DEV Community

Cover image for Entenda Blockchain com bolinhas de gude
Fernando Silva
Fernando Silva

Posted on

Entenda Blockchain com bolinhas de gude

Neste post explico o que é blockchain usando um exemplo lúdico.

Direto e reto! Vamos lá!

Caça ao tesouro com bolinha de gude

Imagine que você está jogando um jogo de esconder bolinhas de gude. Elas são tesouros!

O número de bolinhas é limitado, então quanto mais pessoas jogam, mais difícil é achar as bolinhas.

Cada jogador tem uma planilha virtual no seu celular marcando pontos de todos jogadores.

Quando alguém acha uma bolinha, ela leva para um juiz e resolve uma equação matemática. (Hmm...)

Se ela conseguir resolver a equação, ela ganha 1 ponto da cor da bolinha. O juiz sincroniza esse ponto entre todos os jogadores na planilha de cada um.

Se alguém tentar mudar os dados, outros jogadores notariam e rejeitariam essa alteração. (Somente o juiz pode sincronizar entre todos)

Isso garante a segurança e integridade dos dados no jogo!

Além disso, quanto mais pessoas jogam, mais estável é o jogo, e mais confiáveis são os dados.

Explicando o jogo

Blockchain é uma tecnologia que registra transações. Ela armazena e compartilha informações entre vários usuários. Cada blockchain permite salvar transações de moedas ou outras informações. Segue algumas comparações:

Blockchain = Cada Blockchain é um jogo de caça ao tesouro
Blocos = Planilhas sincronizadas
Mineradores = Jogadores
Juiz = Blockchain
Bolinhas de Gude = Cripto moeda

Diferente de bancos que todas as transações passam por um único ponto a blockchain faz isso de forma descentralizada, sem a necessidade de um intermediário.

Os mineradores usam computadores para validar as transações resolvendo contas matemáticas complexas geradas pela blockchain. Quando resolvidas elas são adicionadas aos blocos.

Quando um minerador adiciona um novo bloco à cadeia, ele é *recompensado * com uma quantidade específica de criptomoeda, como o Bitcoin.

A criptomoeda é limitada como um recurso, com um número máximo que pode ser gerado. Isso garante sua escassez e aumenta seu valor. Quanto mais pessoas mineram, mais difícil se torna minerar, garantindo assim que o número máximo não seja alcançado facilmente.

Assim, a mineração na blockchain é um processo seguro e confiável que garante a legitimidade das transações e a escassez das moedas digitais!

Quais são os benefícios da blockchain?

• Segurança: A blockchain é extremamente segura, pois os dados são criptografados e vinculados ao bloco anterior. Isso significa que, se alguém tentar alterar os dados em um bloco, outros usuários notariam e rejeitariam essa alteração.

• Transparência: A blockchain é totalmente transparente, pois todas as transações são registradas e visíveis para todos os usuários.

• Descentralização: A blockchain não depende de um único servidor central, pois os dados são armazenados em vários computadores. Isso significa que, se um computador falhar, os dados ainda estarão seguros.

Conclusão

Logo podemos entender que a blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite que transações sejam registradas de forma segura, confiável e transparente. Oferece vários benefícios, como segurança, transparência, descentralização, velocidade e custo. É uma tecnologia revolucionária que está mudando a forma como as pessoas realizam transações.

Agradecimentos

Obrigado a minha mãe Joana Jorge por me fazer essa pergunta e inspirar a criação desse post! E meu primo Vinicius Munhoz e vizinho Rafael Bizão pela revisão.

Top comments (0)