DEV Community

Cover image for Javascript para idiotas (como eu) - Rinha de Condicionais
Greg
Greg

Posted on

Javascript para idiotas (como eu) - Rinha de Condicionais

Não se espante com o título dessa série. Javascript para idiotas (como eu) é a minha contribuição a comunidade, que tanto me ajudou com conteúdos importantíssimos e de muita qualidade, assim como eu quero te ajudar a partir de hoje!

A linguagem de programação Javascript é majoritariamente usada no front-end. Mas isso você já deve saber. Sabe o que você poderia concordar comigo? Que a abordagem ao Javascript e linguagens de programação em geral, é feita diversas vezes de uma maneira mecânica e excessivamente direta. E isso não é algo bom? Alguns diriam que sim. Eu digo que depende do dia. Nem sempre estou no meu melhor dia ou melhor momento para fazer uma leitura pesada sobre um conteúdo minimamente difícil de entender. Esperar um alinhamento das estrelas, um evento cósmico que me faça encarar o cansaço do dia a dia, vencê-lo e triunfar sobre um conteúdo brevemente explicado e/ou muito complexo é pura viagem.

Atenção, mundo! Eu sou um idiota esforçado que PRECISA do máximo de conteúdo simplificado possível. A mecânica de encarar um esgotamento mental para entender um assunto (as vezes particularmente) complexo é um esforço jogado fora, sem razão e mal direcionado.

Portanto, comunico aos aspirantes a Dev Front-end que inicio hoje uma série de conteúdos sobre Javascript totalmente direcionada a idiotas como eu. Não tenha vergonha, assuma que você é limitado e venha aprender comigo de uma forma menos trabalhosa. Assim, quem sabe, não evoluamos melhor, mais rápido e com maior qualidade.

If e Else vs Operador Ternário


Condicionais são as afirmações que você vai usar nas suas linhas de código para tomar uma decisão a respeito de alguma coisa. Objetivamente, podemos trazer os famosos If e Else para o holofote e traduzi-los.

Assim, descobriremos que na verdade eles se chamam SE e SENÃO! Já ficou mais fácil, não?

Regra n° 1 para facilitar a vida de um idiota: descomplique o significado das coisas.
É muito lindo e correto chamar de If/Else Statement, mas fica mais simples atribuir significado a isso de uma vez, principalmente se você não entende tanto de inglês.

SE e SENÃO vão ficar de olho na situação que você definir e tomarão uma decisão sobre. Veja só:

//Definimos aqui uma variável chamada corDoSinal que é atribuído
//a um valor do tipo 'string'. Nesse caso, 'vermelho'.

var corDoSinal = 'vermelho'

//Situação

SE(corDoSinal === 'vermelho'){
// Atravesse a rua
}SENÃO {
// Não atravesse a rua
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Pronto, o SE e SENÃO estão atentos a condição imposta. Substitua nossos SE e SENÃO pelo If e Else respectivamente e você terá a estrutura correta. Agora, já sabendo o que significam. Se essa condição passada dentro parêntese for atendida, o bloco de código logo após (representado pelas chaves {}) será executado. No caso da condição não ser atendida, então vamos parar direto no SENÃO, que executará o bloco de código que está ligado a ele.

Bem antiburro, não acha? Muito bem, você acabou de aprender uma estrutura condicional no Javascript. O problema é que nós não gostamos muito do If e Else para estruturas de condições simples como essa do exemplo, onde só é necessário escolher entre duas condições. Para facilitar a vida, conheça o Ternário.

Chamamos de ternário por termos como premissa básica o uso de três elementos: uma pergunta e duas possíveis respostas!

Muito bem, vamos pegar o mesmo exemplo usado lá em cima só que agora usando o ternário. Dá uma olhada:

var corDoSinal = 'vermelho'

corDoSinal === 'vermelho' ? Atravesse a rua : Não atravesse a rua
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Aqui então temos uma pergunta seguida de duas possíveis ações que dependem da resposta ser verdadeira ou não.

A variável corDoSinal é igual a 'vermelho' ? Se sim, então faça isso : Se não, então faça aquilo

Existem mais formas de condicionar ações, mas fica para outro post. Espero que esse conteúdo tenha sido objetivo, simples e tenha te ajudado a entender o que foi proposto. Aprendi muito explicando e você também pode aprender bastante enviando isso para um amigo e contando o que você aprendeu aqui. Compartilhar conhecimento é uma ótima forma de aprender também!

Valeu, limitadinhos e limitadinhas. De Greg, o seu Dev Limitado.

Discussion (0)