DEV Community

Cover image for Como criar um ótimo perfil de GitHub Sponsor
Pachi 🪐 (she/her/ela) for GitHub

Posted on

Como criar um ótimo perfil de GitHub Sponsor

Esse artigo é uma tradução adaptada do post da minha colega Rizel Scarlett, “How to Create a Great GitHub Sponsors Profile”

Essa semana o GitHub Sponsors sai da fase Beta no Brasil e está oficialmente disponível para todas as pessoas interessadas em serem patrocinadas pelo seu trabalho em Open Source.
Se você quer saber mais sobre o que é esse programa, como se inscrever e criar um perfil que vai atrair patrocinadores, continue lendo!

O que é GitHub Sponsors?

A missão do GitHub Sponsor é fornecer oportunidades de participação e desenvolvimento em Open Source. GitHub Sponsor é um modelo de patrocínio que ajuda nosso setor a tomar as medidas certas para tornar possíveis as carreiras Open Source. Esse programa oferece uma solução nativa para indivíduos e corporações patrocinarem mantenedores e colaboradores de Open Source.

Basicamente, você abre uma sessão no seu perfil anunciando que você aceita patrocínio. Nesse artigo, Rizel explica como fazer um bom perfil.

Por que criar um perfil de Qualidade?

Como uma pessoa mantenedora de Open Source, você deve criar um perfil GitHub Sponsors de qualidade porque você merece ganhar dinheiro por suas valiosas contribuições à tecnologia. Você dedicou seu tempo, dinheiro e energia para apoiar empresas e a comunidade desenvolvedora por pouca compensação (mesmo tendo outras coisas importantes na sua vida, como uma família ou um emprego em tempo integral). Enquanto isso, empresas bem financiadas usam suas ferramentas para ganhar ainda mais dinheiro.

Vamos explorar como podemos tornar mais fácil para as pessoas nos devolverem em troca desse trabalho!

A Stripe é uma das poucas organizações que lideram o investimento em projetos de Open Source. Corporações como a Stripe investem em projetos dos quais dependem ou ajudam a aumentar sua receita. Por exemplo, o Stripe patrocina Nick DeJesus porque sua biblioteca use-shopping-cart de compras facilita o gerenciamento do estado e da lógica do carrinho de compras para o checkout do Stripe.

Recentemente, conheci uma parte da equipe do Stripe Developer Advocacy na vida real (o que foi muito legal)! Durante nossa reunião, passei um tempo significativo ouvindo Chris Traganos, Gerente de Engenharia de Defesa do Desenvolvedor da Stripe. Ele falou apaixonadamente sobre como acredita que as organizações devem financiar pessoas mantenedoras de Open Source. Ele acredita que essas pessoas precisam desenvolver perfis de GitHub Sponsors que tornem as pessoas interessadas em apoiar seu trabalho.

Criar um perfil de GitHub Sponsors faz parte do marketing e aumentar a visibilidade do seu projeto para atrair mais apoio. Embora o marketing possa parecer inautêntico, a realidade é que um bom marketing é vital para a longevidade e o sucesso do seu projeto. Pense nisso: se ninguém souber que seu projeto existe, ele nunca será visto. Além disso, quanto melhor você contar sua história e tornar mais fácil para as pessoas apoiá-lo, mais as pessoas doarão. O conceito é semelhante a escrever boas diretrizes de contribuição e um bom README. A curadoria desses documentos ajuda as pessoas a entender os objetivos do seu projeto e como elas podem se envolver. Este post fornecerá as principais dicas sobre como criar um perfil de GitHub Sponsors que atrairá melhor os patrocinadores em potencial.

Como saber de quais projetos eu dependo?

Se você estiver interessada em patrocinar projetos dos quais depende, confira a página GitHub Sponsors Explore Page, ou Explorar Patrocinadores do GitHub. Essa lista incluirá uma lista de projetos dos quais suas contas dependem e indicará quais são elegíveis para patrocínio. Veja como fica para mim:

Screenshot da página Explore GitHub Sponsors, que mostra os perfis de páginas que tem projetos que você usa

Como se inscrever?

Para habilitar GitHub Sponsors para seu perfil ou organização, você precisa entrar na lista de espera. A lista de espera existe porque a equipe GitHub Sponsor analisa os projetos e perfis para garantir que eles estejam em conformidade com as políticas do GitHub. Dirija-se a este link para ver uma lista de suas organizações e perfis qualificados para ingressar na lista de espera para patrocinadores do GitHub, semelhante à imagem abaixo:

Screeshot da página de aplicação de GitHub Sponsors, que mostra uais das suas onrganizações estão elegiveis para o programa

Saiba mais com a documentação oficial GitHub, em Português.

Elementos de uma página de Sponsor atraente

Introdução - Use esse espaço para explicar quem você é, sobre o que são seus projetos ou o trabalho que você faz em Open Source e porque devem investir em você. Não tenha medo de deixar sua personalidade brilhar🌟

Abaixo você pode ver o perfil da Camila Maia, a primeira brasileira a ter acesso ao beta.

Screenshot da página GitHub Sponsor de Camila Maia, mostrando o perfil dela e seus projetos

Destaque trabalhos relevantes - Essa é sua chance de mostrar seus repositórios mais importantes.

Screenshot da parte de repositórios em destaque de um perfil GitHub Sponsors, que mostra os 6 projetos principais da organização

Apresente o time (para organizações) - Para as organizações, é legal destacar as pessoas da equipe que deram vida ao projeto! Isso traz um elemento mais humano ao projeto, inspirando potenciais patrocinadores. A imagem abaixo mostra como o dj-stripe optou por destacar os membros de sua equipe.

