, Nodejs, Git entre outros.

Quero compartilhar com vocês este tutorial com algumas dicas para instalar o WSL. Percebi que a maioria dos cursos ofertados hoje em dia é feito em MAC ou Linux, são poucos baseados totalmente no Windows, e para um melhor acompanhamento nada melhor do que usarmos o Linux.

Nestes casos muitos utilizam a opção de Dual Boot ou uma máquina virtual, mas com o WSL, não é necessário nenhuma destas opções, e, para quem se encontra como Windows 11 a partir da build 22000, pode usar até os aplicativos do Linux em modo gráfico.

Instalando o WSL e o Ubuntu

Vamos usar como base o Windows 11 para instalação e configuração do WSL, mas estas mesmas configurações podem ser usadas no Windows 10 a partir da build 19041 ou superior.

Caso você utilize uma versão mais antiga: Etapas de instalação manual para versões mais antigas do WSL | Microsoft Docs

A instalação é feita com o comando wsl --install no PowerShell ou no prompt de comando do Windows em modo administrador e reiniciando o computador.

Com o botão direito do mouse, clique no botão Iniciar e em Terminal Windows (Administrador).

Ou clique em Iniciar e digite terminal, selecione Windows Terminal na aba esquerda e na aba da direita clique em Executar como administrador.

Após a confirmação da execução como Administrador, digite o comando abaixo no terminal.

Esse comando habilitará os componentes opcionais necessários, baixará o kernel mais recente do Linux, definirá o WSL 2 como padrão e instalará o Ubuntu.

Você precisará reiniciar o computador durante esse processo de instalação.

Depois que o processo de instalação da distribuição do Linux com o WSL for concluída, reinicie o computador para finalizar a instalação e configuração do usuário no Ubuntu.

Caso o terminal do Linux não abra logo após a reinicialização do Windows, será necessário efetuar o download e instalação manual pela Windows Store.

Escolha a distro de sua preferência, e faça a instalação. Depois de instalado é preciso abrir o terminal para que ele conclua a instalação criando seu usuário e senha para o Linux. O usuário e senha pode ser diferente do que você usa no Windows.

Na primeira vez que a distribuição do Linux for iniciada, uma janela de console será aberta e será solicitado que você aguarde para que os arquivos sejam instalados e solicitando a criação de um usuário

Depois de criar um Nome de Usuário e uma Senha, a conta será o usuário padrão para a distribuição e será conectada automaticamente ao iniciar.

Essa conta será considerada o administrador do Linux, com a capacidade de executar comandos administrativos sudo (Super Usuário).

Após a criação do usuário é recomendando a atualização do Ubuntu

Sempre atualize regularmente seus pacotes usando o gerenciador de pacotes para Ubuntu, use o comando:

Com isso finalizamos a instalação do WSL e do Linux, daremos continuidade com as demais instalações e configurações nos próximos posts.

Concluindo

Espero que você tenha conseguido acompanhar até o fim desta primeira etapa, em caso de dúvidas deixe sua pergunta nos comentários ou me procure no LinkedIn.

Abraço!

Segunda parte do tutorial.
Terceira parte do tutorial.
Quarta parte do tutorial.

Top comments (0)