DEV Community

Guilherme Siquinelli
Guilherme Siquinelli

Posted on

HTML é mais do que uma linguagem de marcação

O que é HTML5?

O termo HTML5 é amplamente usado como uma palavra da moda para se referir a tecnologias da web modernas, muitas das quais (embora muitas, não todas) são desenvolvidas pela WHATWG.

A WHATWG funciona em uma série de tecnologias que são partes fundamentais da plataforma Web. Eles são organizados de forma um tanto arbitrária com base nas preferências de quem edita o padrão para essas tecnologias, sendo elas as seguintes.

HTML

O padrão HTML é como uma mesa cheia de tecnologias para a web. Inclui a linguagem de marcação principal para a web, HTML, bem como várias APIs como Web Sockets, Web Workers, Storage e etc.

Compatibility

O padrão Compatibility descreve uma coleção de propriedades CSS não padrão (e muitas vezes prefixadas pelo fornecedor) e APIs DOM que os navegadores da web precisam oferecer suporte para compatibilidade com a web de fato.

Console

O padrão Console define APIs para recursos de depuração no console do navegador. Para entender melhor, você pode visualizar o seu pressionando a tecla F12 dentro do seu navegador.

DOM

O padrão DOM define a infraestrutura central usada para definir a web. São os elementos utilizados que, em conjunto compõe a Web.

Encoding

O padrão Encoding define como as codificações de caracteres funcionam na web, entre os diferentes países e seus idiomas, garantindo que as comunicações continuem funcionando.

Fetch

O padrão Fetch define o modelo de rede para recuperação de recursos na web. Auxiliando em requisições HTTP de forma nativa.

API Fullscreen

O padrão Fullscreen API define como as páginas da web podem assumir o controle da tela inteira de um usuário (a pedido do usuário), por exemplo, para jogar ou assistir a um vídeo.

Infra

O padrão Infra visa definir os conceitos fundamentais sobre os quais os padrões são construídos.

MIME Sniffing

O padrão MIME Sniffing define algoritmos usados para determinar o tipo de recursos.

Notifications API

O padrão de Notifications fornece uma API que exibe notificações para alertar os usuários fora do contexto de uma página da web.

Quirks Mode

O padrão Quirks Mode descreve comportamentos em CSS e seletores que ainda não foram definidos nas especificações relevantes, mas que foram amplamente implementados.

Storage

O padrão Storage define uma API para armazenamento persistente e estimativas de cota, bem como a arquitetura de armazenamento da plataforma.

Streams

O padrão Streams fornece uma API para criar, compor e consumir fluxos de dados que mapeiam de forma eficiente Entradas / Saídas primitivas de baixo nível.

URL

O padrão URL define infraestrutura em torno de URLs na web.

XMLHttpRequest

O padrão XMLHttpRequest define a API de rede exposta a scripts na web.

Como acompanhar

Caso você tenha uma conta no twitter e queira segui-los para estar ligado das novidades propostas, na página de cada um dos padrões também contém o link do twitter onde podemos acompanha-los.

Recomendação

Caso seja desenvolvedor front-end, recomendo fortemente que use as documentações oficiais disponíveis antes de irem em busca de bibliotecas semi prontas.

Precisamos nos manter buscando APIs nativas sempre próximas das necessidades reais e somente usando-as que estaremos contribuindo pra sua evolução. Além de outros inúmeros motivos, mas que não caberia no escopo desta publicação.

Vamos colaborar para que nossas APIs sejam maduras suficientes para uso de todos!

Espero ter contribuído
Até mais
[]s

Discussion (0)