Screeshot da sessão Meet the team de uma página de Sponsors, apresentando as pessoas que integram o time

Níveis de patrocínio com descrição - Com o GitHub Sponsors você pode oferecer níveis, ou tiers, de patrocínio diferentes, com benefícios baseados na contribuição.
Esses níveis criam clareza para patrocinadores em potencial, para que não tentem adivinhar quanto devem dar a você. Cada nível de patrocinador tem a opção de incluir uma descrição.

Segue nossa sugestão:

  • Use a seção de descrição para explicar brevemente por que esse nível existe, para onde vão esses fundos e recompensas que os patrocinadores podem receber por esse valor. As recompensas podem ser tão simples quanto uma mensagem no set Twitter ou Newsletter.

  • Inclua pelo menos quatro níveis com a opção de escolher um valor personalizado (para que patrocinadores possam dar mais ou menos do que seus níveis preferidos)

  • Inclua opções para patrocinar o projeto uma única vez ou mensalmente

Screnshoot de um examplo de níveis de patrocinio com suas recompensas

Seu Objetivo - Seu objetivo, ou goal, pode ser um número de patrocinadores ou um valor específico. As pessoas que te patrocinam tem curiosidade sobre seu progresso e como elas podem contribuir com o seu sucesso, então é uma boa prática compartilhar seus objetivos.

Abaixo temos um exemplo dos objetivos de uma organização:

Screenshot de um examplo de objetivo, aonde o projeto tem 28% do seu objetivo de 50 sponsors alcançado

Destaque as contas que te patrocinam - Mostre sua gratidão destacando quem te patrocina!
Isso também pode indicar que vale a pena apoiar seu projeto se outras pessoas te patrocinarem.
Confira como podem ser as contas de destaque que patrocinam você:

Screenshot monstrando o avatar das 49 contas que patrocinam um perfil

O arquivo FUNDING.yml

Depois de criar seu perfil, crie um arquivo funding.yml em uma pasta .github na raiz do seu projeto. Este arquivo especial existe para que, quando as pessoas clicarem no botão de patrocinador, ele mostre uma lista de opções de financiamento para seu projeto Open Source. As várias opções de financiamento podem incluir várias contas do GitHub, organizações do GitHub e opções de financiamento de terceiros, como Patreon ou Tidelift.

Abaixo um exemplo de .github/FUNDING.yml do projeto Babel:


# These are supported funding model platform



github: [babel] # Replace with up to 4 GitHub Sponsors-enabled usernames e.g., [user1, user2]



open_collective: babel # Replace with a single Open Collective username



custom: https://gitcoin.co/grants/2906/babel-compiler-for-next-generation-javascript # Replace with a single custom sponsorship URL

Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O YAML acima gera o resultado seguinte:

Screenshot do resultado do código acima, mostrando o botão de Sponsor do projeto

Lista dos perfis de GitHub Sponsor

A Rizel compilou uma lista com base nos perfis GitHub Sponsors favoritos de Chris Traganos junto com os dela para inspirar você:

Favoritos do Chris:

DJ Stripe

Chris adora esse perfil porque “são muito claros os níveis de preços para patrocínio e eles conhecem bem seu público”.

https://github.com/sponsors/dj-stripe

Screenshot de uma página sponsor

Chris Oliver

Chris Traganos escolheu o perfil de Chris Oliver porque “ele faz mais do que seu projeto – ele conta o que está pensando e construindo”.

https://github.com/sponsors/excid3

Screenshot de uma página sponsor

Ricardo Sánchez

Chris adora o perfil de Ricardo porque ele é específico no que está disposto a fazer com patrocínio.

https://github.com/sponsors/richnologies

Screenshot de uma página sponsor

Dries Vints

Chris sente que Dries usa o perfil Sponsor para demonstrar verdadeiramente seu impacto!

https://github.com/sponsors/driesvints

Screenshot de uma página sponsor

Favoritos da Rizel

Dayhaysoos

Ela adora este perfil porque identifica claramente qual projeto Nick está mantendo e o significado de cada projeto nas comunidades de desenvolvedores.

Screenshot de uma página sponsor

M0nica

Rizel ama este perfil porque existem várias opções de níveis de patrocínio e a introdução te dá motivos para patrocinar M0nica.

Screenshot de uma página sponsor

Jay Miller

Nesse perfil os níveis de patrocínio e recompensas chamam a atenção.

Screenshot de uma página sponsor

Miguel Raz Guzmán Macedo

Rizel aprecia este perfil pelo humor que ele traz. A personalidade de Miguel brilha e incentiva patrocinadores a financiá-lo, para que ele possa trabalhar para melhorar Julia em tempo integral!

Screenshot de uma página sponsor

Você vai criar sua página GitHub Sponsor?

Como você viu nos exemplos, todas as páginas atuais estão em inglês e eu vou AMAR ver algumas em português!

Comenta aqui o link da sua página pronta para inspirar e motivar outras pessoas!

Compartilhe também no Twitter e marque o perfil GitHub Brasil e o meu, @pachicodes. Segue a gente lá também pra saber todas as novidades que a GitHub está trazendo pro Brasil.

Discussion (1)

Collapse
pokemaobr profile image
Rodrigo "Pokemaobr" Cardoso

Mais um ótimo artigo, é bom entender um pouco mais a fundo como funciona o projeto. Sucesso sempre.