DEV Community

loading...

Guia Para Pessoas Desenvolvedoras Back-End 2021 - O que eu preciso saber?!

glaucia86 profile image Glaucia Lemos Updated on ・10 min read

Fala Coders! Tudo certo? 2021 chegou e esse ano farei um pouco diferente do que eu fiz durantes os anos de 2019 e 2020 - a qual escrevi em Janeiro desses anos respectivamente, quais linguagens deveríamos ficar de olho durante o ano corrente.

Até porque a lista meio que não alterou e continua a mesma! Caso queiram saber as linguagens que são tendência no mercado, independente do ano podem ler o artigo escrito AQUI

Esse artigo será baseado numa espécie de roadmap de tendêcias de tecnologias que durante esse ano de 2021 deveríamos ficar atentos caso você seja uma Pessoa Desenvolvedora em Back-End!

Só um adendo importante: quaisquer citações aqui de tecnologias foram baseadas em artigos técnicos, conversas com algumas pessoas da Comunidade Técnica e palestras que eu tenho assistido a respeito. Assim sendo, essa lista pode variar muito de pessoa para pessoa!

Vamos nessa?!

Por onde começar?!

Como muitos sabem, o site roadmap.sh procura sempre atualizar um guia do que precisamos saber quais os caminhos e tecnologias as pessoas precisam para ser uma Pessoa Desenvolvedora Back-End.
Mas, o que assusta muita gente é a quantidade de coisas que esse roadmap possui!

backend.png

Nesse artigo estarei focando nos principais e de maneira cronológica, para que possa ser de grande ajuda para todos(as) vocês! Além disso, estarei incluindo recursos e links importantes de onde vocês poderão estudar para auxiliarem vocês nesse Guia!
Tentarei deixar esse Guia o mais 'rico' possível de conteúdos e recursos para que seja de grande ajuda para toda a Comunidade!

Antes de mais nada, as habilidades que uma Pessoa Desenvolvedora Back-End precisa ter é:

  • Proficiência da Linguagem/Framework da empresa que você atuará.

  • Conhecimento sobre acessibilidade, segurança e conformidade.

  • Possuir a capacidade de gerenciar um ambiente de hospedagem, incluindo administração de banco de dados, bem como escalonar aplicações para lidar com mudanças de carga repentinas.

  • Possuir experiencia sobre controle de versionamento e Git.

  • E claro, conhecimento de tecnologias Front-End assim como: HTML, CSS e JavaScript. Sim, por mais que você não atue como Front-End Developer, precisa ter uma compreensão sobre Desenvolvimento Web.

Esses conhecimentos iniciais serão fundamentais para que te auxilie na sua carreira como Back-End Developer!

Qual Linguagem devo escolher?

Isso dependerá de pessoa a pessoa e de suas motivações pessoais! Mas, a pesquisa realizada pelo site StackOverflow Developer Survey 2020 nos dá algumas 'pistas' em quais linguagens são tendenciosas para quem deseja seguir a carreira de Back-End Developer:

Screen-Shot-12-30-20-at-09-44-PM.png

Então na lista podemos ver:

  • Python
  • JavaScript
  • Golang
  • C#
  • Java
  • PHP

E de fato, essas são as linguagens Back-End que as empresas globais mais contratam Pessoas Desenvolvedoras Back-End!

Ótimo! E, onde posso encontrar recursos para aprender essas Linguagens?

Abaixo listarei alguns sites, blogs, documentações e cursos gratuitos onde vocês poderão aprender as Linguagens citadas acima:

1 - Python

2 - JavaScript

para JavaScript recomendo o artigo que escrevi em 2019 e que ainda é bastante relevante para quem deseja aprender 10 Dicas para se Tornar Ninja em JavaScript!

3 - Golang

4 - Csharp

5 - Java

6 - PHP

Back-End Frameworks - Qual que eu devo escolher?

Novamente, retornemos ao StackOverflow Developer Survey 2020

Screen-Shot-12-30-20-at-11-09-PM.png

E já de cara já podemos ver, por exemplo:

Versionamento de Código

Sim! Para todas as pessoas que desejam atuar como Back-End Developer precisam saber sobre Versionamento de Código com:

E... Base de Dados?

