Você, que está começando agora, provavelmente já recebeu a dica de alguém para fazer um Hello World
ao começar em uma linguagem de programação.
Tem uma história mística por trás dessa sugestão, de que devemos fazer isso com todas as linguagens que começamos a aprender do zero para não termos azar com ela. O problema é quando já dá errado antes mesmo de pensar em mostrar na tela essas duas palavrinhas inofensivas.
Eu sei, bate o desespero, você pensa que não nasceu para aquilo e que todo o seu sonho - ou até mesmo necessidade - de aprender programação foi por água abaixo. E quer saber como eu sei disso? Dá uma olhada nesse meu artigo de Hello World em Python. Deu tudo errado, independente do fato de eu já ter quase 7 anos de experiência como desenvolvedora.
Respira fundo que logo tudo estará sob controle novamente. A questão é como saber que deu errado e o que precisa ser corrigido. E, claro, aprendendo agora, não tem como você adivinhar, certo? Talvez com um pouco mais de experiência, você comece a desconfiar de algumas coisas, justamente porque já deu errado antes e agora, talvez - e só talvez -, você consiga criar algumas hipóteses para atuar em relação a cada uma delas.
E o que você faz antes de fazer o famoso Hello World? É possível que tenha pesquisado algum vídeo ou artigo na internet, ou até mesmo esteja seguindo uma pessoa que te ensinou, ou testando o que viu em algum livro. E qual é o problema de ter feito isso? Na realidade, nenhum problema. A questão é que muitos materiais costumam apenas ensinar o caminho feliz. E então nasce a crença de que para ser uma pessoa desenvolvedora, você tem que acertar de primeira e acertar sempre. Mas não é assim que funciona.
Calma, veja só, é importante lembrar que vídeos são editados, artigos são ajustados, livros passam por correções e pessoas não querem mostrar o erro, querem que você acerte de primeira. E não necessariamente isso vai acontecer.
Então aqui, eu inicio a campanha ESCREVA ARTIGOS QUE DÃO ERRADO. Ou vídeos. Ou livros. Ou seja lá qual for o formato do conteúdo que queiram criar.
O que quero dizer com isso? Mostre também o que pode dar errado e como corrigir. Certamente esses conteúdos não cobrirão todos os tipos de erros e tudo bem. Mas pelo menos alguns para dar um direcionamento para aquela pessoa que está começando.
Gostaria de deixar como exemplo mais um artigo que fiz sobre como começar no backend com Kotlin. Nele, eu fiz questão de registrar alguns erros que passei e como os corrigi. Primeiro, no intuito de ajudar a mim mesma que usou esse artigo como uma anotação em um caderno, para que eu me lembrasse como corrigir os problemas, caso passasse por eles novamente. Segundo, porque queria ajudar quem tivesse passado pelo mesmo problema que eu.
Te convenci? Espero que sim. Mas por fim, vamos às dicas de quando tudo dá errado no Hello World:
- Leia o erro. Parece uma dica boba, mas vai por mim, eu sei como é quando o erro acontece e ficamos com a preocupação de resolver, sem nem tentar entender o que está escrito. Ou quando ficamos apenas tentando adivinhar onde está o problema, de fato. Isso é o mais importante em qualquer parte da sua aventura como pessoa programadora, mesmo depois de passar da fase Hello World. Ler o erro é necessário porque ele pode trazer informações onde está o problema exatamente. E caso você não entenda o que o erro quer dizer, ou por estar muito genérico, ou por estar em outra língua, ou por trazer nomes que você ainda não aprendeu, copie esse erro e faça uma pesquisa. Você pode acabar encontrando alguns direcionamentos;
- Talvez você tenha instalado alguma coisa de forma incorreta. Vale reler essa parte e lembrar cada passo que você fez para notar se esqueceu alguma coisa;
- Algumas linguagens de programação precisam de máquinas virtuais para serem executadas no seu computador. Faça algumas pesquisas sobre máquina virtual com o nome da sua linguagem na frente, talvez te ajude a identificar algo. Por exemplo: a linguagem Java tem a JVM, Java Virtual Machine;
- Em alguns casos, a instalação faz ajustes automáticos de variáveis de ambiente no seu sistema operacional. E às vezes isso não é automático e talvez você tenha que configurar manualmente. Pesquise "configurar variável de ambiente" e o nome da linguagem na frente para entender se é necessário fazer algo no seu computador;
- Alguns sistemas operacionais precisam ser reiniciados quando você instala determinada ferramenta. Quem sabe não é isso que está faltando para seu Hello World funcionar? Não custa tentar;
- Caso você tenha instalado uma IDE ou editor de texto (ferramenta onde você escreve o código que será executado), talvez seja importante entender se há alguma configuração necessária para ser feita que aponte para o ponto da execução correta. Vale uma pesquisa também.
Bom, essas são algumas das dicas que posso deixar para vocês, por enquanto. Além é claro de te sugerir que você respire fundo e entenda que programar é uma aventura. Que você vai errar várias vezes, mas que vai ser incrível quando você conseguir executar o que queria. O importante é estudar e não deixar de praticar, ok?
Ah, e me ajuda a espalhar essa campanha de compartilhar conhecimento não apenas do sucesso, mas também dos erros e como solucioná-los? Obrigada!
Gostou do conteúdo? Sinta-se livre para contribuir, complementando-o com seus comentários.
Obrigada por ter lido até aqui e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.
Top comments (4)
Leia o erro! Ou pelos copie ele e jogue no google haha.
Não é raro que eu encontre pessoas com dificuldades pra resolver algum tipo de erro cuja causa está escrita claramente na mensagem de erro. Imagino que em alguns casos, isso seja porquê os erros em algumas ocasiões são mostradas em inglês e não é todo mundo que tem familiaridade com essa língua, porém muitas vezes copiar a mensagem de erro e colocar ela no google tradutor já ajuda a pessoa a entender o que está acontecendo.
E uma dica extra: embora o ChatGPT possa te ajudar com algumas questões relacionadas a código, pedir ajuda com erros de compilação pode ser uma má ideia, especialmente de acordo com a complexidade do seu projeto. Isso porque como uma inteligência artificial, o ChatGPT trabalha com padrões e quando temos múltiplas coisas que podem causar o mesmo problema, ele pode causar mais problemas do que resolver os problemas já existentes.
Ótimo artigo como sempe Morganna, e parabéns por trazer essa visão de mostrar coisas que dão errado. Isso realmente é muito importante para termos uma visão mais real do que é desenvolver software.
Muito obrigada pelos seus pontos e pelo feedback. <3
Leia o erro!! Assino em baixo. Normalmente é o que vai te ajudar a resolver o problema 😁
Sim, bem importante. E por algum motivo a gente tem esse costume de simplesmente querer resolver o problema sem nem entender o erro corretamente. kkkkkk