DEV Community

loading...
Cover image for Azure Cloud Shell ☁🐚 | Windows Terminal | Visual Studio Code

Azure Cloud Shell ☁🐚 | Windows Terminal | Visual Studio Code

ewertonjordao profile image Ewerton Jordão ・2 min read

Interagindo de outras formas com o Azure Cloud Shell.

E ae, pessoal, beleza? Trazendo algumas formas de interagir com o Azure Cloud Shell, neste artigo vou conectar no cloud shell com o Windows Terminal e com o Visual Studio Code, afinal posso usar minha máquina Linux(Sim o Cloud Shell é um Ubuntu por debaixo dos panos)para testar alguma aplicação, executar testes de disponibilidade de serviços, administrar serviços, criar novos serviços, enfim, o que sua imaginação permitir.

Azure Cloud Shell e Windows Terminal

O Windows Terminal está disponível na Microsoft Store, oferece suporte a GPU, ou seja, consegue interpretar emojis, etc... Te dá possibilidade de conectar em aplicações de linha de comando ou shells (Command Prompt, PowerShell, Cmder) isso com o intuito de ganhar produtividade. Para os amantes da linha de comando assim como eu, é uma ótima solução. 😁

Obs: O Windows Terminal está em preview e para utilizá-lo é necessário ter o Windows 10 na versão 1903.

Atalho ctrl+shift+6 para acessar o Cloud Shell através do Windows Terminal

Alt Text

Alt Text

Alt Text

Azure Cloud Shell e Visual Studio Code

No Visual Studio é bem simples utilizar o Azure Cloud Shell, se você já utiliza a extensão Azure Account, você já está habilitado a utilizar no Visual Studio code, se não, é bem fácil instalar.

  1. Selecione o menu de Extensões na barra lateral esquerda ou (ctrl+shift+x).
  2. Pesquise por Azure Account.
  3. Clique em instalar.
  4. Após a instalação é necessário se autenticar no Azure (ctrl+shift+p) digite Azure: Sign In
  5. Para iniciar o console vamos utilizar o mesmo atalho (ctrl+shift+p) porém vamos executar outro comando, temos duas opções para interagir no Cloud Shell Bash ou PowerShell, Azure: Open Bash in Cloud Shell ou Azure: Open PowerShell in Cloud Shell.

Vou escolher PowerShell, mas se você tem mais intimidade com o Bash fique a vontade para escolher a que lhe agrada mais, no caso do Bash para interagir com os recursos do Azure será através do Az Cli, já com o PowerShell posso utilizar o Módulo Az ou o Az Cli.

Acessando o azure cloud shell via Visual Studio Code e teste do Azure Cli

Acessando o azure cloud shell via Visual Studio Code e teste com o Modulo Az do PowerShell

É isso pessoal, demonstrei duas formas de interagir com seus recursos no Azure, são passos bem simples para interagir com linha de comando através do Cloud Shell, que no dia a dia fazem total diferença na produtividade, seja de um Administrador ou Desenvolvedor.

Discussion (0)

Forem Open with the Forem app