Eu tinha muito medo de open source. Achava que não era para mim, que eu jamais seria capaz de contribuir com projetos da comunidade. Via discussões imensas em issues e acreditava que somente "pessoas muito inteligentes" poderiam participar de iniciativas como o Hacktoberfest. E me diz, pra que pensar assim, né?
Até que em 2022, com todo o incentivo das pessoas maravilhosas da comunidade Feministech e da Caverna, dei início a minha jornada como pessoa contribuidora durante o evento Hacktoberfest daquele ano.
Explorei projetos que envolviam compartilhamento de conhecimento, documentação e código. Fiquei bastante empolgada e me senti segura de fazer isso tudo, graças a comunidade, que me deu o espaço aberto para errar e aprender.
Consegui finalizar minha participação no evento e até recebi a camiseta, que até aquele ano, ainda era enviada para quem alcançasse o objetivo de ter 4 contribuições aceitas dentro das regras do evento.
E, então, fiquei pensando em como eu poderia retribuir todo o apoio que eu havia recebido e ajudar pessoas que estavam querendo começar a contribuir com projetos de código aberto. Em 2023, aproveitei o embalo do Hacktoberfest também e criei um projeto chamado octocats da comunidade no GitHub.
Este projeto tinha o objetivo de incentivar a comunidade GitHub Open Source Community SP ou qualquer outra pessoa a participar, pela primeira vez, de um projeto open source.
E tudo o que eu ficava pensando era: vai dar certo? As pessoas vão participar? Será que vou conseguir explicar e contribuir de alguma forma?
Fui lá e criei um repositório no GitHub, adicionei um documento com orientações para contribuição, preparei alguns conteúdos sobre o assunto e fizemos uma live para demonstrar passo a passo como utilizar as ferramentas e fazer sua primeira contribuição.
Para participar do projeto, haviam etapas simples:
- criar suas versões de Octocat no site myoctocat;
- escrever sobre sua experiência fazendo parte do projeto dentro das discussions do GitHub;
- compartilhar as duas coisas para a comunidade.
Não tenho como mensurar a alegria de ver pessoas diversas participando do projeto. Foram aproximadamente 30 contribuições e boa parte delas de quem estava fazendo uma participação num projeto open source pela primeira vez.
E durante toda a duração do evento, conseguimos ajudar as pessoas a aprenderem o básico de Git, GitHub, as funcionalidades de repositórios, commits e pull requests, além da ferramenta discussions e issues.
Te convido a ver os octocats tão lindos e criativos criados pela nossa comunidade e os depoimentos de quem participou. Espero que tudo isso te incentive também a começar a fazer parte de projetos open source, caso ainda não tenha feito isso. E, caso você já tenha experiência como pessoa contribuidora ou pessoa mantenedora, que você possa ajudar quem quer dar os primeiros passos.
E tudo o que eu tenho a dizer é: muito obrigada a todas as pessoas envolvidas. Sejam aquelas que me ensinaram a não ter medo de open source, a entender que eu também posso fazer parte desse universo, mas principalmente às pessoas que participaram do projeto e com quem eu pude compartilhar e aprender ainda mais sobre tudo o que estudamos juntes.
Top comments (4)
Muito feliz em ler esse artigo 🫂 parabéns por tudo que você faz na comunidade morgs <3
Só consegui fazer porque vocês me ajudaram antes. Com certeza tem a mão de vocês nisso tudo. Obrigada pelo apoio de sempre! <3
Ainda vou participais mais de projetos open-source e ler esse texto me incentivou mais a isso, obrigado por isso. Morgs ❤️
Fico bem feliz com esse comentário. E se precisar de ajuda, só chamar que a gente dá um jeito! Valeu demais!