DEV Community

loading...
Cover image for Copie e Cole pelo terminal com Xclip

Copie e Cole pelo terminal com Xclip

franciscochaves profile image Francisco Chaves Originally published at franciscochaves.com.br ・2 min read

Olá pessoal, hoje vamos conhecer o programa xclip que possibilita uma forma de copiar o conteúdo do terminal para a área de transferência do sistema ou do mouse. O xclip é um utilitário de linha de comando preparado para sistemas que utilizam o X11 (servidor gráfico). Neste tutorial, estarei utilizando o sistema operacional Xubuntu 18.04.

Abra o terminal e realize a instalação do programa com o comando abaixo:

sudo apt-get install xclip
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Realize a cópia para área de transferência do mouse (primário), com o comando abaixo:

echo 1234 | xclip -selection primary
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Podemos também realizar a cópia diretamente para o mouse sem utilizar as opções para definir a seleção, porque é a opção padrão.

echo 1234 | xclip
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

O conteúdo da área de transferência do mouse pode ser utilizado com a opção -o, também podemos utilizar o clique no botão do meio do mouse para colar o conteúdo, e no terminal as teclas Shift + Insert.

xclip -o
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Agora vamos utilizar a área de transferência do sistema, para isso execute o comando abaixo, onde é utilizado a opção de seleção clipboard, podemos pensar que estamos usando as teclas Ctrl + C:

echo 1234 | xclip -select clipboard
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Podemos deixar mais enxuto o comando acima:

echo 1234 | xclip -sel clip
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Para utilizar o conteúdo da área de transferência do sistema, será semelhante ao do mouse, mas precisamos especificar a seleção clipboard.

xclip -o -sel clip
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Podemos realizar a leitura de um arquivo com a opção -i.

xclip -i -sel clip arquivo.txt
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Com o xclip também são instalados os programas para manipulação de arquivos: xclip-copyfile (copiar arquivos), xclip-pastefile (colar arquivos), e xclip-cutfile (recortar arquivos).

Para conhecer mais sobre o xclip consulte o manual com o comando abaixo:

man xclip
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Referências

ASTRAND/XCLIP. GitHub. Disponível em: https://github.com/astrand/xclip. Acesso em: 26 dez. 2020.

MUNGAI, Dennis. Using Xclip To Copy Terminal Content To The Clip Board On Linux. 26 abr. 2017. GitHub Gist. Disponível em: https://gist.github.com/Brainiarc7/f5eb9a91973b62a0f71b4c4c6fbb9e03. Acesso em: 26 dez. 2020.

O QUE É X11?. Comunidade Hardware. Disponível em: https://www.hardware.com.br/comunidade/x11/292664/. Acesso em: 26 dez. 2020.

O QUE É XORG? 6 ago. 2012. VIVA O LINUX. Disponível em: https://www.vivaolinux.com.br/topico/Conhecimento-Livre/O-que-e-Xorg-1. Acesso em: 26 dez. 2020.

WHY DO WE HAVE 3 TYPES OF X-SELECTIONS IN LINUX? 17 out. 2010. Super User. Disponível em: https://superuser.com/questions/200444/why-do-we-have-3-types-of-x-selections-in-linux. Acesso em: 26 dez. 2020.

XCLIP(1): CLI TO X SELECTIONS - LINUX MAN PAGE. Disponível em: https://linux.die.net/man/1/xclip. Acesso em: 26 dez. 2020.

Discussion (1)

pic
Editor guide
Collapse
eduardoklosowski profile image
Eduardo Klosowski

Uma coisa interessante é que o xclip pode ser usado em outros programas para interagir com a área de transferência. Já vi configurações do vim que usavam ele para copiar ou colar conteúdo de outros programas.