DEV Community

Elisa Drumond
Elisa Drumond

Posted on

Por que cursar ADS?

por que cursar ads cover

Eu não sei o que você leu sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas se a fonte de busca foi o blog de alguma universidade, te incentivo a esquecer. Isso porque sempre são citados diversos motivos que vão fazer você acreditar que o curso vai te levar aos tais salários desejados do mercado de tecnologia, mas isso não é necessariamente verdade.

A faculdade facilita o primeiro emprego, com a possibilidade de um estágio, mas o conhecimento exigido pelas vagas não vem dos cursos superiores. Você precisa estudar diversos conteúdos baseados em uma stack, construir um portfólio e aprimorar competências como inglês, e em alguns casos, pacote office, para cumprir os requisitos de uma boa vaga.

Mas a faculdade não é inútil, pelo contrário. Ela é uma ótima forma de saber por onde começar a estudar, conhecer sobre as diversas profissões da área e começar a pensar nas tecnologias que mais agradam.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos cursos mais procurados e serve muito bem nesse papel de te inserir na tecnologia. Ele é o que considero como generalista, porque introduz desde infraestrutura ao desenvolvimento mobile. Você não aprende a codar grandes aplicações, ou montar uma rede complexa, mas sabe por onde começar a buscar o necessário para isso.

Pensando nisso tudo, vou citar os 3 motivos, que ao meu ver, podem te convencer a considerar esse curso maravilhoso como uma boa opção.

1. É feito para quem está começando

Talvez as palavras Front e Back-end não façam sentido. E para ser sincera, você talvez nem queira desenvolver para web. Existe tanto para explorar, tantas tecnologias, mas pesquisar se torna inviável quando você não sabe o que significa cada termo. Pois bem: ADS pode ser uma boa.

A grade do curso começa com introdução a algoritmos, analisando os fluxos e cada estrutura de dados. Estudamos os principais componentes de hardware e o funcionamento da internet. Essa é a base de diversos cursos pagos que prometem ensinar a desenvolver em X tempo, a diferença aqui é o diploma. É uma graduação muito bem reconhecida que permite você se encontrar na tecnologia sem perda de tempo.

2. Introduz os principais conceitos de tecnologia

POO, Web Services, Cliente Servidor e outros conceitos que usamos no mercado de trabalho são ensinados na faculdade de uma forma técnica. Em alguns casos, há uma disciplina específica, onde você vai analisar todos os tópicos e as principais tecnologias utilizadas. Como infatizei no início, esse é apenas o começo e alguns detalhes não vão ser entendidos apenas com o estudo teórico, mas com a prática, que deve acompanhar toda a sua graduação.

3. É Tecnólogo

2,5 anos é o que você precisa para se tornar um Analista. Nesse tempo, você vai aprender diversos conceitos, estudar por outras fontes com atividades práticas, se baseando na vaga pretendida e decidir se Tecnologia é mesmo para você.

O curso é voltado para o mercado de trabalho, tem uma grade dinâmica e diversas universades ofertam. Por ser tecnólogo, com uma pesquisa rápida, é possível encontrá-lo num preço justo com um bom material.

Pois bem,

ADS é um curso muito bonito e para todos os gostos. Não precisa ser apaixonado por números, matemática e afins. Você precisa gostar de resolver problemas, pensar em soluções possíveis e estudar, para se manter atualizado. O produto que será desenvolvido precisa ser bom e seguro. Essa é a proposta.

Esse é um post piloto escrito por mim ✨❤️

Se você deseja adicionar algo, sugerir correção ou conversar sobre tecnologias e afins, pode me chamar no Instagram ou por e-mail no contato.elisadrumond@gmail.com

Discussion (0)