A dica é óbvia, mas sempre válida: comece pela documentação e leia-a com calma. Os detalhes aqui são importantes.
Lendo e trabalhando com APIs consagradas e disponíveis você deverá aprender coisas como:
Uso básico da API
Ou seja, como fazer solicitações, autenticação, autorização, entender as respostas e como funcionam em diferentes empresas.
Autenticação/Autorização
Compreender os métodos de autenticação e notar que, de maneira geral, as APIs funcionam de forma semelhante, seja com o uso de chaves de API, OAuth, entre outros. Você pode implementar um método de autenticação na sua API com base na documentação de um produto bem estabelecido no mercado.
Escrever documentação
Imagine que você tenha uma tarefa agendada para amanhã que envolve a modificação de um endpoint sem documentação existente. Essa é uma excelente oportunidade para ganhar reconhecimento junto à equipe, mesmo que envolva apenas a documentação desse endpoint. Você já tem exemplos de como documentar uma API. Siga o exemplo!
Um desafio
Considere encapsular as funcionalidades da API em um único lugar usando um "wrapper" (encapsulamento). Nesse caso, pode ser uma ótima ideia reinventar a roda, pois isso permite colocar em prática conceitos importantes, como abstração, testes e legibilidade de código. Além disso, não hesite em dar uma olhada nas soluções já publicadas no GitHub para aprender com os melhores exemplos disponíveis.
Algumas APIs pra você:
- Last.fm API: http://www.last.fm/api
- Spotify Developer: https://developer.spotify.com/
- ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais): [https://developers.anbima.com.br/pt/documentacao/visao-geral/introducao-a-api/]
- Discord Developer Portal: https://discord.com/developers/docs/intro Telegram Bot API: https://core.telegram.org/ Adyen API Explorer: https://docs.adyen.com/api-explorer https://core.telegram.org/ https://docs.adyen.com/api-explorer/
Top comments (0)