DEV Community

loading...
Cover image for Linguagem Egua - Versão 1.1.0
Linguagem Egua

Linguagem Egua - Versão 1.1.0

lucaspompeun profile image Lucas Pompeu ・3 min read

Olá, pessoal. Tudo certo? Aqui é o Lucas e estou passando aqui pra falar sobre a versão 1.1.0 da linguagem egua que já está no ar e cheio de novidades sensacionais pra você.🦄

📚 Usando bibliotecas na linguagem egua

Antes dessa versão não era possível usar nenhuma biblioteca na IDEgua, somente com o egua na linha de comando, o que causava um baita problema pra todo mundo, já que a intenção da linguagem não é funcionar localmente, mas sim via navegador. Mas fica tranquilo, a gente resolveu isso nessa versão e agora tudo fica melhor. Ainda não temos uma vasta gama de bibliotecas, mas logo teremos. Você pode encontrar tudo na documentação da linguagem. Hoje temos as bibliotecas eguamat e a tempo.
Para importar é simples:

var nome_variavel = importar("nome_biblioteca_importada");
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Simples, depois disso é só usar. Aqui vai um exemplo de como importar e usar a biblioteca eguamat:

var matematica= importar("eguamat");

escreva(matematica.pi); //Saída: 3.141592653589793
escreva(matematica.sen(90)); //Saída: 0.8939966636005579
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

✍ Novos exemplos de código na IDEgua

Incluímos também novos exemplos de código na IDEgua pra facilitar visualizar e entender na prática algumas aplicações do egua.
Nós incluímos:

  • Algoritmo MergeSort
  • Bháskara
  • Sequência de Fibonnaci
  • Algoritmo de neurônio artificial Perceptron
  • Algoritmo de Fila Estática

💯 Disponibilidade de 99,99% do egua

Há uma grande chance de você já ter tentado acessar o egua e ele estar fora, seja o site principal, a documentação ou a IDEgua. Entretanto nós corrigimos isso e desde o dia 17/08/2020 estamos com novos servidores e toda uma infraestrutura mais moderna e robusta para atender a todos e garantindo estar 99,99% do tempo sem apresentar nenhum problema, isso significa que nos piores momentos possíveis nossos servidores ficarão fora do ar por no máximo 8 SEGUNDOS no dia, isso dá cerca de 52 minutos no ANO, então pode ficar tranquilo que mesmo com um ano extremamente conturbado você ficará sem a gente por no máximo 52 minutos 😁.

📱 Responsividade na IDEgua

Confesso que a versão mobile demorou a sair, entretanto a comunidade pediu muito essa em eventos, palestras e discussões, então enfim trouxemos uma versão responsiva e a 1.1.0 vem com essa novidade.

📄 Mudanças na sintaxe "FACA" -> "FAZER"

Visando sempre evoluir a sintaxe da linguagem, a versão 1.1.0 vem com alterações na escrita, o antigo fluxo de repetição "FACA - ENQUANTO" agora se apresenta com "FAZER - ENQUANTO". Assim garantimos uma melhor leitura e entendimento da linguagem, além de melhorar sua legibilidade. Veja o exemplo de como fica:

//sim é escrito uma vez
fazer {
  escreva("sim");
} enquanto (falso)

// Escreve números de 0-4
var i = 0;
fazer {
  escreva(i);
  i = i + 1;
} enquanto (i < 5)
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

🎈 Função interna de ordenação

Nessa versão temos uma nova função de ordenação para ordenar listas de números em ordem crescente e lista de textos por ordem alfabética. Segue um exemplo:

//Vetor de strings
var vetorNomes = ["Lucas", "Heictor", "Julio", "Brennus", "Arleson"];
//Vetor de números
var vetorNumeros = [1, 2, 6, 7, 3, 4];

vetorNomes = ordenar(vetorNomes);
escreva(vetorNomes);
//saída: Arleson,Brennus,Heictor,Julio,Lucas

vetorNumeros = ordenar(vetorNumeros);
escreva(vetorNumeros);
//saída: 1,2,3,4,6,7
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

🦄 Conclusão

De maneira geral essas são as principais mudanças que fizemos na linguagem. Entraremos agora em um processo de planejamento para as próximas versões. Nosso fluxo de trabalho consiste em uma entrega contínua, onde garantimos que pequenas alterações e melhorias estarão sempre entregues a você. Para ficar ciente de todas as mudanças basta ficar atento nos nossos canais oficiais de comunicação na nossa guia de comunidade, clique aqui. Ademais, não esqueça que você pode ajudar o desenvolvimento da linguagem egua financeiramente e ainda pode ganhar uma série de recompensadas, para saber mais clique aqui.

Nos vemos nas próximas notas de atualização. Valeu, pessoal. :D

Discussion (0)

pic
Editor guide