DEV Community 👩‍💻👨‍💻

guiadeti
guiadeti

Posted on • Originally published at guiadeti.com.br on

Conheça dois projetos sociais que capacitam jovens com deficiência (PCD) em cursos de Suporte em TI, Lógica de Programação,...

Image description

Você provavelmente sabe que desde 1991 existe uma lei que define a obrigatoriedade das empresas e as cotas de contratação de pessoas com deficiência, mas o que você pode não saber são os impactos positivos e negativos que esse processo pode gerar se não for bem estruturado.

A lei 8.213/91, conhecida como lei de Cotas de Deficit, obriga as empresas com mais de 100 funcionários a destinar 2% de suas vagas totais para pessoas com deficiência. Parece simples não!? Mas acredite, esse é um grande desafio, desde o processo seletivo até a integração dos colaboradores.

A deficiência deve ser compatível com o cargo pois a intenção é promover a inclusão social que vai muito além da simples resolução da obrigação. É aí que entra a responsabilidade social corporativa.

Muitas empresas enfrentam essa necessidade de inclusão, que, se feita de forma incorreta, pode gerar uma exclusão ainda maior. Simplesmente colocar uma pessoa com deficiência em qualquer posição e esperar que ela se ajuste não é apenas desumana, mas também não funcional.

Pensando nisso 2 iniciativas promovem cursos para jovens com deficiência com oportunidade de contratação.

Instituto da Oportunidade Social (IOS) – RJ, SP, MG, SC

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) abriu recentemente 180 lugares para formação profissional tecnológica e administrativa totalmente gratuita destinada a jovens entre os 15 e os 24 anos e maiores de 16 anos sem limite de idade no Rio de Janeiro. Você deve ter concluído o ensino médio na rede pública ou já o ter concluído, não sendo necessário nenhum conhecimento prévio. Aberto para inscrições até 01/08 no site do IOS.

Além do Rio de Janeiro, o IOS também possui mais de 1.000 vagas em unidades de atendimento na Grande São Paulo, Belo Horizonte e Joinville.

Existem três modalidades para escolher e são cursos individuais ao longo de seis meses. O conteúdo do curso também inclui workshops e seminários sobre Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). O diferencial dos cursos IOS é que eles proporcionam aos alunos conceitos e práticas da experiência empresarial, assim eles aprendem a escrever e-mails e apresentações, participar de aglomerações, ter uma visão da empresa e até desenvolver um briefing de produto.

Cursos

Gestão Empresarial – forma profissionais para atuar em áreas administrativas. Disponível na unidade IOS Realengo.

Fluência Digital – forma profissionaisaptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta, assim como terão conhecimento das metodologias ágeis e suas aplicações. Disponível na unidade IOS Realengo.

Suporte em TI – São abordados nesta formação os conteúdos de tecnologia, informática, sistemas operacionais, instalações e reparos. Estão inclusos na formação os conteúdos de comunicação e expressão, cálculo matemático, comportamento, cidadania e empregabilidade. Disponível na unidade IOS Bonsucesso.

Saiba mais: https://ios.org.br/inscricao/

Inscrições: https://ios.org.br/ficha-de-inscricao/

Hapvida – CE

O Sistema Hapvida, firmou parceria com a Oracle e disponibiliza 40 vagas para treinamento em Lógica de Programação, Front-End, Java e Empreendedorismo para pessoas com deficiência com duração de seis meses.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de julho. O curso é 100% online e gratuito. As aulas serão semanais, com tira-dúvidas ao vivo e os alunos precisarão ter uma dedicação de no mínimo três horas por semana.

Se você for pré-selecionado para o treinamento, vamos interagir com você e, ao término, avaliaremos os candidatos com base nas vagas disponíveis para possibilitar a inclusão nas nossas unidades. Inclusive, flexibilizando questões relativas as exigências do cargo que irão ocupar, contribuindo na formação prática, após a contratação.

Aproveite essa oportunidade, veja abaixo os requisitos para participar do programa e no futuro fazer parte de uma gigante da saúde.

Responsabilidades e Atribuições

Se dedicar ao treinamento para absorver o conteúdo, durante 3 horas da sua semana e interagir na busca do conhecimento.

Requisitos

  • Ter mais de 18 anos;
  • Fazer parte do Grupo de Pessoas com Deficiências;
  • Ter acesso à internet e a um computador pessoal;
  • Ter disponibilidade de tempo para estudar;
  • Não estar trabalhando com tecnologia e/ou desenvolvimento de sistemas.
  • Se identificar com a área de tecnologia

Saiba mais: https://sistemahapvida.gupy.io/job/eyJqb2JJZCI6MjM1OTIwNywic291cmNlIjoiZ3VweV9wdWJsaWNfcGFnZSJ9?jobBoardSource=gupy_public_page

Inscrições: https://sistemahapvida.gupy.io/candidates/jobs/2359207/apply?jobBoardSource=gupy_public_page

O post Conheça dois projetos sociais que capacitam jovens com deficiência (PCD) em cursos de Suporte em TI, Lógica de Programação, Front-End, Java e Empreendedorismo apareceu primeiro em Guia de TI.

Top comments (0)

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer.

It's a scientific fact.