DEV Community

Cover image for Prestigiando as estrelas das nossas comunidades com Github Star
Pachi 🪐 (she/her/ela) for Feministech

Posted on • Updated on

Prestigiando as estrelas das nossas comunidades com Github Star

Se você me segue por, já deve ter visto em algum momento comentando sobre o Github Stars né?

Então hoje vou explicar com um pouco mas de detalhe o que é o GitHub Stars e porque você deveria usar 5 minutos da sua vida indicando pessoas pra ele.

Não só isso, mas também vou te dar uma lista de sugestões, e nessa lista não vai ter NENHUM homem cishet branco :o Digo mais, nessa lista não tera nenhum homem. #meCancelem

Afinal, o que é esse tal de GitHub Stars?

Você provavelmente já ouviu falar sobre a GitHub né? A maior comunidade Dev do mundo, com mais de 50 milhões de usuários e quase 200 milhões de projetos, essa comunidade é a casa de muitos projetos Open Source..

Pois bem, elas tem um programa chamado GitHub stars, um programa que tem o objetivo de dar destaque as pessoas desenvolvedoras mais influentes do GitHub e oferece a elas uma plataforma para mostrar seu trabalho, alcançar mais pessoas e moldar o futuro do GitHub.

Para a pessoa ser considerafa para o programa, ela precisa ser nomeada pela comunidade.

Por que eu deveria nomear pessoas?

O comunidade dev é feita por pessoas que compartilham o que sabe, umas mais e outras menos, e todas nós em algum momento fomos ajudadas por alguém. Esse programa nos da a chance de agradecer as pessoas que impactaram a nossa vida e carreira de forma positiva.

Essas pessoas ganham vários beneficios e destaque, então o projeto também é uma maneira de ajudarmos a aumentar a diversidade e representividade em tech.

Atuais Stars brasileiras

imagem com foto e nome das pessoas que são github stars brasileiras

Aqui temos a lista das pessoas brasileira que atualmente são stars. Recomendo que vocês sigam o trabalhalho dessas super pessoas.

Eu vou linkar aqui o Guthub de cada uma, mas você pode entrar no site para ter acesso a outras redes sociais e uma lista de contéudos que essa pessoa já criou.

Quem indicar?

Temos 8 stars brasileira, das quais 2 são mulheres e a 2 são homens pretos. Não tenho informações se alguma delas são do grupo LGBTQIA+ (se você por uma das Stars e for do grupo, me avisa?) e como eu mencionei antes, esse programa nos da a chance de aumentar a diversidade e a representividade que temos tecnologia.

Com isso em mente, pergunte a pessoas de sua comunidade, nomeiai pessoas que você acredita que vão fazer ainda mais diferença nas nossas comunidades.

Como Indicar

Para indicar pessoas, você precisa:

  • Entrar nesse site https://stars.github.com/

  • Fazer o Login com sua conta do GitHub

  • No menu esquerdo, clicar na última opção, NOMINATE

  • Aqui você pode nomear 3 pessoas, uma de cada vez, entrando o @ delas no Github e escrevendo porque você está nomeando essa pessoa.

Depois de seguir esse passo a passo, agora é só torcer!

Eu sei que podemos votar apenas em 3, mas eles atualizam, então as vezes você pode voltar lá meses depois e nomear pessoas novas!

E as pessoas que você não indicar, você ainda pode seguir nas redes sociais a prestigiar o trabalho e as contribuições delas de outras maneiras.

Espero que esse artigo tenha te inspirado e que você nomeia mulheres maravilhosas!

Compartilha no Twitter depois que você nomear <3

Discussion (5)

Collapse
levxyca profile image
Leticia 'levxyca'

Artigo excelente 💙 correndo indicar as pessoas da lista 🥰

Collapse
pachicodes profile image
Pachi 🪐 (she/her/ela) Author

Precisamos de mais estrelinhas como você!

Collapse
morgannadev profile image
Morganna Giovanelli

Que ideia excelente de artigo, Pachi. Parabéns pela iniciativa e por trazer pessoas diversas que podem ser indicadas! Especialmente obrigada por me citar como uma das possíveis pessoas a serem indicadas também. <3

Collapse
pachicodes profile image
Pachi 🪐 (she/her/ela) Author

Gratidão <3

Collapse
leitoraincomum profile image
Fernanda Souza

Amei o post Paxixa, conhecia quase nada sobre o programa e agora tô engatinhando graças a tu e Lev que começaram a falar sobre.

Já fiz minhas indicações