DEV Community

Cover image for Pare de fazer comparações patéticas
Ebraim Sambo
Ebraim Sambo

Posted on

Pare de fazer comparações patéticas

No mundo da programação e no do desenvolvimento de softwares é normal houver comparações entre linguagens, frameworks e bibliotecas ou qualquer outra ferramenta que os desenvolvedores utilizam e gere opiniões diferentes. 

No entanto, todos nós soubemos que algumas linguagens, frameworks e bibliotecas  resolvem problemas diferentes e outras resolvem os mesmos problemas, mas com caminhos diferentes. Esse paragrafo parece anormal, mas é o que acontece neste universo!

Já algumas delas sugiram para resolver um problema, outras surgiram para resolver dois ou mais de três e outras no entanto, nasceram com o pecado da gula e tentam resolver todos os problemas, como é o caso de Python, Javascript e C# que estão tanto na web, mobile, desktop, banckend, forntend, inteligência artificial e por ai por fora.

Esse fenómeno que acontece no mundo do desenvolvimento não pode ser encarado como uma pedra no sapato para aqueles que utilizam linguagens ou ferramentas diferente, ao ponto de houver comparações e discussões que chagam a ser patética, fora do normal e que não têm cabimento ou fundamento algum.

Não pense que estas comparações absurdas surgem apenas no seio de iniciantes ou na comunidade JavaScript que é o epicentro das opiniões patéticas no mundo do desenvolvimento de softwares em relação a coisas que são diferentes. 

Eu particularmente já presenciei comparações vinda de desenvolvedores seniores e até plenos, ou pessoas de linguagens mais robustas que pelas suas experiências e talentosas que são ousaram em comparar um framework com uma biblioteca ou uma linguagem de baixo nível, com uma linguagem de nível superior.

Agora pense comigo, porque um indivíduo normal tem o desejo ou a necessidade de alegar que um framework é melhor que uma biblioteca, sabendo que são coisas absolutamente diferente e que resolvem problemas diferentes.

Se para ti, presenciar este tipo de situação não seja mais absurdo do que ouvir iniciantes a falarem que HTML é uma linguagem de programação, eu acho que tu fazes parte dos mesmos patetas que não conhecem a história por detrás dos surgimentos das tecnologias.

Eu não percebo porque as pessoas fazem comparações do gênero, como, por exemplo: comparar o React com Laravel, sabendo que o React é uma biblioteca frontend e o Laravel é um framework fullstack. Ou compararem o React com Vue e Angular  sabendo que ambos os últimos são frameworks e o primeiro é uma biblioteca.

No meu ponto de vista e acredito no de outras pessoas coerentes, seria convencional compararem frameworks fullstack com pilhas do mesmo género, ou seja evitem comparar um framework fullstack com um framework forntend ou um framework backend com frontend e vice-versa.

 
Por exemplo, seria viável compararem Laravel com Spring, Ruby on RailsDjagon ou até mesmo Next.jS que agora se declara como um framework fullstack do que compara-las com pilhas que são de categorias diferentes, ou com  bibliotecas.

Outra asneiras que mais me chocam, é as comparações entre as linguagens de programação. Como é possível uma pessoa com uma caixa craniana que por dentro dela, alberga um saco de miolos chamado cérebro, tenta comparar PHP com Python, ou a linguagem GO com Rust ou quaisquer outras linguagens que surgiram com propósitos diferentes.

Perceba que PHP é uma linguagem que nasceu na web e se ela vai morrer sim ou não, o destino dela é a web. Eu particularmente não consigo enxergar um outro destino para o PHP além deste. Porque tudo parte do princípio que quando Rasmus Lerdorf criou os seus scripts em C para criar o seu blogue pessoal em 1994 que por ventura, hoje tais scripts evoluíram para uma linguagem de programação que chamamos de  PHP, ele não estava interessado em criar uma linguagem de programação para resolver os teus problemas de interpretação das coisas, mas sim porque varias pessoas sugeriram para que ela seja uma.

Rasmus Lerdorf apenas queria criar um blogue diferente dos demais que as pessoas chegaram de admirar e posteriormente teve ajuda de dois indivíduos de nacionalidade israelense que direcionaram o PHP para ser uma linguagem de Programação.

Então será difícil o PHP ter outro rumo que não seja web, porque todas as tentativas de migrar para outros sectores foram um falhanço. Agora pense comigo novamente, porque um individuo normal que não conhece história do PHP ousa em comparara-lo com Python que é uma linguagem projetada para resolver os problemas de sintaxe ou de abstração das linguagens como C, C++ e Java que são mais robustas. Ou comparar Python com C++, sabendo que Python foi escrito com C++.

Nesse mundo desenvolvimento de softwares alguns levam as coisas com uma certa emoção, sem saber como realmente as coisas funcionam. O Facebook, o Google, a Microsoft ou certos programadores nem sempre criam projetos ou tecnologias Open Source para nós utilizarmos como brinquedos num parque de diversão, mas sim elas as vezes criam ou financiam coisas do gênero para usarem os programadores como intermédio no processo de Marketing Inverso para levar outras empresas aderirem os seus serviços, por meio dessas ferramentas. Então para de discutir nos fóruns, nos grupos e nos servidores do Discord que uma linguagem de programação, framework e biblioteca é melhor em relação aos outras, sem saber o motivo real delas existirem…

 

 

Top comments (0)