DEV Community

Cover image for Keynote Speakers da Elixir Fortaleza Conf 2023
Elixir em Foco
Elixir em Foco

Posted on

Keynote Speakers da Elixir Fortaleza Conf 2023

A Elixir Fortaleza Conf 2023 é uma conferência do ecossistema de Erlang, feita por Elixir em Foco, Elug CE, DAINF e PPGCA da UTFPR, Departamento de Computação da UFC e UFC Virtual.

Este é um evento da comunidade Elixir.

Inscreva-se na Elixir Fortaleza em https://elixiremfoco.github.io/elixirfortaleza/.

Abaixo nossos Keynote Speakers, em ordem alfabética:

Carla Bezerra

Refatoração de code smells e seu impacto na qualidade do software

Palestrante: Carla Bezerra

Resumo: Code smells são estruturas que podem trazer prejuízos para a qualidade e manutenibilidade do código. Diferente de um bug ou defeito no código fonte de um sistema, a presença de code smells não significa a presença de defeitos no software. Refatoração é uma prática comum usada por desenvolvedores para eliminar code smells e suas coocorrências. A refatoração auxilia o código ser mais fácil de ser entendido e modificado através da eliminação de possíveis problemas. Mas será que a refatoração desses code smells tem realmente um impacto positivo na qualidade do software? Nessa palestra iremos responder a esta pergunta com estudos recentes na área e o real impacto da remoção dessas anomalias no código do software.

Bio: Carla Bezerra é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Quixadá, desde 2010. Ela recebeu seu doutorado. Graduada em Ciência da Computação pela UFC, em 2016. Trabalhou na indústria de software durante 6 anos. Ela é a líder do LEAN, um Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software da UFC - Campus Quixadá e membro do programa de mestrado PCOMP. Seus interesses de pesquisa são qualidade de software, evolução e manutenção de software, engenharia de software experimental, sistemas auto-adaptativos e linha de produtos de software.

https://www.quixada.ufc.br/docente/carla-ilane-moreira-bezerra/

Charlotte Oliveira

Elixir como linguagem da web do futuro

Palestrante: Charlotte Oliveira

Resumo: A tecnologia evolui rapidamente e, com isso, traz novas oportunidades e desafios.
A internet é um pilar central de tudo o que o futuro trará, e com isso nos deparamos com preocupações que não tínhamos anteriormente: "Controle de concorrência", "Respostas em tempo hábil", "Processamento em segundo plano", "Escalabilidade", "Degradação graciosa", "Iteração constante" etc.
Esta apresentação tem o propósito de expor as características da linguagem Elixir e de sua máquina virtual que a tornam talvez a linguagem mais adequada para lidar com esses desafios, além de servir como modelo a ser seguido no desenvolvimento de linguagens e ambientes de desenvolvimento para o futuro.

Bio: Charlotte começou a programar pois, durante sua infância e adolescência, viu na internet (especialmente nos jogos online) uma porta de acesso às pessoas e ao conhecimento e, maravilhada com tudo isso, quis também ter o poder de criar tudo o que imaginasse. Desde 2014 trabalhando profissionalmente com programação, em 2016 começa a participar ativamente da comunidade Elixir brasileira, ajudando a organizar eventos focados na inclusão de minorias e na disseminação da linguagem. É hoje especialista no ambiente BEAM (que suporta as linguagens Erlang e Elixir) e começando a explorar as áreas de Game Design e Teoria de Linguagens de Programação.

https://twitter.com/umamaistempo

Francisco Heron

Fundamentos e Técnicas de Paralelização de Programas com Exemplos em Erlang e Elixir

Palestrante: Francisco Heron de Carvalho Júnior

Resumo: Embora Erlang e Elixir não sejam linguagens voltadas ao domínio das aplicações de Computação de Alto Desempenho (HPC), o conhecimento de técnicas de paralelização de programas típicos desse domínio é um conhecimento importante para construir programas escritos nessas linguagens, que possuem a programação concorrente como uma de suas característica mais destacadas. Tais técnicas, ainda que as mais básicas, oferecem meios seguros e validados para o uso eficiente dos recursos de processamento paralelo disponíveis, tais como múltiplos processadores, múltiplos núcleos de processamento de um ou mais processadores e nós de processamento de um cluster. Nessa palestra, serão apresentados os fundamentos e principais técnicas da paralelização de programas, exemplificados com códigos nas linguagens Erlang e Elixir.

Bio: Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, onde é membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (MDCC). Possui Doutorado em Ciễncia da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, desde o ano de 2003. Pesquisador na interseção das áreas de Linguagens de Programação e Computação de Alto Desempenho (HPC), com contribuições em desenvolvimento baseado em componentes para aplicações do domínio HPC, modelos de serviços de HPC em nuvens e computação heterogênea.

https://br.linkedin.com/in/francisco-heron-de-carvalho-junior-6bb58949

Marlus Saraiva

Usando Scoped CSS em componentes Phoenix/Surface para melhor manutenção e performance

Palestrante: Marlus Saraiva

Resumo: Aprenda o que é Scoped CSS e como aplicar este conceito em aplicações Phoenix/Surface para melhorar a manutenção do código e otimizar ao máximo o diff-tracker do Liveview.

Bio: Marlus é um Engenheiro de Software com mais de 20 anos de experiência na construção de sistemas e na liderança de equipes para entregar produtos em diferentes domínios e tecnologias. Seu trabalho abrange desde sistemas financeiros e contábeis de grandes empresas até ferramentas de código aberto populares. Ele é o criador do Broadway, do ElixirSense e do Surface.

https://www.linkedin.com/in/marlus-saraiva-08572322/

Pedro Castilho

O runtime Erlang e como torná-lo seu amigo

Palestrante: Pedro Castilho

Resumo: Como o Elixir é uma linguagem de nível bastante abstrato, é bem fácil não ter noção concreta de como seu código realmente executa. Nesta apresentação, iremos discutir aspectos de baixo nível do runtime Erlang, como eles afetam a execução do seu código, e como fazer uso desse conhecimento para melhorar o código que você entrega em Elixir.

Bio: Pedro Castilho desenvolve software há cerca de 14 anos. Nesse tempo, já trabalhou com todo tipo de sistema, desde compiladores, passando por maquinetas de cartão, até barcos robôs. Conheceu o Elixir ainda em 2016 e se apaixonou desde então. Atualmente atua como CTO da Cumbuca e promove o uso do Elixir na comunidade desenvolvedora brasileira.

https://twitter.com/coproduto

Top comments (0)