Nesse pequeno artigo, vou ensinar a vocês como utilizar o servidor interno do próprio PHP para vocês testarem o projeto que estão construindo sem precisa instalar o famigerado xampp.
Para isso precisamos que vocês tenham instalado no seu computador de vocês, o famoso PHP, se caso não tenha feito isso, precisará fazer.
Para galera que usa o Windows precisa ir até no site do PHP baixar a versão thread safe e descompactar no seu C: e colocar na variável de ambiente e após isso você abra seu prompt de comando e testa o comando php --version que mostra a versão do seu PHP.
Já pra quem usa o linux, principalmente pra quem usa o Ubuntu ou derivado, eu recomendo que adicione o ppa da própria linguagem, veja a seguir:
sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php
Depois vamos atualizar e instalar o php com os seguintes comandos:
sudo apt update
sudo apt install -y php
Após isso para verificar se o php foi instalado com sucesso vamos utilizar o comando php --version para checar a versão instalada.
Já com tudo instalado, já poderemos usar o servidor interndo do PHP com o seguinte comando:
php -S localhost:8000
o parâmentro -S indica que estamos chamando servidor interno, o localhost é maquina que será usada como servidor e porta 8000 é entrada para acessar a nossa página. Antes de você usaram o servidor, cria uma pasta a qual onde ficará os arquivos php, por padrão o index.php é a primeira página que o servidor tentará buscar, caso não hajá vai dar um erro incrivel uaheuhe, porém se tiver outra página com outro nome podemos acessar mesmo utilizando o /nome_da_pagina.php.
Aí está tudo configurado e pronto pra você usar e é isso! Até a próxima
Top comments (12)
Parabens pelo otimo artigo primo
Parabéns Eduardo pelo conteúdo
Muito bom primo!
Obrigado por compartilhar, primo <3
Conteúdo brabo para quem está iniciando na ferramenta.
O servidor PHP embutido ele tem um propósito e as ferramentas como Xampp, Wamp e Lamp tem outro propósito.
Quando o desenvolvedor quer apenas trabalhar com PHP e executar as funcionalidades do PHP ou visualizar coisas rápidas do PHP ou páginas estáticas HTML/CSS, apenas o servidor embutido do PHP é suficiente.
Contudo, o servidor embutido não é recomendado para desenvolvimento em produção apenas em desenvolvimento local. De acordo, com o livro PHP moderno de Josh Lockhart, página 60,
Quando usar Wamp, Xamp ou Laragon ?
Essas ferramentas já vem pré-configuradas com alguns recursos como nginx, apache, redis, mysql e entre outros, que simula o mais próximo de um ambiente em produção e desenvolvedor pode trabalhar sem a limitação que é encontrado no servidor embutido do PHP.
Portanto, eu não acho pelo fato de usar essas ferramentas (Wamp,Xampp ou Laragon) os desenvolvedores não ser evoluídos, pois cada uma tem seu propósito dentro do seu contexto.
Normalmente, os desenvolvedores usam mais o Docker para montar os seus ambientes no Linux para PHP.
Não existe o jeito certo ou errado, apenas compreender quando usar um ou outro de acordo com contexto, esse poder de decisão que acrescenta experiência ao desenvolvedor.
Uma vez que o desenvolvedor PHP, sabe que existe esse servidor PHP embutido, quando ele precisar testar algo, não precisa instalar essas ferramentas ou montar um ambiente com docker para fazer apenas um simples teste, apenas executar o comando que no artigo ensina.
Uma outra possibilidade, pode fazer testes on-line. Normalmente eu uso esse site quadno eu quero testar algo na linguagem do PHP e o bacana desse site, você tem várias versões do PHP podendo escolher ao alcance de um clique.
onlinephp.io/
Muito bom pelo conteúdo !
Recomendo usar para windows o laragon.
Parabéns pelo excelente artigo!
Bem legal! Parabéns!
Muito bom primo!