Todo(a) Back-End Developer precisa saber manipular Base de Dados e isso é de extrema importância!

E não podemos deixar de citar aqui:

  • Bancos Relacionais
  • Bancos Não Relacionais

Dos Bancos Relacionais citarei alguns que os(as) Back-End Developers devem ficar atentos:

E dos Bancos Não Relacionais:

Resiliência x Escabilidade x Segurança = Arquitetura Serverless

Sim! Essas são as 3 palavras mágicas caso você precise deixar a sua aplicação mais inteligente! E de fato o uso da Arquitetura Serverless tem sido de grande ajuda nesses últimos anos! E isso ficou mais evidente durante a pandemia!
Muitas empresas de grande porte tem adotado uma Arquitetura Serverless para previsionar de maneira automática e inteligente as suas aplicações!

E com base nisso, saber os conceitos de Arquitetura Serverless para quem atua como Back-End Developer é quase que um requisito obrigatório.

Aqui deixo alguns recursos importantes sobre Arquitetura Serverless que vocês podem se inteirar um pouco mais:

obs.: recentemente eu fiz um Bootcamp gratuito sobre Cloud Computing & Serverless (Azure Functions). Fiquem à vontade em saber mais AQUI

Cloud Computing: A era da Nuvem!

Podemos dizer que, devido a pandemia, nos vimos diante de uma grande mudança - principalmente para aquelas empresas que ainda era on-premises se viram forçadas a migrar suas aplicações para a Cloud!

E com isso, muitos(as) Back-End Developers, sentiram na pele durante o ano passado a necessidade de saberem, nem que seja os conceitos básicos sobre Cloud Computing.

E só tende a crescer cada vez mais nos proximos meses e anos! Assim sendo, é de extrema importância que Back-End Developer tenha conhecimento básico de Cloud Computing. E os principais serviços são:

Conteinerização de Aplicações é a bola da vez!

Outra coisa que todo(a) Back-End Developer deve ficar atento é: Conteinerição das Aplicações!
Devido a crescente uso de aplicações na nuvem visando a agilidade e produtividade (por meio do DevOps), por consequencia o uso desse recurso se tornou cada vez mais importante na vida de qualquer Pessoa Desenvolvedora.
E com Back-End Developer não seria diferente.

Assim sendo, segue abaixo algumas tecnologias relacionadas a Conteineres que devemos ficar de olho durante o ano de 2021:

Finalmente chegamos ao fim. Mas, quais são os próximos passos?

Enfim, chegamos ao fim! Todas as tecnologias citadas acima são baseadas nos estudos e pesquisas de inúmeros sites, incluso o Survey do StackOverflow!

Mas, agora que eu sei quais tecnologias preciso me guiar para ser uma Pessoa Desenvolvedora Back-End, o que eu devo fazer agora?

Procure estudar, dentro do seu tempo todas essas tecnologias e procure incluir essas tecnologias em projetos pessoais. Isso te ajudará e muito a entender um pouco mais como agregar todas elas e assim você aprenderá muito mais rápido.

Eu sempre digo que a melhor forma de aprender é praticando. E com a programação não é diferente. Mas, lembre-se: recorrencia nos estudos > do que a quantidade. O que eu quero dizer com isso? Não adianta você estudar hoje, por exemplo, 5 horas seguidas uma determinada tecnologia e depois ficar vários dias sem estudar. Vai perder a prática!

O nosso cérebro é uma grande massa muscular e com isso é extremamente importante procurar 'exercitar' essa grande massa todos os dias. Minha recomendação pessoal: estude todos os dias 30min a 1h por dia! Isso é mais do que suficiente para qualquer pessoa. O que conta para o nosso cérebro é a recorrencia e repetição dos estudos. ;)

Outro ponto que gostaria de mencionar aqui: assistam palestras e webinars sobre essas tecnologias. Devido a pandemia, as palestras tem acontecido de forma on-line o que vem ajudando e muito a todas as pessoas a participarem de grandes eventos, que antes precisava viajar para assistir. Aproveite essa oportunidade para entender um pouco mais sobre essas tecnologias assistindo as palestras/webinars.

