Hoje vamos falar de JSON, uma tecnologia mainstream quando falamos de comunicação entre sistemas baseados em comunicação por rede, o objetivo é entendermos suas características e principalmente os motivadores para ser tão utilizado.
Vem comigo…
O acrônimo JSON vem de JavaScript Object Notation, é um formato leve para gravar e transportar dados, é utilizado comumente na comunicação entre aplicações cliente-servidor, é “auto descritivo” e fácil de entender.
Aqui um simples exemplo:
{
"filmes": [
{
"nome": "Os Oito Odiados",
"dirigidoPor": "Quentin Tarantino",
"elenco": ["Samuel L. Jackson", "Jennifer Jason Leigh"],
"ano": 2015,
"premiado": false
},
{
"nome": "Bastardos Inglórios",
"dirigidoPor": "Quentin Tarantino",
"elenco": ["Brad Pitt", "Christoph Waltz"],
"ano": 2009,
"premiado": true
}
]
}
Como pode notar, sem muita dificuldade é possível identificar que estamos recebendo uma representação de uma lista de filmes do diretor Quentin Tarantino.
Sintaxe
- Os dados são escritos em pares no formato chave-valor
- Chave: Deve definir o nome do atributo, precisa ser escrito com aspas duplas
- Valor: Pode ser uma string, boolean, number, array, object ou até mesmo null
- Os dados são separados por vírgulas
- As chaves (
{
e}
) definem um object - Os colchetes (
[
e]
) definem um array
Características
Fácil de entender
JSON é simples para nós humanos lermos e escrevermos, o que faz dele uma escolha popular para arquivos de configuração e transporte de dados entre diferentes serviços.
Agnóstico a linguagem
JSON não é atrelado a nenhuma linguagem de programação e é suportado por uma enorme gama de linguagens, o que torna ele super adaptável.
Leve
JSON é leve considerando que não carrega consigo informações “desnecessárias” para representar um dado, o que faz dele eficiente para ser utilizado na comunicação entre sistemas.
Conclusão
JSON é um formato bem similar a criar objetos no JavaScript, com algumas pequenas diferenças, por exemplo a obrigação de utilizar aspas duplas no nome dos atributos
Comumente utilizado no estilo arquitetural REST, em conjunto do HTTP, não sabe o que é REST? Clique aqui e saiba mais.
Mesmo com a similaridade com o JavaScript, qualquer linguagem de programação pode ler e escrever JSON, e essa sem dúvida é uma das principais razões da popularidade dessa tecnologia, em conjunto com a ideia de ser fácil de entender e ser auto descritivo, que ajuda muito também.
Top comments (0)