DEV Community

Cover image for Formas de contribuir com as comunidades de tecnologia
Morganna for Feministech

Posted on

Formas de contribuir com as comunidades de tecnologia

Você sabia que existem diversas formas de contribuir com comunidades de tecnologia e variados formatos e tipos de produção de conteúdo?

Se você sempre teve vontade de começar, talvez acabe encontrando aqui uma forma que melhor se encaixa no que você pretende fazer, ou até mesmo o que te deixa mais confortável para contribuir.

Neste artigo, trago alguns exemplos de produção de conteúdo e alguns exemplos de plataformas que você pode utilizar para te apoiar. Mas existem muitas outras, então fique à vontade para comentar e enriquecer este conteúdo com as suas experiências.

Não precisa produzir conteúdo para ajudar a comunidade

Sabia disso? As comunidades de tecnologia não precisam apenas de produção de conteúdo. Talvez você possa ajudar tirando dúvidas das pessoas, apoiando na divulgação da própria comunidade ou dos conteúdos de quem os produz, incentivando pessoas a conhecerem a área e muito mais.

Não sinta que é uma obrigação sua criar algo. Existem pessoas que se sentem muito melhor ajudando na organização de um evento e na moderação do discord, por exemplo, que na frente fazendo palestras ou escrevendo artigos. E tudo bem. A comunidade também precisa dessas pessoas que cuidam dos bastidores.

Live coding

Você sabe o que é live coding? Aqui, neste link, vou deixar um artigo no qual falei sobre isso. Fique à vontade para conhecer mais deste assunto. Mas é uma das formas de contribuir.

E existem algumas plataformas que você pode fazer live:

Vídeos

Algumas pessoas preferem compartilhar conhecimento por vídeos editados, porque isso deixa mais confortável pela possibilidade de edição, diferente da live que tudo o que acontece, de certo e de errado, fica ali registrado para quem estiver acompanhando.

Algumas plataformas que você pode produzir e postar vídeos:

Artigos e tutoriais

Escrever também é uma ótima forma de exercitar sua comunicação e também de compartilhar algum conhecimento. E esses artigos podem ser contando uma experiência que você viveu, algum problema que você aprendeu a solucionar, alguma dica interessante, ou até mesmo em formato de tutoriais ensinando como fazer algo. São materiais bem úteis.

Existem alguns lugares que você pode postar seus artigos:

  • Dev.to;

  • Blog em plataformas como o WordPress;

  • Blogs pessoais que você pode desenvolver em alguma linguagem de programação;

  • Gist (GitHub). Já vi algumas pessoas compartilhando alguns conteúdos que envolvem código dessa forma também.

Postagens nas redes sociais

Muitas pessoas costumam também dar dicas sobre carreira e conteúdos de tecnologia compartilhando via postagens em redes sociais.

Algumas redes sociais que costumo ver o pessoal compartilhando:

Apoio em fóruns de dúvidas

Uma excelente maneira de ajudar a comunidade é tirando dúvidas quando sabemos como ajudar em alguns fóruns.

Alguns deles podem ser encontrados em:

Projetos de código aberto

Caso você prefira desenvolver, ou ajudar em documentação, uma boa opção é criar projetos de código aberto (open source) ou ajudar em projetos que já existem, mandando correções ou sugestões de melhoria pelas issues e pull requests.

Repositórios de projetos de código aberto podem ser encontrados em:

Palestras em eventos

Alguns eventos podem fazer convites diretamente para as pessoas ou então abrir call for papers para você enviar sua proposta de conteúdo para ser apresentada.

Para entender um pouco mais sobre o que é e como funciona call for papers, sugiro acompanhar este artigo que escrevi clicando neste link.

E sua palestra não precisa necessariamente ser algum assunto muito técnico ou avançado. Muitas vezes um conteúdo para pessoas iniciantes ou contando sua experiência pode ajudar muito mais. Tudo depende do objetivo do evento no qual você vai participar.

Podcast

Existem diversos formatos de podcasts que podem ser feitos, como entrevistas, contando histórias, compartilhando conhecimento, entre muitos outros.

Podcasts podem ser encontrados ou postados em diversas plataformas, seguem algumas:

E como eu reúno tudo isso?

São muitas opções e diversas plataformas disponíveis, né? Mas pode respirar fundo que também existe um lugar onde você pode reunir e organizar todos os conteúdos que você produz, caso você não esteja usando algum blog ou site pessoal.

Você já ouviu falar do Polywork? Este é o meu perfil lá: link. É um site que criar uma rede profissional na qual as pessoas podem compartilhar os destaques de tudo o que elas tem feito ou contribuído, aumentando seu networking. Você pode conhecer mais clicando aqui.

Caso queira fazer parte da rede, fique à vontade para utilizar meu link clicando aqui. Ou utilizando o código diretamente: morgannadev-wigglytuff.

E não se preocupe, o site é gratuito!


E aí, que outras formas você conhece de ajudar comunidades de tecnologia? Quais experiências você já teve? Compartilha conosco!

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.

Top comments (2)

Collapse
 
rafaelbpires profile image
Rafael B. Pires

Duas vivências mais “satélites” que curti bastante dentro desse ecossistema de comunidades:

  • tradução de conteúdo: ajuda a democratizar o conhecimento (que é mais prolífico em inglês) para as pessoas que não dominam a língua;

  • meetup's e coffeechats: uma forma de conhecer as pessoas da comunidade mais diretamente, falar sobre outros assuntos, coisas de vida, oferecer e receber apoio emocional e fortalecer as amizades.

Demorei um tempo pra começar a compreender esse turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo nas comunidades. O estranhamento inicial pra quem vem “de fora” é grande!

Adorei o artigo! Ajuda muito para um iniciante ter esse overview! Obrigado por sistematizar e compartilhar tua experiência ❤️

Collapse
 
morgannadev profile image
Morganna

Bem lembrado, Rafael, esses dois pontos também são muito válidos e muito importantes como formas de ajudar a comunidade, muito obrigada por contribuir com o conteúdo. E obrigada também pelo feedback, ele é muito importante!