DEV Community

loading...
Cover image for Recomendando - O mítico homem-mês

Recomendando - O mítico homem-mês

figur8 profile image Figur8 ・2 min read

Impressão

Foi muito maneiro ler este livro, pois me deu uma visão de como o mundo do desenvolvimento de software progrediu até o momento que estamos agora e como alguns dos problemas e dilemas vividos desde a década de 90 continuam vivos e problemáticos até hoje. Acredito que este livro vai me ensinar coisas novas a cada momento que eu ler ele e por eu não viver coisas envolvendo gerenciamento de pessoas acabou não significando muito para mim, sendo assim é uma segunda leitura garantida daqui a alguns anos.

Coisas maneiras que aprendi:

Não existe bala de prata

Existe um limite para a produtividade dado o ambiente perfeito, sendo assim contornar isso exige abordagens inteligentes.

A coisa mais importante de um projeto é manter todos Cientes dos conceitos por trás de sua construção

Uma igreja construída por vários arquitetos só finaliza com o sentimento pensado pelo primeiro se todos os seguintes estiverem cientes e alinhados com esse pensamento conceitual.

Cozinhar leva tempo, se pretende apressar o tempo para cozinhar saiba que a comida não estará boa

Desenvolver um software leva tempo e este tempo deve ser respeitado apressar um desenvolvimento de forma negligente só tornará o software ruim e/ou problemático.

A torre de babel falhou por falha de comunicação

A comunicação durante o desenvolvimento de software é extremamente importante.

Conclusão

Existem outras coisas que pude aprender, porém, no momento foi o que consegui lembrar. Caso você tenha interesse pelos desafios que existem em gerenciamento de desenvolvimento de software, esta é uma boa leitura.

Alt

Discussion (0)

Forem Open with the Forem app