DEV Community

loading...
Cover image for Data, data everywhere!

Data, data everywhere!

ebraimcarvalho profile image Ebraim Carvalho ・2 min read

Alt Text

A cada dois anos, em média, os dados gerados dobram de tamanho. Então pensar se a arquitetura de dados é escalável é algo a ser pensado no início da construção de projeto de dados. Não levando em consideração apenas o armazenamento, mas o processamento, análise e disponibilidade desses dados para a ponta final do pipeline.

Alguns números para ilustrar:

  • Facebook recebe 600 terabytes de dados por dia
  • Youtube recebe 300 horas de vídeo por minuto
  • Google recebe 40 mil consultas de pesquisa por segundo

Segundo uma pesquisa de 2018 da Dresner, concluiu que as empresas que usam tecnologia big data saltou de 17% em 2015 para 59% em 2018. Em contra partida, o percentual das empresas que não planejam usar big data caiu de 36% em 2015 para 9% para 2018. Uma tendência que nos mostra que os desafios de big data das empresas está apenas no começo.

Alt Text

Claro que não são todas as empresas que precisarão de ferramentas de big data para tratar grandes volumes de dados, na real, a maioria delas ainda nem são orientadas por dados e não precisarão de uma arquitetura robusta em toda sua vida. Mas ao fazer essa mudança de mentalidade e começar a trabalhar com dados, criando uma cultura data driven, o que são poucos gigas hoje, rapidamente pode se transformar em terabytes em poucos anos. E ter em mente onde esse caminho pode levar, poupará esforço e recursos!

Se sua empresa ainda não é orientada por dados e quer começar a tomar melhores decisões, o segundo melhor dia para começar a construir sua "fonte da verdade" é hoje, o melhor dia foi ontem!

Afinal...

Alt Text

Discussion (0)

pic
Editor guide