Introdução
Todos nós já nos deparamos em uma certa situação: Ter que conciliar a vida profissional com os estudos, faculdade, provas etc...
E quando nos encontramos nessa situação não há outro caminho a não ser estabelecer prioridades, abdicar de algo para priorizar os estudos ou trabalho naquele momento.
Mas o que não paramos para pensar é que existem muitos métodos de estudo que podem nos ajudar a continuar indo bem nos estudos enquanto priorizamos outra área da nossa vida.
O aprendizado em camadas é para ser usado quando temos pouco tempo para dominar algum assunto. Alguns estudos indicam que podemos passar em uma prova sabendo de 20% dos tópicos mais importantes, e tirar uma nota excelente sabendo de 80% dos tópicos com os detalhes.
Aprendendo em camadas
O nosso aprendizado é composto por camadas e estruturas, assim como uma casa. Primeiro fazemos o esboço do projeto, levantamos a estrutura e depois focamos nos detalhes. Nosso cérebro aprende da mesma maneira, essas camadas são dividas em três:
- Camada 1: Conceitos
- Camada 2: Explicação
- Camada 3: Detalhes
A diferença entres as camadas 2 e 3 é que a segunda ajuda a compreender a primeira camada. Já a camada 3 seria um complemento específico ao aprendizado, é o que se colocaria na parte de trás de um flashcard.
Passos para aprender em camadas
- Começar com uma lista de palavras chave.
- Categorizar as palavras chaves nas camadas.
- Focar nos conceitos -> depois os detalhes importantes -> detalhes menos importantes.
Na prática
- Faça uma lista dos tópicos da matéria/capítulo
- Se pergunte o que é cada tópico e os categorize nas camadas
- faça um mapa mental desses tópicos
- Estude de acordo com a prioridade
Top comments (0)