Fala pessoALL,
Tudo certinho? Espero que sim!
Bom vamos continuar nosso papo sobre uns conceitos básicos que temos trazido? Vamos!
Na primeira publicação falamos um pouco da divisão que tem no universo do desenvolvimento de software. Já na segunda publicação trouxemos o conceito de APIs, o que são e pra que servem, vimos inclusive que há tipos diferentes de APIs e esse próximo texto vai se aprofundar exatamente nos tipos,então vamos lá!
O SOAP de acordo com a Wikipédia é: "um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída." e em tradução livre seria algo como Protocolo de Acesso a Objeto Simples, que tinha sua representação por meio de arquivos XML que eram dispostos em servidores web, inicialmente de forma privada, mas com o advento da Internet este protocolo se popularizou bastante, foi tão disseminado que até hoje se encontra em servidores mundo afora, seja em ambiente produtivo ou em simuladores de APIs...
Exemplo de uma página XML que mostra a chamada de uma requisição de nome GetCDLStat que repassa ao servidor os parâmetros (year, fips e CSV) e o GetCDLStatResponse que é a resposta da requisição e dá como retorno uma URL que entrega um arquivo .CSV.
E como é que essa comunicação era feita, Rodrigo? Bom, a imagem abaixo tenta esboçar esse cenário:
No lado esquerdo temos um dado cliente o Service Requester (lembrando que cliente é quem pede algo, que solicita alguma informação, quem requisita alguma coisa). Neste exemplo temos o Service Broker, que não vamos nos aprofundar, mas está aí para fazer uma especie de validação do que está sendo requisitado e se a requisição irá encontrar seu correspondente num dado servidor. Em seguida, há o Service Provider que é o nosso servidor da informação, o provedor da informação, quem cede o dado ao requisitante, ou seja, ao cliente.
Notem que entre o cliente e o servidor há o SOAP, mas que há outro carinha aí no meio da jogada, o famigerado WSDL!
Segundo a IBM: "WSDL é uma notação XML para descrever um serviço da web. Uma definição WSDL indica a um cliente como compor uma solicitação de serviço da web e descreve a interface que é fornecida pelo provedor de serviços da web."
Trocando em miúdos, é uma representação que te mostra quais informações estão disponíveis em um dado servidor e o que é preciso - pra você como cliente - enviar como informação, para obter do servidor uma resposta satisfatória à tua requisição. É o que chamamos hoje em dia de contrato.
Bom galera, espero que tenham curtido esse conteúdo hein?
E você, já mexeu com WSDL, com SOAP, conta aqui pra gente !
Ah! Conta também o que tu acharia interessante ver por aqui, me ajuda a criar esse conteúdo que é nosso, até o próximo protocolo pessoal,valeu demais!
Top comments (0)