DEV Community

Cover image for Instalando Flutter no Windows
Jonatas Santos for Flutter

Posted on • Updated on

Instalando Flutter no Windows

Olá meus queridos, sejam todos bem vindos a está saga sobre Flutter,onde iremos abordar desde á instalação até o desenvolvimento de Apps.

Então vamos nessa
Primeiro vamos conheçer um pouco sobre o Flutter e em seguida iremos iniciar a instalação do SDK no anbiemte Windows.

O Flutter é um SDK open-source da Google para o desenvolvimento de aplicativos nativos para iOS e Android, também é o principal método de criação de apps para o Google Fuchsia (novo sistema operacional em desenvolvimento que pretende substituir o Android).
Neste artigo, veremos o passo a passo da instalação do Flutter no Windows, para que possamos começar a brincar e construir nossos primeiros apps.

Pré-requisitos
Para instalar o flutter no Windows, você precisar ter uma maquina com os seguintes requisitos:
Sistema operacional Windows 7 SP1 ou mais atual na versão 64bits.
400 MB de espaço em disco para a instalação do SDK.
Windows PowerShell 5.0 ou mais recente.
Git for Windows versão 2.0 ou superior.

Instalando o SDK
1º passo: Baixe o SDK do Flutter e extraia-o.
Download

2º passo: Extraia o arquivo baixado e coloque a pasta “flutter” no diretório de sua preferencia, ex.: C:\src\flutter. A documentação não aconselha instalar o Flutter em um diretório como C:\Program Files\ para evitar problemas com falta de permissão.
Após esse passo, já é possível acessar o comando flutter e todos os comandos disponíveis executando o arquivo “flutter_console.bat”. Você também pode acessar o Flutter à partir de qualquer terminal ou prompt de comando.

3º passo: Adicione o Flutter à variável PATH do sistema. Para tal, copie o caminho até o diretório \bin, existente na pasta “flutter”. No Windows Explorer, clique com o botão direito em “Este computador” e acesse a opção “Propriedades”. Em seguida vá em “Configurações avançadas do sistema” → “Variáveis de ambiente”. No text field “Variáveis de usuário”, clique na variável PATH → “Novo”, e cole o caminho para o diretório \bin.

Instalando dependências
Agora que o SDK está instalado e o Flutter foi adicionado à variável de ambiente PATH, podemos utilizar o comando flutter doctor em qualquer terminal.

O flutter doctor é o comando responsável por verificar se existem dependências do Flutter a serem instaladas. Além disso, ele retorna um relatório (Doctor Summary) sobre o status da instalação contendo as dependências que faltam, como instalá-las, problemas encontrados e como resolvê-los.

Instalando o Android Studio
Para instalar o Android Studio acesse esse link, baixe e instale a versão mais recente. A instalação é bem simples e direta, do tipo “Next-Next-Finish”.

Ao concluir o processo de instalação e utilizar o comando novamente, o Doctor Summary trará outra mensagem, informando que há licenças do Android que não foram aceitas. Para resolver isso, utilize o comando: flutter doctor --android-licenses e aceite todas as licenças digitando “y” no console para todas as opções.

Testando a instalação
Agora chegou a parte onde iremos começar os testes, vamos criar um projeto, compilá-lo e executá-lo. Para tanto, assegure que há um dispositivo conectado ao computador, e que as opções de desenvolvedor foram ativadas nele . Em seguida, digite o comando flutter create , para criar um novo projeto, e entre na pasta criada.

Agora execute o comando:flutter run dentro pasta onde foi criado o projeto, e aceite a instalação no seu dispositivo para que seja possível compilar e executar o projeto da imagem abaixo.

Agora só alegria pois o Flutter está instalado e configurado corretamente.
Agora já podemos começar a brincar.

Alguns comando essenciais:
flutter create = cria um novo projeto com toda a estrutura padrão de pastas, código boilerplate e testes.
flutter run = compila e dá build no projeto.
flutter run -d = compila e dá build em um dispositivo específico.
flutter install = instala o projeto Flutter no dispositivo conectado.
flutter packages get = adiciona dependências ao projeto.
flutter test = executa teste unitário.
flutter doctor = mostra informações do processo de instalação do Flutter.
flutter devices = lista todos os dispositivos conectados, com informações como: nome do dispositivo, id do dispositivo e versão do Android .
s = realiza uma captura de tela do aplicativo em execução e a armazena na pasta do projeto.
r = realiza hot reload do projeto.
shift + r = realiza hot restart do projeto.
q = encerra o projeto.
flutter help = lista estes e todos os outros comandos disponíveis para serem executados com Flutter.

Discussion (2)

Collapse
adriano_bastostozato_8af profile image
Adriano Bastos Tozato

Bem essa explicação ta meio incompleta falta instalar os plugins no android studio o flutter e ainda explicar que na hora de criar um projeto de inicio ele nao reconhece o SDK do flutter tem que colocar a localizacao manualmente C:/src/flutter

Collapse
adriano_bastostozato_8af profile image
Adriano Bastos Tozato

E a versão de hoje 2021 guando faz a parte do CMD digitando flutter doctor mesmo instalando tudo os plugins do flutter e o Dart no android studio ainda aparece que nao foi instalado