E por último, procure seguir pessoas que sejam influencidoras e referências nos assuntos acima. Pois geralmente essas pessoas, sempre procurarão te manter atualizados(as) a respeito dessas tecnologias! Melhor lugar, no meu ponto vista: Twitter!

Palavras Finais

Mais um ano se começa e por consequencia, mais um ciclo que se inicia para todas as pessoas!

Se ficou faltando mencionar alguma tecnologia nesse artigo, deixe nos comentários abaixo. Podem ter certeza de que, irei ler cada um dos comentários deixados aqui!

Ah! Já ia esquecer de falar aqui! Não deixem de se inscrever no meu Canal do Youtube! Estou criando inúmeras séries incríveis para esse ano de 2021!

Só como spoiler, teremos:

  • 😃 Uma série incrível de Vs Code
  • 😃 Curso Gratuito de TypeScript
  • 😃 Tutoriais semanais de Node.js & JavaScript
  • 😃 E muitos Live Codings

Se são conteúdos que você curte, então não deixa de se inscrever e ative o sininho para ficar sabendo quando teremos vídeo novo! Essa semana já teremos uma série nova incrível lá no Canal do Youtube.

Screen-Shot-12-31-20-at-01-06-AM.png

E para ficarem por dentro de várias outras novidades, não deixem de me seguir lá no twitter!

Twitter

Nos vemos! Até a próxima pessoal! 😍

Discussion (23)

pic
Editor guide
Collapse
banidrum profile image
Daniel Brum

Ótimo conteúdo, com certeza vai ajudar muita gente!

Tem um curso muito bom de Go gratuito no Youtube, se puder adicionar nos recursos para aprender pode ser bem útil:

Aprenda Go

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Com certeza vou adicionar agora! Muito obrigada Daniel!

Collapse
leandroadolfot profile image
Leandro Torres

Ótimo texto. Estou sempre em busca de conteúdo para compartilhar com o time, esse entrou na lista.

Parabéns pelo post, excelente.

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Obrigada pelo feedback Leandro! Fico feliz em saber que será de ajuda! :)

Collapse
filipeportes profile image
Filipe Portes

Ótimo post, um ponto que não está muito claro é a imagem da pesquisa do stack overflow, ela mostra as linguagens que as pessoas que responderam querem usar e não as que as empresas querem/tem vagas.

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Lá na pesquisa tem oq as empresas vem pedindo. Embora na imagem sejam realmente as linguagens mais usadas, mas na parte da pesquisa tem as que as empresas mais usam.
Como dito no início do artigo, o Guia não foi baseado em uma única fonte. Mas diversas delas.

Collapse
oldboydev profile image
OldBoyDev

Parabéns pelo post, fez o mais difícil facilitando muito para quem quer aprender.

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Eu que agradeço OldBoyDev!

Collapse
baco23 profile image
Antonio Marcos

Parabéns!
Esse Post é um guia completo para quem quer aprender de verdade!

Collapse
iareis profile image
IURI ALBUQUERQUE REIS

Maravilhoso o seu artigo. Muito completo...
Obrigado!!!

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Eu que agradeço! :)

Collapse
dennisdeveloper profile image
Dennis-Developer

Muito bom!

Collapse
glaucia86 profile image
Collapse
lukesilva_dev profile image
🐙 Lukão 🐙

Ficou bom pra caramba! Parabéns pelo texto!

Collapse
glaucia86 profile image
Collapse
dev_jessi profile image
Jéssica Félix

Gostei muito! Certamente vai ajudar muita gente com esse conteúdo

Collapse
glaucia86 profile image
Collapse
kauecdev profile image
Kauê Cavalcante

Glaucia mais uma vez arrasando!
Parabéns pelo post, excelente.

Collapse
glaucia86 profile image
Collapse
bak4riba profile image
Matheus Bakaus

Muito bom! Ótimo conteúdo!

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Muito obrigada Matheus!

Collapse
tiagumb profile image
Tiago Mota Barbosa

Muita qualidade como sempre, parabéns e obrigado Glaucia!

Collapse
glaucia86 profile image
Glaucia Lemos Author

Ahhh! Muito obrigada Tiago! Eu procuro fazer o meu melhor! Fico feliz em saber que foi de ajuda.