Por vezes a gente erra operando os comandos do git. Aqui relaciono algumas situações que passei e estou documentando aqui para eu me lembrar sobre o que fazer quando errar novamente. :P
Errei a mensagem do commit!
É o uso do amend. Imagina que você fez um commit e deixou um typo na mensagem. Neste caso a gente manda um novo commit indicando --amend
e indicando a nova mensagem usando -m. Estrutura do comando:
git commit --amend -m "nova mensagem"
Adicionei arquivos errados!
Aqui imaginando que você fez git add mas acabou adicionando arquivos que não deveria ter adicionado e se ligou só depois de fazer o commit. Você consegue desfazer este commit e deixar os arquivos modificados usando:
git reset --soft HEAD~1
Este --soft
é muito importante. Ele que indica que os arquivos ficam localmente modificados.
DICA/CUIDADO 1: se você usar --hard
você não só desfaz o commit como ainda volta os arquivos para o estado original. Este tipo de comando eu utilizo quando estou brincando com baby steps game em um coding dojo, e depois de passar o tempo do ciclo, todo código que não foi feito push precisa voltar para o estado original do início do ciclo.
DICA/CUIDADO 2: se ao invés de indicar HEAD~1
você identificar um ID de commit, exemplo "Commit1", o git vai voltar para este commit no seu tempo e todos os commits a frente (Commit2 e Commit3) vão se perder. Então exige bastante cuidado (e um bom motivo :P) estas voltas na linha do tempo:
Commit1 -> Commit2 -> Commit3 | main/HEAD
Quais comandos você já precisou para salvar o seu dia por aí? :P
-- Daniel Wildt
P.S.: querendo uma dica de FAQ de git? Olha por exemplo o git tower. Se tiver outros, sugere aí!
P.S.2: imagem do post disponível no flickr.
Top comments (0)