DEV Community

Víctor Fructuoso
Víctor Fructuoso

Posted on • Updated on

7 passos para construir uma P.o.C. LIKE A BOSS

7 passos para construir uma P.o.C. LIKE A BOSS

Todos nós já nos deparamos com situações em que precisamos desenvolver algo novo, ou que possui requisitos peculiares e não temos uma solução "pronta".

Em alguns casos desenvolver, ou tentar desenvolver, a solução completa pode demandar tempo e/ou dinheiro (normalmente uma coisa leva a outra).

Uma das alternativas para evitar um grande investimento quando não há um nível aceitável de segurança no caminho que está sendo seguido, é realizar pequenos experimentos. Afinal de contas se algo der errado, o prejuízo será muito menor e haverá tempo para pensar em outras alternativas.

No desenvolvimento de software esses experimentos são chamados de POC (Proof Of Concept), ou "Prova de Conceito".

1. Requisitos

A primeira etapa do processo é entender quais são nossos requisitos e restrições, pois todo o trabalho será realizado com objetivo de validar o quão aderente a eles o experimento é.

Nesta etapa vamos também dividir nossos requisitos em essenciais e desejáveis. Esta segregação ajudará em todo o processo. Pensem comigo:

Faz sentido continuar investindo tempo e dinheiro em um estudo em que nós já sabemos que não atenderá nossos requisitos essenciais?

2. Estabeleça Critérios (métricas)

Uma vez que os requisitos da prova de conceito estão claros é necessário estabelecer quais os critérios que serão utilizados para evidenciar se a solução desenvolvida atende ou não aos requisitos estabelecidos inicialmente, esses critérios devem ser tangíveis, ou seja, nossas respostas para estes critérios não podem ser subjetivas.

3. Delimite o Escopo

Nesta etapa será definido o que efetivamente será implementado na prova de conceito, lembrando sempre que o principal objetivo da prova de conceito é poupar tempo e dinheiro, logo, o esforço para a construção da mesma deve ser significantemente menor que o esforço para construir a solução definitiva.

4. Plano de Ação

Com o escopo estabelecido é preciso elaborar um plano de ação indicando como o escopo será atendido e quanto tempo será investido para validar a teoria, ou seja, precisamos identificar as etapas que precisam ser realizadas e o esforço estimado para a conclusão de cada uma delas.

5. Hands-On (Implementação)

Durante a implementação efetiva da POC precisamos ter em mente que:

  • Este código deve ser funcional, porém ele é apenas um experimento;
  • Apesar de não possuir as mesmas restrições de qualidade que um código "normal", o código precisa estar legível para que possa ser analisado e potencialmente reutilizado em uma implementação definitiva;
  • Seus esforços devem SEMPRE estar 100% direcionados para responder às perguntas estabelecidas anteriormente.

6. Documente

Com a prova de conceito devidamente implementada é hora de voltar às métricas e validar o quanto a solução construída é aderente aos requisitos e restrições definidos no primeiro passo.

Nesse momento os requisitos que já estavam divididos em (essenciais e desejáveis) agora passam a ser sub-divididos também em (simples e complexos) para implementar de forma definitiva.

É recomendável documentar os resultados encontrados para apresentar aos stakeholders e manter o histórico do porque tal decisão foi tomada.

NOTA: Pode ser necessário testar outras abordagens e comparar os resultados até que se chegue em um resultado satisfatório.

7. Road Map

Ao chegar nessa etapa temos nossa prova de conceito efetivamente pronta para ser desenvolvida para se tornar um entregável.

Top comments (1)

Collapse
 
jmauriciorlima profile image
José Maurício

Ótimo ártico professor. Brigado.