Há uma grande probabilidade de você já ter visto, escutado ou lido este termo em algum lugar, principalmente nas comunidades de tecnologia e outros eventos. Às vezes usam o termo contraído como "CFP", "C4P" ou "Call4Papers". Devido a pronúncia do 4, em inglês, ser muito parecida com a palavra "for", do termo original, acabam usando nas contrações. Alguns eventos até chamam, por uma tradução livre, como "Chamada para Atividades" ou "Chamada para Palestras".
A expressão pode soar estranha para quem não está acostumade. Você já abriu um formulário de inscrição de call for papers para ver o que pedem, só por curiosidade? De repente, uma organização está pedindo informações sobre você e sobre um tal material a ser apresentado. O que está acontecendo?
Calma. Antes de mais nada, vamos entender o que isso significa, por que existe e como participar de um. Bora lá? Vai anotando aí e qualquer dúvida, manda ali nos comentários para nos ajudarmos.
O que é Call for Papers?
Normalmente, quando um evento começa a ser organizado, seja dentro das comunidades de tecnologia ou até eventos maiores com empresas envolvidas, é aberto o famoso "call for papers". E por que fazem isso? Porque, simplesmente, querem receber propostas de pessoas que gostariam de palestrar, querem conhecer essas pessoas e qual é a propriedade que elas tem de falar sobre o conteúdo pretendido e como isso será feito.
Muitas pessoas tem vontade de palestrar em algum evento ou comunidade que elas admiram ou acompanham, mas não sabem exatamente por onde começar. E enviar essa proposta pode ser um grande passo para isso acontecer de verdade.
Quais são os tipos de Call for Papers?
Existem propostas que vão te pedir para apresentar um resumo de um conteúdo e um tema sobre o qual você pretende palestrar. Mas também existem eventos que podem te dar a chance de enviar uma proposta de outros tipos de atividade, como: roda de conversa, painel de discussão, workshops, entre outros. Isso pode variar bastante com os objetivos e a agenda de cada um dos eventos.
Onde eu encontro Call for Papers para me inscrever?
Isso depende muito mais de você acompanhar as comunidades e eventos de tecnologia. Muitos deles abrem com bastante tempo de antecedência, outros são mais próximos. E, aos poucos, você vai se acostumando com eventos que são anuais e quando eles acontecem.
Infelizmente não conheço nenhum lugar que centralize Call for Papers. Então deixo como sugestão você seguir as redes sociais de algumas comunidades e demais eventos, assim você ficará sabendo quando poderá enviar suas propostas.
Que tipo de informação preciso mandar num Call for Papers?
Isso também depende um pouco de cada evento. Mas, de maneira geral, normalmente vão solicitar que fale um pouco sobre você (o que chamamos de "bio" ou "mini bio"), conte sua história e suas experiências e talvez te peçam algumas redes sociais. Também podem pedir que descreva o que pretende abordar na sua palestra e um título para ela. É legal que o título seja chamativo, mas é importante que sua descrição seja verdadeira e resumida. Na maioria das vezes, são nessas duas informações que você mais "vende seu peixe" de pessoa palestrante.
Uma dica super importante é você ter algum lugar para guardar essas informações de envio de proposta de palestra, principalmente se você está mandando para vários eventos (o que é bem normal acontecer). Como um repositório privado no seu github, notion, ou qualquer outra forma que te ajude a organizar isso. Assim você não esquece e não se perde no que foi enviado e no que ainda está aguardando retorno.
Inclusive, você pode mandar a mesma proposta para vários lugares. Bota essa palestra pra jogo e bora compartilhar!
Quem pode mandar proposta de palestra?
Todes. Literalmente. Mesmo que você seja uma pessoa que está dando seus primeiros passos na área ou que você já tenha experiência. Todes podem compartilhar conhecimento, principalmente porque cada pessoa tem seu jeito de explicar e expor um conteúdo. Eu posso apostar contigo que se você, que está lendo esse artigo, e eu, fossemos fazer uma palestra sobre um mesmo assunto, cada um de nós apresentaria de um jeito diferente. E tá tudo bem. Isso só ressalta o quanto é bom convivermos com a comunidade e vermos conteúdos de diferentes pessoas. Isso só enriquece o compartilhamento.
Mandei minha proposta de palestra e ela não foi aceita. E agora?
Tudo bem. Isso acontece. Vários nãos podem chegar por motivos diferentes. O que importa é você continuar sempre tentando melhorar, pedir feedbacks para amigues da comunidade, pessoas com as quais você trabalha e para quem mais você confiar. Só não desiste, tá? Eu já tive palestras recusadas. E conheço diversas pessoas excelentes no que fazem que também tiveram suas palestras recusadas. Mas isso não diminui nada da profissional que elas são.
Ih, mas aceitaram minha palestra, e agora?
Agora, aproveita o tempo que você tem para montar a apresentação, praticar, estudar sobre o assunto que vai abordar e respirar fundo. Vai dar tudo certo. Inclusive, quero deixar aqui, o repositório com materiais de palestras que aconteceram em um evento da Feministech em fevereiro de 2022 sobre como palestrar. Tivemos a presença de duas pessoas incríveis que deixaram seu material compartilhado. Aproveitem as dicas clicando aqui.
Que tal agora você tentar mandar as suas propostas de palestras, hein? Se precisar de ajuda com isso, fique à vontade para me chamar, estarei à disposição.
E se você já tem feito palestras, compartilha aqui suas experiências e dicas que considera importante para quem quer mandar propostas de atividades para os eventos.
Obrigada por ler até aqui e até a próxima!
Top comments (2)
Não tinha a menor ideia do que significava o termo haha. Já fiz algumas apresentações de projetos voluntários fora da área de tecnologia, e é sempre uma experiência muito boa para o desenvolvimento pessoal.
Sempre vale a pena compartilhar conhecimento.
Pois é, sempre usam esse termo, mas nunca explicam. Aí a galera que não conhece fica sem participar por não saber o que é, achei que valeria a pena escrever sobre isso. Sim, é sempre bom compartilhar mesmo, nos faz crescer muito também! 🤩