DEV Community

Fabrizio Ferrari
Fabrizio Ferrari

Posted on

Uso de Triggers em Banco de Dados

Fabrizio Ferrari – 166685
Luís Felipe – 165601

Definição

Dentro do conceito de banco de dados, os denominados “Triggers” os processos que são disparados em uma tradução literal, executando linhas de código, podendo conter atualizações, inserções e exclusão de dados de uma tabela, por exemplo. Dessa forma ele permite que automaticamente ele execute ações premeditadas quando os requerimentos para um trigger acontecer, seja preenchido.
Quando eventos específicos ocorrem em uma tabela que ele esteja associado, ele irá conclusivamente executar suas ações, podendo garantir de grande forma a consistência e integridade de dados, poupando diversos processos de inserção manual de ordens para manipulação de tabelas.

Sintaxe

Para criar um Trigger existem diversas variações, mas sempre com um padrão parecido. Geralmente definimos um evento de DML no disparo

Image description

Analisando mais a fundo esse exemplo nosso de Trigger, ele está impedindo que o saldo da conta bancária seja mudado para negativo. Também é bom ter cautela ao usar Triggers, pois ao mesmo tempo que eles podem ser muito bons no controle e facilitadores, eles podem afetar o desempenho de um banco de dados se mal utilizado. É com esse gancho que entramos na parte de vantagens e desvantagens.
Vantagens e Desvantagens do Uso

Vantagens:

  • Automatização de regras negociais

  • Facilitador na manutenção de dados em um DB

  • Reduz a necessidade de outras linhas de código em uma aplicação.

Desvantagens:

  • Ao realizar um diagnóstico ou manutenção de um código, ele automaticamente se torna mais complexo.

  • Pode reduzir drasticamente a performance se mal utilizado.
    Difícil de fazer uma depuração

  • Desde que bem pensado e bem arquitetado, o uso de triggers sem dúvidas é um ótimo facilitador, trazendo sem dúvidas mais vantagens do que desvantagens.

Exemplos de aplicações no mercado

Em geral o uso de Triggers é bem abrangente, mas seguindo o exemplo de sintaxe anterior, um bom exemplo é em sistemas bancários, validando e evitando fraudes, já que ele está mantendo valores, ou até mesmo se uma transação for feita de um lugar ou horário incomum, bloqueá-la. Um outro bom exemplo pode ser uma loja on-line, manipulando o estoque da loja, sem que precise de alguém o tempo inteiro intervindo no processo, caso um produto se esgote em breve.

Conclusão

Triggers quando estudados, arquitetados e bem aplicados em um banco de dados, sem dúvidas auxiliará no processo, pois poupará muito a inserção manual de códigos, se provando extremamente úteis em diversas ocasiões.

Top comments (0)