DEV Community

Guilherme Siquinelli
Guilherme Siquinelli

Posted on • Updated on

Por que os desenvolvedores precisam de um plano de carreira

Se você não tem destino, não importa em que direção você está viajando.
Geralmente esta não é uma tarefa difícil, pois nos mantém numa zona de conforto "boa".

"Acho que todos deveriam experimentar uma derrota pelo menos uma vez na carreira. Você aprende muito com isso."
-- Lou Holtz

Esta é uma frase já traduzida dele, que é um jogador de futebol americano, mas sem mais devaneios, é hora de adentrar ao assunto que trataremos.


Desenvolvedores muitas vezes reviram os olhos quando lhes pergunto se eles tem um plano de carreira ou sabem qual é o papel dos seus sonhos. Planos de carreira parecem muito comerciais e enfadonhos para desenvolvedores interessados em codificar.

Provavelmente você obterá uma resposta diferente se perguntar a alguém se essa pessoa gostaria de receber mais dinheiro, de ter uma carreira de sucesso ou trabalhar em uma função que goste.

Perguntas diferentes, mas a solução é a mesma. Você precisa saber para onde está indo e, em seguida, fazer um plano de como chegar lá.

Às vezes, para obter uma resposta diferente, você precisa perguntar de uma maneira diferente e inverte-la negativamente é uma forma.

Você desistiu de sua carreira ou progressão?

ou

É esta função em que você ficará feliz trabalhando pelo resto de sua carreira?

Usar uma pergunta negativa ajuda o desenvolvedor a ver se ele não tem um plano que está escolhendo para permanecer em sua função atual.
O desenvolvedor é a única pessoa que pode fazer o trabalho necessário e imprescindível para progredir na carreira. Claramente existem outros envolvidos no processo, porém, de nada importa se o maior interessado não agir conforme a premissa.

Planos

Se você não sabe para onde está indo ou a função que deseja, acabará desempenhando a função que outra pessoa deseja que você desempenhe. Essa função irá beneficiar a empresa e, se você tiver sorte, irá beneficiar você também.

Na maioria das vezes, o desenvolvedor obterá um benefício mínimo porque será colocado em uma função usando habilidades que possui atualmente. É improvável que essas sejam as habilidades, conhecimentos ou experiência para que você obtenha uma nova função ou seja promovido.

Os desenvolvedores deixam a responsabilidade por suas carreiras e recompensas para outras pessoas. Eles fazem isso por não terem um plano ou meta para sua carreira e se um desenvolvedor não tiver um plano; significa que o desenvolvedor está seguindo um plano criado pela empresa para qual trabalha.

No livro Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, um Gato falante pergunta a Alice para onde ela está indo.


Gato: Aonde você vai?

Alice: Qual caminho devo seguir?

Gato: Isso depende de para onde você está indo.

Alice: Não sei.

Gato: Então não importa para onde você vai.


Um desenvolvedor sem plano está dizendo que não importa para onde vá sua carreira ou a função que deseja desempenhar um dia, pois não está se importando o suficiente para influenciar de alguma forma que este rumo não seja perdido.

O planejamento é essencial

Criar um plano é sair da roda do hamster. e avaliar sua carreira. Saber onde você está agora e pensar para onde você quer chegar.

Depois de saber aonde quer chegar, você pode fazer um plano para obter as habilidades, conhecimentos, experiências e contatos para chegar lá.

Nenhum plano de carreira sobrevive ao contato com o trabalho, mas isso significa que você já pensou sobre isso. Conforme o ano avança, suas metas, planos e atividades podem mudar conforme suas prioridades e oportunidades mudam.

Depois de identificar o rumo que deseja para sua carreira, é provável que você perceba oportunidades que o ajudarão com seus objetivos.
Mencionar seus objetivos de carreira para seu gerente e outros colegas convida mais pessoas a ajudar em sua carreira, porque elas também podem procurar oportunidades (se você tiver construído um bom relacionamento)

Planos dão feedback

Você pode lidar com um plano que falhou porque o motivo é que o plano não foi bom ou a execução não foi boa.

É um problema de lógica ou de execução. Você pode refletir sobre isso e, em seguida fazer a mudança necessária. Se você não tem nenhum plano e sua carreira estagna - como saber qual é o problema?

Muitos desenvolvedores não buscam nada e o alcançam, mas no final do ano ficam desapontados por não terem progredido.

Hábitos

Qualquer objetivo significativo ou progressão na carreira envolve a obtenção de novas habilidades, novos conhecimentos, novas experiências e, possivelmente, novas pessoas (conexões, rede e relacionamentos).

Você constrói habilidades, conhecimentos e experiências fora de seu trabalho diário, onde usa habilidades que já possui.

Você precisa colocar as ações em seu calendário e fazer com que essas melhorias se tornem um hábito regular.

Qualquer plano que você seguir precisa ser dividido em tarefas e registradas no diário para então serem transformadas em hábitos.

Espero que esta reflexão também ajude outras pessoas desenvolvedoras.

Post original em inglês

Discussion (3)

Collapse
treeek profile image
John Schmitz • Edited on

Texto bacana!
Mas eu acho legal na próxima melhorar a formatação das músicas, distrai um pouco do texto.

Collapse
guiseek profile image
Guilherme Siquinelli Author

thanks

Collapse
guiseek profile image
Guilherme Siquinelli Author

interessante, acho que vou remover esta parte, obrigado pelo feedback!