DEV Community

Gabriel J
Gabriel J

Posted on

O que é um package em Go?

Eae Dev.

Seja bem vindo(a) a mais uma pedacinho de conhecimento de Go.

Em Go (Golang), um package é um conjunto de arquivos que contêm código relacionado que pode ser importado e reutilizado em outros programas. É como uma caixa que contém uma coleção de ferramentas úteis que podemos usar em nossos projetos. Tal conceito é semelhante com node modules usados no NodeJS.

Os pacotes em Go são organizados em uma hierarquia, onde pacotes de nível superior contêm pacotes mais específicos como seus subpacotes. Os pacotes podem ser importados usando a palavra-chave "import" e seu caminho relativo ou absoluto.

Existem dois tipos de pacotes em Go: pacotes padrão e pacotes de terceiros.

Os pacotes padrão são fornecidos com a instalação do Go e estão prontos para serem usados em nossos projetos. Eles incluem pacotes como "fmt" para formatação de texto, "io" para entrada/saída, e "net/http" para criação de servidores web. Para usar um pacote padrão em nosso projeto, simplesmente importamos o pacote e começamos a usá-lo como o exemplo abaixo:

Image description

Os pacotes de terceiros são pacotes criados por outras pessoas e disponíveis em repositórios públicos, como o GitHub. Para instalar um pacote de terceiros, precisamos primeiro usar o comando "go get" seguido do caminho do pacote. Por exemplo, se quisermos instalar o pacote "gin-gonic/gin" para criar um servidor web com o Gin Web Framework, executamos o seguinte comando no terminal:

go get github.com/gin-gonic/gin

Este comando instala o pacote "gin" na pasta "pkg" do diretório de instalação do Go. Agora podemos importar e usar o pacote em nosso projeto, como no exemplo abaixo:

Image description

Isso cria um servidor web que usa o pacote "gin" para definir rotas e lidar com as requisições.

Mas o que é Gin?

O Gin Web Framework é uma estrutura de desenvolvimento web minimalista e rápida para Go, projetada para reduzir a complexidade do desenvolvimento de aplicativos web. O framework oferece recursos como rotas, middleware, renderização de templates e suporte a WebSockets, entre outros.

Para saber mais:
Gin Web Framework

Oldest comments (0)